Apoio cultural

quinta-feira, 7 de junho de 2012

E agora José...


Com a saída de Dejair do páreo, a situação política de Una fica quase que indefinida. Pois que o candidato de Birschner, seu atual vice-prefeito, goza de respaldo junto aos adversários políticos do prefeito e pode agregar valores, antes declarado impossível com o nome de Dejair na liderança.
Dejair tem a marca da força e do progresso na sua administração, porém não dar muito importância às questões de política-partidária. Com os olhos voltados apenas para o administrativo, o prefeito não tem muita apatia de seus adversários políticos, mesmo assim lidera as pesquisas de opinião pública.
Ao contrário do atual prefeito, o Vice Beto Careca é uma pessoa mais sensata as criticas adversárias, que segundo ele, são apenas divergentes políticos e não afeta a intimidade pessoal. Quem não se sentiu a vontade com o lançamento de Beto Careca foi o ex-prefeito Zé Pretinho, que sonhava montar um grupão para enfrentar o atual mandatário de Una.
Com a nova conjuntura política e correndo o risco de ter sua candidatura inviabilizada pela Justiça Eleitoral, Zé Pretinho fica na corda bamba, pois todos os pré-candidatos querem o seu apoio, porém ninguém teria coragem de apostar numa nova administração dele, como anda pregando, haja vista que está respondendo a vários processos na justiça civil e criminal e teve duas contas rejeitadas pelo TCM, uma delas já julgada pela Câmara e mantida a decisão pelos parlamentares. Zé Pretinho foi afastado do governo em 2008 por ordem judicial em três decisões inéditas no município.
A bem da verdade, Zé Pretinho baseia-se numa tutela antecipada que suspendeu a votação da Câmara, haja vista que o mesmo alegou cerceamento de defesa. Tutela antecipadamente não é julgamento decisório de mérito, apenas assegura provisoriamente o objeto da discussão jurídica, no caso a suspensão provisória do julgamento da Câmara.
Mas, de qualquer sorte é possível que Zé Pretinho seja candidato, mesmo que sub judice, porém deve ficar sozinho na corrida eleitoral, pois que, nem mesmo os amigos íntimos do ex-prefeito pretende tê-lo na cabeça de chapa, a exemplo do pré-candidato Capitão Carlos. Referindo-se a Diane e a Nildo, entendemos seja uma aliança quase impossível ao nome do ex-prefeito, mesmo porque o egoísmo do ex gestor, não o permitiria ficar na vice de ninguém.

Ex-prefeito Luiz Elias é pré-candidato

a vereador. É o que garante amigos íntimos do político. Luiz Elias de Souza foi prefeito de Una por dois mandatos e teve a sua administração marcada pelo desenvolvimento e as grandes construções, onde podemos citar a sede do paço municipal e o estádio de futebol, deu inicio a feira-livre, mas a obra não foi concretizada e não foi dada continuidade desde que Luiz deixou a prefeitura no ano de 1996. Luiz também implementou o serviço telefônico e de energia elétrica no município.
Centrado na sua administração, o ex-prefeito jamais teve conta rejeitada pelo TCM ou pela Câmara, ao contrario teve uma delas aprovada sem ressalvas, coisa quase impossível junto ao órgão de contas. Luiz Elias atualmente desenvolve serviços de apoio jurídicos aos menos favorecidos e tem muito prestigio junto a comunidade mais carente do município. Ele foi prefeito no período de 1978 a 1981 e de 1993 a 1996.