Apoio cultural

terça-feira, 3 de julho de 2007

Infarto fulminante mata três em Una, só neste final de semana.


Correia, 49, seringueiro, trabalhava na Fazenda Piruna, D. Maria, pouco mais de 50 anos, do lar, residente no bairro Castilho Andrade e Ademar Novais, conhecido por Dema, 51 anos, autonômo. Estas foram as três pessoas que lamentavelmente faleceram neste final de semana em Una, vitimas de infarto fulminante do miocárdio.

A morte por infarto vem crescendo assustadoramente no mundo, e em Una não estar sendo diferente, se analisarmos grosseiramente, podemos citar alguns exemplos recentes desse mal. O vereador Itamar Setenta, um jovem do distrito de Colônia no São João do ano passado e o Soldado da PM Edson Lima, são três rapidas lições.

Esta problemática tem crescido bastante, primeiro pela stress normal do dia-a-dia, em segundo lugar pela falta de interesse das pessoas nas praticas esportivas, e por últimos pela falta de estrutura bancada pelo poder público em patrocinar praças esportivas para que a comunidade sinta-se na obrigatoriedade de pratica-lo.

Umas das mais graves circunstâncias que provoca o comodismo da comunidade é a falta de uma campanha publicitária ou um programa de incentivo ao combate da doença, como ocorre com a AIDS, cancer e outras. O poder público precisa alertar a comunidade sobre as causas que provocam a moléstia e induzi-los a combate-la com prazer e eficácia.