Apoio cultural

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Povo de Una demonstra rejeição à Zé Pretinho em pesquisas de opinião pública

Após ter endividado o município de Una e praticado as maiores barbaridades administrativas o prefeito José Bispo Santos (PT do B), parece que está sendo completamente abandonado pelo povo. Com uma votação histórica de mais de 8.000 nas ultimas eleições o prefeito agora tem uma rejeição muito alta conforme algumas pesquisas realizadas no município, Zé Pretinho já figurou até quarto lugar e uma das pesquisas.

A última pesquisa produzida pela Sócio Estatística, ouviu 408 moradores de Una entre os dias 08 e 09 de setembro na sede e nos distritos do município. Confirmando as pesquisas anteriores o prefeito aparece como um mau gestor e com uma altíssima rejeição. Dejair ex-prefeito do município aparece disparado na frente com mais de 30 pontos percentuais no critério estimulado do segundo colocado.

No segundo lugar existe empate técnico entre a Profª Jane e Zé Pretinho, ficando o terceiro lugar também empatado tecnicamente, entre Roland Lavigne, Davi Cerqueira e Beto Careca, isto no critério estimulado. Profº Gilberto e Natanael do Sindicato figura em quarto lugar. No critério espontânea Beto Careca e Profº Gilberto aparecem nos piores índices. Zé Pretinho perderia as eleições na disputa direta para todos os candidatos figurantes na pesquisa.

Zé Pretinho vem acumulando ao longo de sua gestão uma serie de envolvimentos em investigações no Ministério Público Estadual, Federal e na Polícia Federal, correndo o risco inclusive de ter suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios. Um só procedimento no MP já soma quase 2000 folhas de provas contra os atos equivocados do prefeito.

A grande rejeição do prefeito não só se reflete nas suas ações investigadas pelas autoridades institucionais, todavia o reflexo das últimas pesquisas reflete a má administração e o desmando administrativo em que Zé Pretinho e sua equipe colocaram o município. Nem água mineral tem no posto de saúde, os pacientes consomem água da torneira e em copo de massa de tomate, que serve coletivamente aos usuários, colocando todos em riscos.

A revolta do povo é mostrada nas ruas pela comunidade ainda a poucos dias o prefeito sofreu sérios constrangimentos em uma festa de casamento, que inclusive foi sem convite, e em um baile funk que ocorria no bairro da Urbis. O povo está decidido se acaso o prefeito não sofra sanção judiciária, nem através da Câmara de Vereadores em expulsá-lo do Poder e o levarão execração pública e terá seu nome banimento da política.

O maior índice de rejeição do prefeito está concentrado nos distritos que chega até ao percentual de 91,7% e apenas no distrito de Comandatuba ele conseguiu o índice de aprovação um pouco melhor com 14,3%, nem no distrito de Pedras onde o prefeito construiu seu palacete para ancorar sua pequena chalana, ele conseguiu ser aprovado pelos vizinhos.

Este blog tem contribuído para que a comunidade fique atenta aos gravíssimos e irreparáveis erros de Zé Pretinho, procurando denunciar de forma disciplinada, ordeira e responsáveis os fatos verídicos que envolvem o prefeito e a sua equipe política e administrativa. Todavia o prefeito é insensível as críticas, preferindo o uso da força e da repressão a absolve-las e procurar melhorar, e errar menos.

MP quer cercar prefeitos corruptos

Fonte: Jornal A Região
O Ministério Público Estadual promete apertar o cerco aos prefeitos do sul da Bahia que vêm desviando recursos públicos. Promotores de diversos municípios se reúnem quinta e sexta-feira para debater estratégias de combate à corrupção.

O encontro reúne os promotores de Justiça de Ilhéus, Itabuna, Canavieiras, Itacaré, Maraú, Santa Luzia, Una, Uruçuca, Camacan, Aurelino Leal, Buerarema, Coaraci, Barro preto, Ibicaraí, Ibirapitanga, Itajuípe, Itapetinga, Pau Brasil, Ubaitaba e Ubatã.

O encontro será aberto pelo procurador-geral de Justiça Lidivaldo Brito. Moralidade administrativa, ações por improbidade administrativa e saúde pública estão entre os temas a ser debatidos. O evento acontece no Resort Tororomba, em Ilhéus.

Combate às maquinas caça-níqueis em Uruçuca

Uma operação desenvolvida pela Polícia Federal e coordenada pelo Dr. Samuel Martins, coordenador da Delegacia em Ilhéus, fechou comércio e fez a apreensão de diversas maquinas caça-níqueis na cidade de Uruçuca. A operação foi realizada em cumprimento a um mandado da Justiça Federal e durou todo o dia de ontem (11).

Às operações da PF tem se desenvolvido em todo o país no combate as praticas criminosas, através de cumprimento de Mandado Judicial. O serviço de Inteligência faz o trabalho de colheita de dados e posteriormente desenvolvida a operação, com a Polícia Judiciária Federal e Polícia Ostensiva Federal.

Houve alguns comerciantes que fecharam seus pontos, todavia de nada adiantou uma vez que os agentes já andam prevenidos com alicates mecânicos apropriados para quebrar cadeados e fazer o arrombamento das portas dos estabelecimentos.

Índios invadem mais uma fazenda

Cerca de 80 índios Tupinambás de Olivença ocuparam mais uma fazenda no sul da Bahia. Desde às 5 horas de ontem eles estão acampados na Fazenda Santa Luzia, que fica no quilômetro 34 da rodovia que liga Ilhéus a Una.

Os Tupinambás alegam que ocupação ocorreu porque a propriedade estava abandonada e vinha tendo a área de preservação ambiental desmatada. Os índios cobram a imediata demarcação e posse das terras.

A Fazenda Santa Luzia tem cerca de 100 hectares e pertence ao empresário Cásar Pitanga, que mora em Salvador. Esta é a segunda ocupação promovida pelos índios em menos de vinte dias.

No dia 23 de agosto eles ocuparam a Fazenda Itapoã, de 250ha, a 30km de Ilhéus. Os índios usaram a mesma alegação de hoje: a propriedade estava abandonada e o desmatamento vinha ocorrendo sem nenhuma fiscalização do Ibama.