Apoio cultural

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Nildo Som será vice novamente? Num creio nisso!!!

Foto da rede social de Tiago de Dejair
O professor José Nildo Santos Nascimento (PSB) que declarava aos quatro cantos da cidade que seria candidato a prefeito e que desta vez não abriria mão, em hipótese alguma, parece que frustrará seu fiel eleitorado mais uma vez. O fato é que correligionários do candidato Tiago Birschner (PP) já proclamam o nome de Nildo Som na condição de vice da chapa majoritária do jovem pré-candidato.

Se não bastassem as atuais juras de amores dos amigos de Tiago de Dejair em relação à Nildo Som, o professor deve ter se empolgado numa recente pesquisa encomendada pelo deputado federal Bebeto Galvão (PSB) em que, segundo informações do Vereador Osmar Berbert (PTN), o jovem candidato aparece muito bem nos números, enquanto Nildão não tem chances de chegar ao Centro Administrativo Luiz Elias de Souza.

Embora não confirme e nem desminta a presença de Nildo em sua chapa, o pretenso candidato Tiago de Dejair anunciou em sua página numa rede social de que já conta com apoio de seis partidos. Ele agradeceu o apoio dos partidos: PSB, PSDC, PR, PTN e PTC. Algumas lideranças, a exemplo do próprio Nildo Som, os vereadores Mactha-Machta (PR), Soninha (PSB) e Man, se juntarão ao pré-candidato Professor José Jorge (PP), numa corrente para tentar eleger o filho de Dejair ao mais alto cargo executivo unense.

Acaso a proposta de Tiago seja consolidada, Nildo Som terá que explicar aos seus fiéis parceiros, alguns deles abdicaram até dos empregos na prefeitura para acompanhá-lo, o motivo da família de Dejair ter passado de uma situação ruim para a condição de excelência. Ao menos dois dos amigos mais íntimos de Nildo Som, possivelmente, não compreenderão essa brusca mudança do pré-candidato. O próprio Nildo Som se queixava de perseguição quando Dejair esteve prefeito do município, durante os anos de 2009 a 2012. 

O retrato que se tira desse momento conturbado politicamente é se que para alcançar o poder é muito mais fácil transformar um inimigo em amigo e ganhar o poder, do que perder o poder com o amigo. É o poder pelo poder! E Viva a democracia!!

Veja as escritas de Tiago de Dejair: “ Dia muito produtivo ontem! Tive a felicidade de receber o apoio dos partidos PSB, PSDC, PR, PTN e PTC à nossa pré candidatura. Na certeza de que essas pessoas irão contribuir ainda mais com o nosso projeto, me coloco à disposição de todos. Sejam bem vindos!!!!!! Um especial agradecimento ao amigo José Nildo (Nildo Som) pela demonstração de confiança.Durante a noite fizemos um bate papo com a comunidade de Comandatuba, onde discutimos soluções para esse importante distrito de nossa cidade. Excelente dia a todos!!!

Fiquem com Deus!

Quarenta e quatro servidores lançaram direito ao afastamento eleitoral.


PRÉ-CANDIDADO 2016
2012
PRÉ-CANDIDADO 2016
2012
ALEX OLIVEIRAS GUEDES
LUCIANO DE MELO RAMOS
ALEX SANDRO RAMOS SANTOS
MARIA LUCIA PASCOAL DE SOUZA SANTOS
168
ALEXANDRE BARROS DE MIRANDA
NERIVAN NASCIMENTO TRINDADE,
0
CÂNDIDA DE OLIVEIRA CHAVES MATTOS
45
OSVANILDO DE SOUZA PAIXÃO
CARLA BEZERRA TUYUTY DA COSTA LEITE
4
RAILTON SILVA OLIVEIRA JUNIOR
CÉLIA SOUZA DOS SANTOS
REGINALDO SANTOS DE OLIVEIRA
CLAUDIONOR MOREIRA SANTOS
RENILZE JESUS DOS ANJOS
EDENILSON TRINDADE
RITA DE CÁSSIA PARADA COST
FÁBIO BATISTA DA SILVA
ROBSON BARBOSA ALVES SOUZA
FÁBIO SANTOS FONSECA
255
ROMUALDO CARDOSO DO NASCIMENTO
305
GEFFERSON DOS SANTOS DE JESUS
RONALDO BATISTA DE OLIVEIRA
GIDEON CLARINDO DOS SANTOS
219
RONALDO DA PAIXÃO DUARTE
67
JACKLINE NERY DE OLIVEIRA
ROSILANE MACIEL DA SILVA
JAIRO HENS DOS SANTOS
ROSIMARIA MOTA DE BRITO
113
JANE SANTOS DE ASSIS
SAMUEL DA SILVA LIMA
JOELDES SANTOS SILVA
229
SANDRA DA CUNHA BARBALHO SANTOS
JOSÉ DÁSIO ANDRADE DUARTE
SARA FRANCINEIA FREIRE DE SOUZA SANTOS
JOSÉ FARIAS GOMES
150
SÔNIA ANGÉLICA DIAS GUSMÃO SANTOS
255
JOSÉ JORGE DOS SANTOS
284
VANDILÉA ALVES DA SILVA
JOSÉ NILSON SANTOS MONTEIRO
VERA LÚCIA CORREIA DOS SANTOS
JOSÉ ROBERTO DE ALMEIDA
3281
WELLINGTON LUIZ SENA DE MESQUITA
LUCINEIA SANTOS MOTA
10
WILIA MENDONÇA DANTAS DUARTE
Os quadros sem preenchimento é por que o afastado não foi candidato em 2012





















Os servidores públicos de Una abdicaram de suas funções com o intuito de se tornarem candidato a cargo eletivo neste ano (confira aqui). Dentre eles, podem ser encontrados dois vereadores eleitos e dois ex-vereadores e um ex-vice-prefeito. A licença é um direito com base na Lei Complementar 64/90. 

