Apoio cultural

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Agradeço a Deus. Obrigado Diane pela oportunidade.

Na data de hoje (02/02/2015) encerrou meu ciclo frente à pasta da Educação e Cultura unense. De fato, foi pouco tempo, mas foi o suficiente para eu conseguir algo que eu sempre sonhei, mostrar à sociedade de Una de que se é possível fazer ou ao menos tentar fazer e que ninguém é insubstituível (como um ou outro pensa que é). Agradeço a todos que colaboraram direta e indiretamente, em especial o corpo docente e as direções e coordenações das escolas da rede municipal de ensino, pelo meu sucesso nesses quatro meses e poucos dias de Agente Político.

Conseguimos realizar um campeonato municipal de futebol de amador em parceira com Escola de Futebol Bola Cheia e Liga Desportiva de Una, com escasso recurso, e o melhor foi contemplar os excluídos trazendo ao seio esportivo àqueles que jamais teriam oportunidades noutros ricos financeiramente certames, como outrora aconteciam. Fizemos um torneio de futebol no dia das crianças que priorizou os infantes das escolas públicas, inclusive dos distritos.

O projeto da filarmônica pública municipal (meu grande sonho) está a todo vapor e agora é só o meu substituto tocar o projeto, pois o mais caro são os instrumentos, estes já estão comprados e amostra na sede do paço municipal. O processo de contratação de professor especializado está em andamento, assim como o mestre da fanfarra.

Com apoio da direção do CMAFA conseguimos revigorar a Praça do Livro através de uma melhor iluminação e modificando a entrada do CMAFA, pela citada praça para dar melhor visibilidade à mesma, promover acessibilidade a Unidade de Ensino e também facilitar o acesso dos alunos à Biblioteca Pública Municipal.

Os meus colaboradores (por excelência) da secretaria ganharam um local mais amplo e arejado para o laboro diário. O local onde apenas funcionava para o preenchimento do “ego” de alguns ex-secretários foi cedido, por permuta, aos cinco profissionais que se amontoavam numa salinha apertada, para eles, todavia ampla a contento para funcionar o gabinete do secretário. 

Foi adquirido um sistema de som, doado pela Câmara Municipal, para utilização no espaço do educador. E, também foi feito aquisição de moderno equipamento de som para ser utilizados nos eventos da cultura e da educação, evitando as despesas com a contratação externa. Socializamos o direito da comunidade no uso das escolas, disciplinando e unificando normas de cessão do espaço público.

Enfim, procurei pautar minha liderança no senso de justiça frente à pasta e praticar aquilo que foi atribuído pela Prefeita Diane Rusciolelli, a quem eu serei eternamente grato. A verdade é que nossa passagem foi curta, mas estamos de cabeça erguida para enfrentar qualquer critica, ainda que ela seja maldosa, como se vem praticando por alguns maldosos desavisados e desinformados ao extremo, que, aliás, deve ser perdoado pela sua “santa e sadia ignorância”.

Deixo a Secretaria não por problemas pessoais, nem contrários à lei, e muito menos por entrar em rota de colisão ou de conflito com a prefeita (como alguns disseram por ai), mas por uma disciplina e conveniência estatal, o que é perfeitamente compreensível. O estado da Bahia não mais permitiu que seguíssemos adiante com o projeto político da prefeita Diane. Mas, ainda assim estamos honrados.

Agradeço a Deus, Pai Celestial, pela oportunidade que foi me concedida!

Bel. Renê Sampaio Medeiros
Ex-Secretário Municipal de Educação, Esporte e Cultura.

Poder Judiciário Unense descarta armas envolvidas em crime.

Policiais militares que servem no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia diligenciaram ao fórum da Comarca deste município com o objetivo de recolhimento de diversas armas de fogo e arma branca envolvidas em crimes. O material recolhido são instrumentos de práticas criminosas e após serem periciadas não interessam ao processo. Dentre as armas estão espingardas, revolveres, pistolas, facas, facões, machados, enxadas, estrovengas e enxadetes.

As armas são encaminhadas a um Quartel do Exército Brasileiro onde passarão pelo processo de incineração. As drogas apreendidas pela polícia não ficam no fórum da comarca. Elas são encaminhadas ao Departamento de Polícia Técnica, que faz a análise técnica e emite o laudo pericial. Após determinado tempo à mesma sofre o processo de incineração em solenidade presidida por uma por autoridades policiais.

Após a chegada do Juiz de Direito da Comarca, Dr. Maurício Álvares Barra, o processo de encaminhamento de armas envolvidas em crimes para destruição é quase que rotineira e elas não ficam mais no depósito do fórum por muito tempo. Essa medida visa o cumprimento da legislação e evita que indivíduos invadam o fórum e furtem os objetos apreendidos.