Apoio cultural

sexta-feira, 21 de março de 2014

Amigo de Maikon e Dimerson é procurado pela Justiça.

A morte no corpo e na alma deste jovem.
Com mandado de prisão em aberto o indivíduo Everton da Silva Santos, 19 anos, já cometeu, pelo menos dez homicídios na Bahia. O dito já confessou à autoridade policial, titular da delegacia de homicídio, que já matou duas pessoas em Salvador, dois em Itabuna, um em Eunápolis e cinco em Ilhéus. O último crime de Everton, antes de vir à Una, foi uma tentativa de latrocínio, contra o parente de um policial militar na cidade de Ilhéus, o qual atirou no pescoço da vítima, que, ainda, está hospitalizado. Há informações de que ele também foi o autor do assassinato do irmão de um PM do TOR.

O elemento esteve nesta cidade a mando raio B. As autoridades já identificaram uma predominância de raios nesta cidade de Una. O raio A tem gente no Sucupira e Casas Populares do Estádio e o raio B chefia o Marcel Ganem, Urbis e a Rua da Usina. O raio B, porém não tem logrado muito êxito nos últimos dias. Vamos aguardar o pangaio virar para o lado a A, também.

Zé Mauro já começa a mostrar que seu nome é trabalho.

Quando quer fazer, se faz.
A avenida está mais linda.
Diferente do outro secretário, que só falava em crise, o atual secretário, José Mauro Rodriguês, chegou com todo o gás e já procura os agricultores para fazerem parceria para enfrentar os problemas das estradas vicinais. Embora não seja de obrigação do município, mas a estrada que liga Una a Arataca, pela Cariua está sendo recuperada, esta estrada é estadual e, portanto, é de inteira responsabilidade do DERBA fazer a sua manutenção.

A prova de que a força de vontade é tudo, o atual secretário mandou colocar uma simples mangueira numa pá carregadeira, que passou seis meses da administração passada parada no pátio da prefeitura e mais de um ano abandonada numa área federal, pela atual administração. Sensíveis as criticas, que este outros blogs fizeram, o atual secretário já mandou sua equipe providenciar a iluminação da Avenida David Fuchs, que passou um ano apagada. Teve um secretário, já exonerado, que teve o despautério de dizer que estava apagada para fazer economia, ironizando a prefeita.

Flagrância de desrespeito às leis de trânsito.
Caminhão parado no leito da via.
Quando estávamos fazendo as fotos desta matéria, és que a prova do pandemônio no transito da cidade surgiu. Um caminhão Mecedez Benz/L 1620, cor vermelho de placa policial, JFQ-6107 (Tourus-RN)  ficou parado no centro da via por mais de 30 minutos em descarga na porta de um supermercado. Ao perceber que estava sendo fotografado o motorista retirou o caminha e parou do outro lado da via, onde também é proibido, com a presença de um ônibus no local o mesmo resolveu sair com o veículo.

Cada povo tem a igreja que merece e o prefeito que padece de vícios.

Agora pode, porque a prefeita é evangélica. E povo que ande na rua.
Com Dejair isso foi possível, porque ele é católico.
Seguindo o mau exemplo do prefeito Dejair, que contrariou uma Lei que ele mesmo sancionou, a prefeita Diane Rusciolelli, que é evangélica, permitiu a congregação da qual faz parte, a igreja assembléia, invadisse o espaço público e fizesse uma rampa no passeio. Birschner assinou o Código de Postura do município, mas, por ser católico, permitiu e determinou de servidores do município, a revelia da Lei, fizessem uma escada para a Igreja católica invadindo a rua. O principio da impessoalidade dentro da administração pública, nestes dois casos, jaz.

No caso de invasão de espaço público tornou-se um fato fora de controle da municipalidade, vez que o primeiro episódio aconteceu com um ex-vereador, que à época vereador todo poderoso, fez uma rampa no passeio do seu consultório dentário na rua JJ Seabra. Um supermercado na Av.: Getúlio Vargas colocou um transformador de energia elétrica no passeio público e as pessoas que transitam pela rua, tem de enfrentar os caminhões de carga e descarga da mesma empresa.

Ademais, a própria empresa da atual prefeita, que fica defronte a rodoviária, também não respeita o código de postura de município, e prolongou os serviços carrinho de compras da empresa para o passeio público. Fato que se repete no centro da cidade, onde está difícil estacionar nos dias atuais, pois cada dono de comercio coloca um cavalete na porta, como se o espaço fosse privativo deles. 

Arnaldão: Mesmo na desgraça, o humor deve prevalecer.

Arnaldão é o rei da ironia.
O, agora, eleitor regularizado, Arnaldo Santos Pinto publicou na sua pagina em uma rede social de que não há motivos paras as pessoas se indignarem tanto com o recadastramento biométrico. Pois segundo o dito é tudo muito fácil, senão vejamos:


"Pra quem anda criticando o recadastramento biométrico, eu não tenho nada do q reclamar, cheguei em Canes às 4h da matina, 8h peguei minha ficha, fui atendido às 16h, 18:00 cheguei em casa. Td tranquilo!!! rsrsrsrs".

