Apoio cultural

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Mais um processo de Zé Pretinho com vista ao MPF

O processo em grau de recurso impetrado pelo Dr. José Eduardo Rangel Alckmin de número 2008/0120111-0, SLS 891, em favor do prefeito afastado José Bispo Santos, o Zé Pretinho do PTB, novamente foi despachado ao Ministério Público Federal pelo Ministro Nilson Naves, presidente da 6ª Turma. Zé Pretinho está afastado nesse processo desde o dia 05 de março por 120 dias, referende a suposta fraude nas licitações.

O primeiro recurso, referente aos supostos empréstimos fraudulento junto ao Banco Matone/RS, impetrado por Zé Pretinho encontra-se com vistas ao Procurador da República Aurélio Virgilio Veiga Rios, do Ministério Público Federal. Neste processo o prefeito está afastado por tempo indeterminado pelo juiz da Comarca. Ele perdeu todos os recursos no Tribunal de Justiça do estado.

Una empata e se complica no intermunicipal de máster

A seleção de Una empatou em casa com a forte seleção de Buerarema pelo placar simples, a seleção terá o desafio no próximo sábado com a seleção de Camacan em casa e precisa vencer. A seleção tem 05 pontos na tabela, com apenas uma vitória.

Em Uruçuca foi decidida no domingo a Copa Intermunicipal de Futebol Juvenil (sub 17). Bem apresentada em campo o dono da casa não fez veio e venceu pelo amplo placar de 7 X 4 a seleção de Camamu, que não se abateu em campo, após vir de uma derrota em casa pelo placar de 3 x 2 de Uruçuca.

Três homicídios marcam final de semana trágico em Uruçuca

O primeiro foi as 12:40 horas na rua Deoclacioano Rosa, casa 21 no bairro Venina Almeida, quando o indivíduo Eronildes do Santos Oliveira, vulgo “Neguinho”, após uma discussão furou à altura do tórax, a pessoa de Leandro dos Santos Prado de 27 anos, que faleceu no local, seu corpo foi removido ao Departamento de Polícia Técnica em Ilhéus para ser necropciado.

Quando os policiais militares estavam em diligência para captura do suspeito pelo assassinato foram surpreendidos pela presença de uma pessoa ensangüentada que pedia para ser preso por ter assassinado a sua mulher, numa possível legítima defesa, tendo os militares se deslocado ao numero 57 da rua Zero Arte, no Bairro Waldeck Ornelas, e encontrado uma mulher caída ainda viva pedindo por socorro, sendo imediatamente encaminhada ao Posto de Saúde da cidade, e após os primeiros socorros foi removida para o Hospital de Base, vindo a falecer no trajeto para a cidade de Itabuna. A vítima chamava-se Rosimeire Pereira Santos, 31 anos, já o autor se identificou como Erisvaldo Gonçalves da Silva, 32 anos.

Com oito horas após o primeiro assassinato novamente os policiais foram acionados para se deslocarem ao bairro Waldeck Ornelas, precisamente no bar do Sr. Wilson, pois havia uma pessoa baleada, e, chegando ao local os militares encontraram ainda com vida a pessoa de Jurandir Vicente Cerqueira, alcunha “Jegão”, 35 anos de idade, com um tiro nas costas, provavelmente de escopeta, sendo socorrido e encaminhado ao Hospital de Base em Itabuna, vindo a falecer após dar entrada no Pronto Socorro daquele nosocômio. A autoria ainda é desconhecida pela polícia.

Ainda constaram diversas ocorrências como acidentes de trânsito em que foi vitima de atropelo uma criança de 04 anos de idade, e uma tentativa de roubo na BA 262 ao Sr. Carlos Tadeu Montavão Vieira, Fiscal do Tribunal de Contas dos Municípios. Também no bairro da Urbis, Robélio Silva Santos, foi vítima de garrafadas aplicadas pelo indivíduo Gilmar Demetrio dos Santos de 23 anos de idade, que deve responder a Termo Circunstanciado.
Em Una
após uma discussão numa casa de show no distrito de Colônia a pessoa de alcunha "Careca" foi barbaramente assassinado a facadas na região jugular por um indivíduo de vulgo "Zabumba dos Buchos de Pedra". O fato ocorreu na madrugada de sábado para domingo.

I Encontro Sul Baiano de Direito contou com palestra do ministro do STJ José Delgado

Texto do STJ com adaptação do Una Na Mídia

Encerrou na UESC, sexta-feira (30) o I Encontro Sul Baiano de Direito, que conta com a participação do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) José Delgado, convidado para proferir a palestra de encerramento. O evento teve início no dia 27 e foi aberto para estudantes e profissionais que atuam no setor jurídico, constando de um ciclo de palestras e conferências durante os quatro dias.

A teoria da coisa julgada é o tema da palestra do ministro Delgado. Integrante do STJ desde 1995, o ministro é potiguar de São José de Campestre. Juiz de carreira, começou na magistratura em 1965, na comarca de São Paulo do Potengi, em seu estado natal, após passar em segundo lugar em concurso para juiz de direito. Em 1976, ingressou na Justiça Federal depois de passar em primeiro lugar em novao concurso. Chegou ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região, sediado em Recife (PE), em 1985, tribunal que presidiu e do qual saiu para integrar o STJ. Compõe a Corte Especial, a Primeira Seção e a Primeira Turma do Tribunal.

O evento prestou uma homenagem ao professor Carlos Valder Nascimento, que ensina Direito Tributário na Universidade Estadual de Santa Cruz e é chefe da Procuradoria Federal da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Além do ministro do STJ, vários juízes, advogados e professores participaram do I Encontro Sul Baiano de Direito.