Apoio cultural

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Chico Trovador de Canavieiras para o mundo.

CMDCA divulga chapa oficial das eleições do Conselho Tutelar

As eleições do Conselho Tutelar acontecem no primeiro domingo de Outubro terão 12 (doze) concorrentes ao cargo de membros. 04 (quatro) dos candidatos  já fazem parte do órgão em nosso município.

O eleitor pode escolher até (05) cinco dos concorrentes. A chapa que tiver mais de (05) cinco votos será anulada.

A remuneração gira em torno de R$ 1.017,00 com mandato de 04 (quatro) anos, sendo permitido uma recondução. As eleições acontecem em todo o Brasil e 05 (cinco) dos concorrentes assumirão a titularidade no dia 10 de janeiro do próximo ano.

Antes de passar pelo sufrágio popular, os concorrentes se submeteram a provas escrita de conhecimentos gerais e específicos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Eles também passaram por uma investigação social e tiveram uma entrevista com uma psicologa.

O conselheiro desenvolve a função de acompanhamento e representações de menores que estejam em situação de risco, seja ele infrator ou vítima de fato que viole os seus direitos, a exemplo da violência doméstica ou abandono da família.

Procura-se Zelito de Santa Luzia


Este é o Senhor Zelito que mora na cidade de Santa Luzia. Elei sumiu na estrada que liga aquela a esta cidade, pela Vila São João.

A irmã de Zelito, Dona Maria Das Graças pede a quem tiver qualquer informações que leve ao paradeiro de Zelito, informar através do telefone 9917-5788.  

Nossa história em fotos. Colaboração Regi Madá.

Esta foto é do Clube do Vasco da Gama, o Vasquinho de Pepeu, tirada em meado dos anos 80, na Fazenda Pindorama.
Em pé: Domingo Sales, Gí, Baluaê, Evilásio, Tonho de Bié, Everaldo, Zé Reis "in memorian",
 Mané Bahia, Artur do Lote, Zé dos Santos "in memorian" e seu Jonas "in memorian".
Agachados: Dão Pinto, Dinho de Bié, Helvécio, Tião, Chicão, Chicão da CEPLAC, Aurino Pedreiro e Regi Madá

Nossa história em fotos. Colaboração Fernando César.

Esta foto é do time do Comercial da cidade de Uruçuca.Dentre os jogadores campeão se fez presente à época Fernando César, o Fernando da Piruna.


06 e 07 de Setembro tem SAC móvel em Una.

O caminhão com serviços de atendimento ao cidadão - SAC estará na cidade de Una, nos dias 06 e 07 de setembro, é o que informa a assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Una.

No SAC Móvel são oferecidos os seguintes serviços:

1. Emissão de Carteira de Identidade (1.ª via grátis, 2.ª e 3.ª via R$ 29,90 será necessário apresentar Certidão de Nascimento original ou cópia autenticada e 02 fotos 3 x 4 com fundo branco); 
2. CPF (é necessário apresentar o RG, Título de Eleitor e Comprovante de Residência); 
3. Antecedentes Criminais (apresentar o RG);
4. Recadastramentos de Pensionistas (apresentar todos os documentos acompanhados com as suas cópias) 5. Ouvidoria Geral do Estado. 

É a Prefeitura trabalhando em parceria com o Governo do Estado, para melhor servir a comunidade unense.

Josias Gomes prestigia o 1º Festival do Cacau e do Chocolate de Camacan

ASCOM. GOVERNO DO ESTADO. SEM ÔNUS AO ANUNCIANTE

Secretário de Relações Institucionais do Governo do Estado da Bahia, Josias Gomes visitou neste sábado (29) o I Festival do Cacau e do Chocolate, em Camacan, realizado entre os dias 27 e 30 de agosto na Praça Mário Batista. O festival é um dos mais relevantes eventos para o fortalecimento econômico da região cacaueira do Sul da Bahia.

