Apoio cultural

quarta-feira, 11 de março de 2015

A opinião do professor Fabiano Schaper Portela.

Prof. Fabiano Portela
O ápice econômico de Una ocorreu por conta da agricultura, até meados da década de 80, tendo o cacau como principal cultura e diversas outras que agregavam grande valor a economia local tal como a borracha da seringueira, guaraná, pimenta do reino, maracujá, entre outras. Chegou a ser a maior plantadora de cacau do mundo, a maior produtora de borracha e de guaraná em pó da Bahia.

Com a crise do cacau houve o inchaço populacional das cidades de nossa região de forma não planejada, agravado pelo incentivo de lideres políticos que estimulavam as pessoas de raízes do campo a ocuparem áreas nas cidades.

E está ai, na minha concepção, o grande erro na história econômica da nossa região. O povo, que em sua maioria tinha vocação para atuar na agricultura, passou equivocadamente buscar novos horizontes em profissões das áreas urbanas. Porem, a vocação deste povo era altamente ruralista e de atividades do campo. 

Pronto, aquela cidade com sede pequena e agradável que era Una inchou de forma desordenada e acelerada, abarrotando a maior parte desta população rural em espaços sem condições sanitárias adequadas e o pior sem perspectiva de vida socioeconômica digna para estas pessoas e suas futuras gerações.

E assim Una virou uma cidade com uma grande parte se sua população desqualificada e ociosa, seus jovens em zona de risco, sua mão de obra qualificada sem espaço e tendo somente a iniciativa pública como cobiça desta população. 

E o que tirar de lição destes fatos? Como ver uma luz no fim do túnel? O que pode ser mudado para um futuro mais promissor e com qualidade de vida a esta população?

Talvez a resposta esteja exatamente nos grandes fenômenos dos dias atuais e na história do passado. 

Nos fenômenos dos dias atuais devemos olhar o cenário mundial onde a crise de água assola várias cidades do mundo, a demanda por alimentos cresce de forma vertiginosa e a necessidade de preservar os recursos naturais do mundo torna imprescindível para a sobrevivência futura da espécie humana na terra. Na História do passado devemos identificar os erros e rever os acertos. 

E assim, refletindo, quem sabe, o povo comece a valorizar sua história e as pessoas que fizeram a história, a cultura e os costumes ganhem novos sentidos, sua mão de obra qualificada seja valorizada tanto na iniciativa pública quanto na iniciativa privada e o amor e orgulho por esta linda, rica e promissora cidade ressurjam no coração de seus cidadãos.

"Pelos campos há fome em grandes plantações
Pelas ruas marchando indecisos cordões
Ainda fazem da flor seu mais forte refrão
E acreditam nas flores vencendo o canhão "

Corpo em estado de decomposição encontrado no cacau do MG.

Um corpo foi encontrado por populares na manhã desta quarta-feira (11). Policiais militares e civis estiveram no local e certificaram a denuncia, encontrando apenas o crânio e uma perna da vítima. Supostamente, trata-se de um adolescente, mas os peritos para identificarem o sexo, a idade e o tempo da morte. 

O corpo está no interior de um cacaual que fica localizado ao lado do bairro Marcel Ganem. Não há informações da identidade da vítima, nem das causas da morte. O D.P.T. foi acionado pela Delegacia Local e deve chegar ao local nas próximas horas.