Resumindo: Ele passou a madrugada, perdeu o dia de serviço, para ficar menos de 5 minutos defronte a uma máquina. É muito bom e até de mais, se não fosse trágica a situação critica vivida pelo povo de Una.

KM 26 REGIÃO DA CARIUA ESTÁ SENDO RECUPERADA‏

Por: Erlon Santos. Sem ônus ao anunciante.
A estrada tá um tapete. Aspiração do povo da zona rural.

O trabalho não para.
Os trabalhos já deram inicio e já beneficiaram cerca de 9k de estrada, com cascalhamento e patrolamento. Segundo moradores há muitos anos não havia manutenção no trecho considerado o pior, chegando ao ponto de até suspender circulação de ônibus o que prejudicou toda a comunidade. Mesmo com maquinários sucateados, chuvas fortes e constantes, o empenho da equipe de obras é que está fazendo a diferença. A prefeita Diane Rusciolelli está torcendo para que a chuva dê uma trégua para a continuidade dos serviços. 


10.300 MUDAS VÃO SER DISTRIBUÍDAS PELA PREFEITURA DE UNA AOS AGRICULTORES‏
Secretário e Agricultura.
O Secretário de Agricultura Yuje disse que o pedido das mudas foi feito a SUAF - Superintendência de Agricultura Familiar, juntamente com a Prefeita Diane Rusciolelli e a Deputada Estadual Ângela Sousa. Serão distribuídas cerca de 10.300 unidades de mudas de diversas culturas. Entre elas o de: Cacau seminal serão 6.000, açaí 2.000, jenipapo 500, pitanga 500, cajá 500, graviola 300, cupuaçu 500. A prefeitura estará informando o dia de entrega das mudas aos agricultores.

LUZ PARA TODOS CHEGOU NA REGIÃO DO CAJUEIRO EM UNA‏
Prefeita confere o serviço.
O município de Una comemora mais uma conquista. O Programa Luz Para Todos do Governo Federal, acaba de chegar. Segundo informações dos técnicos da COELBA, serão beneficiados a princípio o Cajueiro I e II na região dos lençóis. Serão 68 pontos instalados beneficiando mais de 60 famílias. 

Em agosto de 2013, a Deputada Estadual Ângela Souza e a Prefeita Diane Rusciolelli fizeram à COELBA o pedido de celeridade na execução da obra. A união de forças entre governo municipal e estadual com a Associação dos Parceleiros do Projeto Conjunto Cajueiro I resultou na liberação do Programa Luz Para Todos. 

Documentos comprovam o pedido.
No tramite de liberação, vários empecilhos causaram atrasos da obra entre elas o de pendências ambientais. Em agosto de 2013 foi realizada uma audiência pública na câmara de vereadores com todos os representantes de associações para o debate sobre o programa. Na oportunidade o diretor de energia da SEINFRA Sr. Gilson Moraes explanou as dificuldades enfrentadas para a execução do programa nas diversas regiões da cidade de Una. 

A Prefeita Diane Rusciolelli já esteve no Cajueiro I onde está sendo executada a obra. O secretário de Agricultura de Una Yuje Ozawa disse que o Programa Luz Para Todos é importante para a região, pois irá fortalecer a agricultura e elevar o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano.

CIPE-Cacaueira prende “mula” de Danilo.

Genro de Maria foi ao xilindró.
Uma guarnição da CIPE-Cacueira prendeu a poucos instantes, no bairro da Usina, o indivíduo Tiago da Silva Vieira, 19 anos. Com o elemento os caerqueanos encontraram 77 pedras de crack, 33 buchas de maconha e um revolver calibre 38, com seis cartuchos intactos.


Material apreendido.
Segundo o preso, o material foi recebido no bairro do Pontal em Ilhéus e seria entregue ao traficante de alcunha Danilo, que mora no bairro da Usina. Tiago foi autuado em flagrante pela Autoridade Policial e deve ser recambiado para o Presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus.

O dito elemento já vinha sendo monitorado por policiais militares do Terceiro Pelotão, vez que o dito é um dos genros de Maria da Pedra Grande, presa no último sábado com quase R$ 2 mil. Tiago atirou contra a guarnição e conseguiu fugir pelos fundos da casa de Maria.  (relembre aqui)

Atenção senhora prefeita. Vamos cuidar do trânsito no centro da cidade.

Transportes alternativos contrariando a Lei de Trânsito
Proposta de mudança no trânsito

Motoristas das empresas que fazem o transporte intermunicipal de passageiros e transeuntes tem se queixado dos motoristas dos transportes alternativos que estacionam os seus veículos em locais proibidos na Avenida David Fuchs.


O estacionamento em local proibido pode gerar multa, retenção do veículo e perda de ponto na habilitação do condutor. Mas, as informações são de que a prefeitura autorizou o estacionamento em local proibido, mesmo em desacordo com o projeto original da avenida que afixou placas com o sinal de proibido parar e estacionar.