No evento festivo pode participar de diversas atividades ocorridas, a exemplo da tradicional quebra do cacau, das oficinas tecnológicas para o fabrico do chocolate, e visita aos 40 estandes que apresentavam e comercializavam os derivados do cacau para toda a população dos dez municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal Da Mata Atlântica (Cima): Camacan, Pau Brasil, Mascote, Itaju do Colônia, Jussari, Arataca, São José da Vitória, Uma, Canavieiras, e Santa Luzia, cujo prefeito, Antônio Guilherme dos Santos, preside o Cima.

O Festival do Cacau faz parte das comemorações - com muito chocolate - dos 54 anos da emancipação política – festejada nesta segunda-feira (31) - de Camacan, município situado a 127 km de Ilhéus, e que faz parte do Território de Identidade Litoral Sul.

A prefeita de Camacan, Maria Angela da Silva Cardoso Castro , recepcionou Josias Gomes e os demais visitantes, como Jeandro Laytynher Ribeiro, superintendente técnico da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e José Alberto dos Santos Rocha, prefeito do município de Pau Brasil.

“A festa agradou a todos, tivemos muito apoio e elogio e a população da região já está nos cobrando a sua realização em 2016. Tivemos cerca de 15 mil visitantes e turistas – uma média de 5 mil pessoas/dia – nos três dias do Festival, que também teve boas atrações musicais, que animaram o público”, festeja a prefeita de Camacan.

Apoio do Estado - O evento teve o apoio do Governo da Bahia, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). De acordo o superintendente da CAR, Jeandro Ribeiro, o Festival tem entre seus objetivos promover um intercâmbio entre os produtores de cacau e chocolate, além de servir para uma troca de experiências entre eles.

“Esse evento é um espaço que reúne ainda novas tecnologias que possibilitam a diminuição do custo de produção, e dá a oportunidade a municípios como Camacan, que também é produtor de cacau, de conhecer produtores que participam de festivais internacionais, como o que acontece em Ilhéus, além de ser um espaço que viabiliza a divulgação do potencial turístico de aventura e agro-ecológico, além de outros produtos da região”, analisa Ribeiro.

A iniciativa é do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA) e Sindicato Rural de Camacan, e teve em sua programação, shows com atrações da região, oficina tecnológica desenvolvida pelo Instituto Federal (IF) Baiano, sobre a produção de amêndoas de cacau, de palestras sobre temas relacionados à industrialização, verticalização da produção e melhoria da qualidade do produtos derivados do cacau, além da realização da Copa Cacau de Basquete.

Quem visitou o evento teve a oportunidade de experimentar uma diversidade do delicioso chocolate produzido na região e em outras regiões da Bahia, além de provar o licor e os doces feitos a partir do cacau, de expositores como Mendoá, Chor, Sagarana, Costa Negro, Sabores do Cacau, Coofasulba e Chocolate da Bezinha.

Os participantes tiveram, ainda, a possibilidade de conhecer os atrativos turísticos, culturais, históricos e a beleza natural das praias e fazendas de cacau da região. Segundo Ribeiro, o Festival do Chocolate e do Cacau de Camacan contou também com o apoio da MVU Promoções & Eventos, Instituto Biofábrica de Cacau, da Ceplac, Prefeitura Municipal de Camacan, e Senac.

Josias Gomes alerta os estudantes universitários do perigo de retrocesso político que ameaça a democracia brasileira

ASCOM - GOVERNO DA BAHIA. SEM ÔNUS AO ANUNCIANTE

Representando o governador Rui Costa, o secretário de Relações Institucionais da Bahia, Josias Gomes, participou nesta segunda-feira (31) da cerimônia de posse da nova diretoria da União dos Estudantes da Bahia (UEB), que aconteceu no Auditório Jurandyr Oliveira, do Campus I da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no bairro do Cabula.

