Apoio cultural

sábado, 29 de setembro de 2007

Eleições 2008: Povo se consolida com Dejair em grande festa do PP em Una

O povo se fez presente na grande festa do Partido Progressista em Una, com a presença do Deputado João Leão e do Deputado Mario Negromonte, presidente do partido, foi consolidada a filiação partidária de Dejair a sigla partidária cuja ficha foi abonada pelo seu presidente. Também teve a fichas abanadas o Suplente de Vereador Bico Fino e o Ex-Vereador José Osni.

Um dos responsáveis pela filiação de Dejair ao partido, o secretario geral na Bahia, ex-prefeito de Ilhéus Jabes Ribeiro lembrou das conquista de Dejair em sua gestão administrativa. Já o Deputado João Leão foi lembrado por Dejair como um dos responsáveis nos avanços da sua primeira administração, inclusive citou a escola Arlindo Porto.

O presidente do PP reafirmou o apoio do partido e da bancada a Dejair no processo político fortalecendo o pretenso candidato em suas caminhadas. Estiveram presentes os prefeitos de Arataca Agenor Birschner, de Teolândia Antonio Junior e Zé Mendonça, prefeito de Ipiaú, também prestigiou o evento o ex-prefeito de Santa Luzia Nilson Brito que teve sua ficha abonada pelo Deputado João Leão.

O Vice-Prefeito Davi Cerqueira, os Vereadores Roberval Pinto, Antonio da Piruna e a Vereadora Luciene Cerqueira congratularam-se com o ex-prefeito em sua nova caminhada. Dejair aparece na pesquisa com 49% das intenções de voto, distante do segundo colocado 35 p.p.

Em seu discurso que foi bastante aplaudido pelo povo o ex-prefeito abriu críticas ao desmando da atual gestão e lamentou a situação em que encontrou o município. Já o deputado Mario Negromonte, afirmou a liberação dos recursos para a construção das casas populares, por parte do Governo Federal que não foi feita pelo atual prefeito.

O ex-prefeito chegou em grande estilo no evento acompanhado dos parlamentares, dos prefeitos e ex-prefeito, fez uma carreata com uma boa quantidade carros e motos, onde a comunidade saudava o político e o aplaudia por iniciativa própria. O povo tem aclamado o futuro candidato e intitulando como o salvador do município do desmando que se encontra.

Eleições 2008: Zé Pretinho se filiou ao PTB

Com a presença do Ex-Deputado Edmon Lucas o prefeito Zé Pretinho se filiou nesta tarde (29) ao Partido Trabalhista Brasileiro. O ato de filiação ocorreu no Clube Social de Una, com um público considerável dentre eles muitos funcionários e detentores de cargos de confiança da prefeitura.

Após a filiação os adeptos do prefeito organizou uma carreata e rumou sentido ao terminal rodoviário onde se encerrou o ato. Zé Pretinho conta com o apoio do presidente da Câmara Juvenal Trindade e dos Vereadores Alfeu, Tanda, Ailton e Nara Muniz.

Zé Pretinho que era filiado ao PT do B se filiou ao partido do ex-Deputado Roberto Jerfferson, cassado por ter denunciado o mensalão, em busca de apoio do Governo Wagner uma vez que Edmon Lucas e Jonival Lucas possuem livre acesso aos gabinetes na capital do estado.

O PTB que é o partido do Ex-Prefeito Luiz Elias de Souza, hoje Secretário da Administração de Zé Pretinho, esteve presente em Una até as eleições de 1996, onde elegeu uma boa base parlamentar e posteriormente caiu no esquecimento sendo agora re-erguido pelo prefeito.
Ao final do evento o prefeito Zé Pretinho sofreu um mal súbito e desmaiou devido as fortes emoções, sendo socorrido pelos correligionários que preferiram não leva-lo para a Santa Casa dirigida pelo seu Secretario de Viação Obras e Transporte.

Os corruptos que se cuidem,

Os Ministérios Públicos Estaduais, e Federal está levantando uma campanha “o que você tem a ver com a corrupção?”, pioneira no estado de Santa Catarina a campanha tem avançado bastante pela moralidade, administrativa principalmente, haja vista que o foco da corrupção vem sendo apontado ao segmento político conforme pesquisa divulgada na semana passada pela Rede Glogo de Televisão.

Os MPs vem produzindo congressos em todo o Brasil que visa aprimorar os conhecimentos de seus membros no combate a corrupção, além de incentivar a comunidade que produzam denuncias para serem apuradas. Esta semana estiveram reunidos na capital do estado diversas organizações do MP entre elas a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público e Conselho Nacional dos Procuradores Gerais, que assinaram um acordo para o desenvolvimento da campanha.

No estado da Bahia o centro das atenções no que tange a corrupção entre os políticos é o sul da Bahia, onde inclusive o MP já realizou um congresso no mês passado na cidade de Ilhéus. Os promotores do sul da Bahia vem se empenhando bastante para lougrar êxito na verdade dos fatos, apesar do pouco recurso investigativo, existem diversos prefeitos afastados, cassados e outros já foram até presos.

Um aspecto que tem contribuído no combate à corrupção é o respaldo dado pelo Tribunal de Justiça do Estado no julgamento das causas que envolvem políticos denunciados pelo MP e a ampla divulgação na imprensa. Os procuradores levam até dois anos investigando políticos para não dar passe errado em suas denuncias, uma vez que muitos deles tenta a tudo custo ludibriar o sistema investigativo.

O artigo 37 da Contituição Federal e a Lei de Improbidade Administrativa traz algumas definições basicas referentes aos atos atentatórios à moralidade administrativa, e dá a sociedade o livre acesso ao MP em ingressar com representação, independente de advogado. Isso de certa forma facilita o acesso do povo as informações e possibilita denunciar os políticos corruptos.