Com esta desobediência, os motoristas de ônibus são obrigado a trafegar pela contra-mão de direção, gerando um verdadeiro pandemônio no centro da cidade. Uma proposta para um projeto de mudança de tráfego no centro da cidade foi encaminhado para a prefeita, pelo Una Na Mídia, porém a mesma, ainda não se manifestou sobre o dito. 

Prefeitura vai investir R$ 1.740.000,00 na aquisição de lâmpadas.

Foi publicado no Diário Oficial de ontem (20) homologação de licitação em que empresa HP materiais para construção LTDA foi a vencedora de uma licitação para fornecimento de material elétrico diversos ao município de Una. A prefeita pretende com isso dar um verdadeiro banho de luz na cidade e nos distrito de Una.

O município passa por uma série de problemas com a iluminação pública, em que há ruas na cidade com lâmpadas queimadas, inclusive na Urbis há uma rua com mais de 30 dias, conforme denuncia a este blog, e os distritos encontram-se as escuras, também.

Há informações de que a equipe que cuida da iluminação pública tem causado prejuízo ao erário público, pois quando uma lâmpada quando não acende a equipe ao invés de fazer a reposição de uma peça do kit, que é formado por lâmpada, fotocélula e reator, troca todo o conjunto. Existe um saco de material em perfeito estado no almoxarifado da Secretaria de Viação, Obras e Transportes. 

Repúdio por cadastramento biométrico

Do: tabuonline

Têm piorado bastante as condições para se fazer o cadastramento biométrico em Canavieiras, onde estão sendo atendidos também os eleitores do município de Una.
As filas estão cada vez maiores, com pessoas chegando à porta do fórum já a partir das 2 horas da madrugada. Hoje mais uma pessoa desmaiou na fila, supostamente por ter ficado sob o sol forte da manhã, em pé, por mais de 3 horas.

Anteontem, por proposta do vereador Deny Mendes, a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, Moção de Repúdio ao Tribunal Regional Eleitoral por não ter providenciado equipes itinerantes para que o cadastramento fosse feito nas vilas e povoados de Canavieiras e sobretudo de Una.

A falta dessa providência por parte do TRE, segundo avaliou o vereador Deny, está obrigando mais de 18 mil pessoas – todo o eleitorado de Una – a se deslocar para Canavieiras, onde por sua vez estão sendo atendidos os cerca de 24 mil eleitores locais.

Em Una, as críticas são ainda mais contundentes, com suas lideranças políticas indignadas com a obrigatoriedade de os eleitores do município ter que viajar cerca de 160 km, ida e volta, para fazer o cadastramento, isso se ele morar na cidade. Morando em certos povoados, como Vila Brasil, esse eleitor unense precisa se deslocar cerca de 240 km ida e volta, metade do percurso por estrada de barro.

O cadastramento biométrico começou em fins de outubro e será encerrado já a 28 deste mês. Até o momento, segundo o TRE, dos cerca de 43 mil eleitores dos dois municípios, apenas 19 mil – menos da metade - se submeteram ao cadastramento. Quem não o fizer no prazo, ficará sem direito a voto na próxima eleição, sujeito inclusive a penalidades.

Desde ontem o vereador Deny Mendes, como os demais integrantes da Câmara de Canavieiras, têm recebido parabéns pela Moção de Repúdio. Esse cadastramento, da forma irracional que está sendo feito, é um desrespeito ao cidadão, uma verdadeira afronta aos nossos foros de gente civilizada, dizia uma das mensagens encaminhada ontem à Câmara.

Leia a nota clicando aqui

Canavieiras: Policiais do PETO realizam com sucesso, mais uma operação no combate ao tráfico de drogas

Do: istoenoticia
Peto-Favela
Na manhã desta quinta-feira (20), Guarnição do PETO da 71ª CIPM – Canavieiras, durante ronda de rotina, deslocou-se, até a Favela do Mosquito, local conhecido pelo tráfico de drogas.
Os policiais ao chegarem ao local perceberam algo estranho e deram continuidade às buscas dentro do mangue, onde foram encontrados quatro barracos de madeira montados no meio do manguezal. Os barracos são construídos na finalidade de esconderijos e ponto de observação de onde os traficantes conseguem ver toda a movimentação da área e principalmente a presença da polícia.
Na operação desta quinta-feira. Os traficantes perceberem a chegada dos policiais e fugiram deixando para trás 1.400 Kg (um quilo e quatrocentos gramas), de Maconha prensada, 13 pedras de Crack, 01 balança de precisão, e várias cápsulas de munição calibre 12 deflagradas.
A área onde foram localizadas as drogas e os materiais é de difícil acesso, isto dificulta a ação da policia e facilita a fuga dos traficantes.
O material encontrado e apreendido foi entregue na Delegacia de Policia para as devidas providências.

 Peto-Favela1Peto-Favela2Peto-Favela4