Participaram do ato solene o reitor da Uneb, José Bites de Carvalho, a vice-reitora Carla Liane Nascimento dos Santos, o representante do Codes da Secretaria estadual da Educação, Paulo Fontes, o representante da Federação Maurício Grabois, os professores da Uneb, Ricardo Moreno, e Valdélio Silva, e representante da Associação dos Estudantes, entre outras autoridades.

Em seu discurso aos estudantes universitários Josias Gomes deu um cunho político, analisando o atual momento que o País atravessa, onde diversos segmentos da sociedade estão atuando com o intuito de desestabilizar a democracia brasileira para obter ganhos políticos.

“Gostaria de registrar a minha alegria em representar o Governador do Estado neste ato, que tem, sem dúvidas, uma importância marcante para a União do Estudantes da Bahia (UEB). Estamos assistindo a uma inversão completa dos valores democráticos. Isso não pode ser visto como uma situação qualquer. No momento em que avançamos enormemente nas conquistas sociais, que elevamos a auto-estima do povo brasileiro, sobretudo, dos mais pobres - que são aqueles que mais dependem do poder público -, estamos, ao mesmo tempo, assistindo a uma ‘direitização’ das atividades políticas no Brasil e a uma criminalização da Esquerda em toda a América Latina. Não é apenas o Brasil que passa por um processo violento de ataque às iniciativas que visam elevar a condição de vida do povo pobre, mas também a Bolívia e o Equador. Há uma reação em cadeia na América Latina visando coibir os avanços que a Esquerda tem conquistado no voto”, afirmou Josias Gomes.

“Vim aqui chamar a atenção, mais uma vez, não só da direção que toma posse, mas de todo o conjunto dos estudantes das universidades para que possam começar a fazer um debate maior dentro das escolas, porque se não fizermos isso vamos passar por um retrocesso como nunca se viu nesse país. A história é cheia de exemplos de momentos em que na ausência de uma crítica contundente ao que se fez, eles buscaram o argumento da corrupção para coibir todo um avanço que o Brasil enfrentou. Em 1954 foi assim, em 1963 do mesmo modo, e agora não é diferente. Só que naquelas duas iniciativas não tinham a condução e o apelo social e político que essa frente, inicialmente coordenada pelo Lula, conseguiu em 2002 e que se espalhou pelo resto do país”, ponderou o titular da Serin.

“Parabéns para essa nova direção e deixo aqui um apelo para que vocês façam deste espaço universitário um espaço não só de repulsa a essa tentativa da Direita de boicotar os avanços sociais, mas para que possamos transformar mais uma vez os estudantes brasileiros em pontas de lança contra esta tentativa de ‘direitização’ da política brasileira”, concluiu.

Justiça obriga Município e Estado a fornecerem tratamento para criança.

A Ação Civil Pública de n.º 0000778-76.2013.805.0267, promovida pelo Ministério Público do Estado da Bahia, em favor do menor M.S.S., foi acolhida pela Justiça Civil, que determinou ao município de Una e ao estado da Bahia que forneçam, solidariamente, tratamento médico especializado em cardiopediatria à criança, de forma continuada a ininterrupta.

Para o Juiz prolator da sentença, é dever do Poder Judiciário intervir no direito a vida das pessoas, em especial de uma criança que luta em favor da vida, “no caso concreto, tem-se a peculiaridade de se tratar de saúde de uma criança que luta para sobreviver e ter vida digna, já vencida a batalha de uma cirurgia por patologia cardiológica, necessita de tratamento contínuo com acompanhamento por cardiologista pediátrico”, fechou o magistrado.

A criança tem 07 (sete) anos, e o município, assim como o estado da Bahia, negou apoio no tratamento de forma continuada e ininterrupta ao infante. O município alegou em sua defesa que não tem recursos financeiros para arcar com o tratamento e que o Judiciário não deve inferir nas políticas públicas de saúde, sob pena de ferir o princípio da separação dos poderes. Mas, a tese foi refutada pelo magistrado que alegou excepcionalidade na matéria tratada por tratar-se de direito a vida, previsto na Constituição.

Da decisão, cabe recurso.