Apoio cultural

segunda-feira, 1 de abril de 2013

UNA JÁ TEM: PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Texto e foto na íntegra do Departamento de Eventos, sem ônus para o anunciante: Por: Erlon Santos
Prefeita e a sua equipe de confiança
Já é uma realidade em Una.   No dia 25 de março foi lançado em Una o PNAIC (Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa), uma parceria firmada entre governo federal, estadual e municipal. A cidade de UNA teve o privilégio de ser a primeira cidade no ranking estadual a lançar o projeto. 

O objetivo do programa é fazer com que crianças até 8 anos de idade  leiam, escrevam e conheçam as operações básicas de matemática, para isso serão destinados cerca de R$ 2,7 bilhões de reais  para capacitação de 360 mil professores alfabetizadores das redes públicas estadual, municipal e distrito federal. 

Na oportunidade foi exibido um vídeo da Presidenta Dilma Rouself apresentando dados de adesão ao programa que inclui 27 estados e 5.270 municípios entre eles o município de UNA, A presidenta Dilma convocou toda a sociedade civil organizada e a família para se engajarem no projeto. 

A abertura do evento de lançamento em UNA contou com a participação  da Prefeita Diane Rusciolelli, o vice-prefeito José Nildo,  o Secretário de Educação Sr. Gilberto Lisboa, Rita Teles Coordenadora Municipal do PNAIC/Pacto Estadual, da Coordenadora Regional do Pacto Estadual Ieda, as orientadoras de estudos Andreia Grigório, Marlei Gomes, Luzia Gonçalves, Rita de Fátima, o escritor Joilson Maia e a representante do conselho municipal de educação Lúcia Cerqueira. 

A Prefeita Diane ressaltou a importância da educação na vida do ser humano lembrou o Paulo Freire onde diz: “que a leitura desperta o ser humano, estimula a leitura de mundo” e enfatizou que o projeto chega no momento especial e afirmou que dará todo o apoio e suporte para o desenvolvimento do programa no município. Já, a Gestora municipal expressou o compromisso que tem com a educação, com a finalidade de garantir excelência na qualidade da aprendizagem assegurando o direito do aluno e a formação do educador. Dando sequência as atividades, foram também realizadas capacitações com professores alfabetizadores da zona urbana e rural da rede municipal.

Nota de esclarecimento da Prefeitura

Texto da Diretoria de Eventos, sem ônus para o anunciante Por: Erlon Santos
A PREFEITURA DE UNA E SUA GESTORA DIANE RUSCIOLELLI, VEM A PÚBLICO INFORMAR QUE O ACORDO FIRMADO ENTRE PREFEITURA E SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FOI CUMPRIDO SIM.

NO ÚLTIMO DIA 28 DE MARÇO FOI REALIZADO O PAGAMENTO INTEGRAL DO SALÁRIO DE DEZEMBRO DOS SERVIDORES DA ADMINISTRAÇÃO COM RECURSO DO FPM.
OS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO FILIADOS AO SINFESPU RECEBEM PELO FUNDEB
POR ISSO ENTRARAM NO ACORDO COM O SINDICATO DOS PROFESSORES (APLB)
ONDE O ACORDO FIRMADO É QUE O PAGAMENTO SEJA EFETUADO EM ABRIL COM O AJUSTE FUNDEB.

NÃO HÁ INVERDADES,
TEMOS COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE COM O SERVIDOR PÚBLICO 

Supostos olheiros de assalto a banco são presos pela PM

Material apreendido pela PM
Policiais Militares do Quarto Pelotão conduziram ao plantão da 7ª COORPIN/ Ilhéus, Marize Ferreira dos Santos, nascida em 09/08/81 e Alane Santos da Conceição, nascida em 24/03/91, com as ditas os policiais encontraram aproximadamente R$ 8 mil, maquina digital, cheques, celulares, maconha e cocaína e diversos documentos de terceiros.

Os policiais encontraram também diversas fotografias comprometedoras. Embora tenhamos anunciado a divulgação das imagens, porém não serão divulgadas para não comprometer a investigação. Há indícios de que a mulher estivesse em companhia de mais dois indivíduos fazendo levantamento de quadrilha especializada em assalto a banco.

Prefeita nomeia pregoeira

Janice Borges dos Santos é a substituta do pregoeiro exonerado Daniel da Silva Almeida, que pediu demissão. A prefeita também nomeou uma equipe de apoio ao pregão eletrônico formada por Jeferson Silva Souza, Edilson Silva Lobo e Marijoice Ribeiro dos Santos Corpening.

Prefeita moraliza transporte universitário

Os alunos universitários que utilizaram os três ônibus da empresa DZset, no transporte para as cidades de Ilhéus e Itabuna, foram contemplados na data de hoje (01) com um transporte de qualidade, com direito a ar-condicionado e sem diferenciação de ônibus de faculdade A ou B. Todos os alunos receberam tratamentos igualitários.

Prefeita moraliza transporte universitário

Os três ônibus da empresa DZset que transportam os universitários para as cidades de Ilhéus e Itabuna foram contemplados na data de hoje (01) com um transporte de qualidade, com direito a ar-condicionado e sem diferenciação de ônibus de faculdade A ou B. Todos os alunos receberam tratamentos igualitários.

PT não comparece a reunião com a prefeita para responder a pergunta do Una Na Mídia.


Mas, a cúpula do partido se reúne agora, num local não revelado pelo informante. Hoje pela manhã haveria uma reunião no gabinete da prefeita para tratar de assuntos políticos, referentes à demonstração de desapoio ao Governo de Diane Rusciolelli, por parte de uma ala do partido. O vereador Prof.º José Jorge não compareceu e arguiu problemas de saúde e a reunião foi suspensa.

Os dois vereadores do partido pouco tem defendido a prefeita na Casa Legislativa e o vice-prefeito, Nildo Som, também do PT, vem fazendo duras criticas a mandatária do município, além de está em pré-campanha eleitoral, de olho em 2016. O Una Na Mídia perguntou, se o PT de Nildo, está, ou, não está com a prefeita Diane do PSD? Porém o partido expediu nota em seu blog, mas não respondeu ao questionamento.

PM de Una salva filhote de jiboia


Graças à destreza do SD PM Sarmento, em lidar com cobras, um filhote de jiboia foi salvo de morrer atropelado na estada que liga Una a Colônia, ontem a noite. A cobra estava dormindo na estrada, após, possivelmente, fazer uma refeição.

O policial disse que está acostumado com jiboias desde a época que estudava em Aracaju, pois no pensionato onde morava, a sua proprietária tinha um criatório de animais daquela espécie e lhes ensinou a ter habilidade com as bichas.