Mesmo com a reforma política que encurtou o prazo das convenções, registro eleitoral e a campanha para 45 (quarenta e cinco) dias, o prazo de descompatibilização não foi afetado e a administração é obrigada a afastar o servidor das atividades de forma remunerada. 

O espírito da legislação eleitoral é para que o servidor não utilize de suas funções públicas para angariar votos, porém o efeito tem sido utilizado de forma contrária. Há servidores que aproveitam o álibi da licença para se afastar do serviço público sem perder os vencimentos, mão na pratica não pedem votos e nem se declaram candidatos. Existe exemplos de candidato que nas eleições passadas teve 0 (zero) voto, ou seja, nem ele votou nele. Não há previsão na lei que puna essa conduta imoral do servidor. 

Os servidores afastados, segundo os decretos municipais, deverão apresentar no Departamento de Pessoal da Prefeitura a Ata da Convenção com a indicação de seu nome para concorrer a cargo eletivo nas eleições municipais deste ano até o dia 16 de agosto de 2016, sob pena de revogação da presente Licença e as responsabilidades administrativas e judiciais cabíveis.

Una perdeu 21,50% do eleitorado nos últimos quatro anos

Conforme dados colhidos no Tribunal Superior Eleitoral – TSE, o município de Una conta atualmente com 14.808 eleitores. Isso representa uma perda de 4.055 eleitores em relação às eleições de 2012. Nas eleições de 2014, o município contava com apenas 12.195 eleitores, um crescimento de 21.43%, em relação àquele período. A zona eleitoral unense representa 0,14% do eleitorado baiano.

Os números revelam que as mulheres representam 50,23% dos eleitores do município e que 10.919 cadastrados na Justiça Eleitoral não concluíram o ensino médio, um percentual de alarmante de 73,74% do público votante. 9,8% declararam ao TSE que não sabem ler e nem escrever e 2.333 eleitores disseram que lêem e escrevem, mas jamais estiveram na escola.

Os candidatos ao cargo de prefeito e vereador devem sustentar seu plano de campanha para o convencimento ao público na faixa etária compreendida entre 25 e 59 anos, o que representa 64,31% dos eleitores. O público abaixo de 18 anos conta com 553 eleitores e o grupo acima de 70 anos com 965 votantes. 2.226 pessoas aptas a votar concentram-se entre as idades de 18 a 24 anos. 

Com base nos dados das últimas eleições locais e nos números atuais apresentados pelo TSE é possível prevê que os candidatos, na possibilidade de lançamento de quatro candidaturas isoladas ao cargo de prefeito, precisam trabalhar para alcançarem a marca aproximada de 2.800 votos. Enquanto os vereadores devem concentrar sua candidatura em grupos políticos que lhe assegure no mínimo 1.300 votos, este que seria o quociente eleitoral.

O quociente é um cálculo patrocinado pela legislação eleitoral em que o número de votos válidos são divididos pelo número de cadeiras da Casa Legislativa (Ex. Una, 14.808 eleitores/11 cadeiras =1346,2 “quociente eleitoral”). O grupo que não alcançar esse número não elege parlamentar. Os que alcançarem o quociente elegerão pela média os mais votados do grupo e os demais terão o cálculo contabilizando pela sobra dos votos do maior para o menor, de forma proporcional. Essa praxe, criticada por alguns, assegura a participação igualitária dos partidos pequenos, segundo os especialistas.

LDU publica tabela do XXIII Campeonato de Futebol Amador.

Com amplo apoio da Prefeitura Municipal de Una e Federação Baiana de Futebol, a Liga Desportiva de Una -LDU publicou a tabela do Campeonato Amador de Futebol do Município de Una. O evento esportivo apresenta a sua 23ª Edição e terá a participação de 08 (oito) equipes, divididas em dois grupos. Em cada grupo classificam-se duas equipes e a primeira enfrentará a segunda em ambas as chaves.

O grupo A é formado pelas equipes do JEC, Vila Brasil, Urbis e Napoles. Já as equipes de Flamengo, Independente, Guarany e UNEC estarão no grupo B do certame. Serão quinze rodadas aos domingos. O primeiro jogo começará às 13h00 e o segundo às 15h00. A competição que se iniciará no dia 31Jul16 tem a previsão da final para o dia 25Set16.

Segundo um dos diretores da LDU, a prefeita Diane Rusciolelli não mediu esforços no patrocínio da competição e ordenou que a equipe técnica providenciasse alocar recursos públicos para apoio financeiro a competição através de uma subvenção social destinada a LDU, promotora do evento. Neste governo é a segunda edição do certame, já que em 2014 aconteceu o distrital envolvendo equipes dos distritos e bairros da cidade. Nesta competição a Liga foi parceira no sentido de fornecer árbitros ao evento esportivo.