Apoio cultural

sábado, 7 de junho de 2008

Quadro político indefinido em Una

Pelo Radialista Renê Sampaio – DRT 6.319

A situação das composições e alianças política do município de Una, ainda há nada de certeza, embora as convenções partidárias comecem a partir do dia 10 se estendendo até o dia 30 deste mês, e podendo os partidos registrarem seus candidatos até as 19:00 horas do dia 05 de julho. De 30 de junho até o às 18:59 do dia 05 de julho, muitas atas das convenções devem ficar em aberto.

Existe uma pesquisa eleitoral, já registrada inclusive, em que mostra o ex-prefeito Dejair (PP), mesmo com uma boa queda, à frente, e uma subida significativa do prefeito em exercício Davi Cerqueira (PSB), porém existem outros candidatos como Profª Jane (PDT), Tia Nara (PHS), Zé Pretinho (PTB) e Beto Careca (PC do B), tecnicamente empatados, e no fim da fila aparecem o ex-Deputado Roland Lavigne (PSDB), o Profº Gilberto (PT) e Natanael do Sindicato (PRB).

O PSB que é presidido pelo prefeito Davi Cerqueira; o PR, DEM e PP controlado pelo ex-prefeito Dejair Birschner e o PC do B, presidido por Roberto Carlos, porém tendo Beto Careca como pré-candidato e uma forte liderança no partido, marcaram suas convenções para o dia 29.

A verdade é que Dejair, em tese, só tem a chance de subir juntinho a ele no mesmo palanque o prefeito em exercício Davi Cerqueira, se não for candidato e seu ex-contador Beto Careca. Davi, se desejar ser candidato tem mais ampla condição de aglutinar maiores pessoas em seu grupo, porém tem pouco tempo para caminhar (ou administra ou faz política).

Davi, acaso seja candidato, deve enfrentar dificuldades em relação a seus vereadores, vez que Nogueira (DEM), Antonio Silva (PR) e Roberval (PR), tem seus partidos sob o controle do ex-prefeito Dejair, já Alfeu Oliveira e Fernando Paulo, ambos do PT do B, estão ainda com as rédeas presas ao prefeito afastado Zé Pretinho, já Itanael de Góes do PHS, poderá ficar na mesma chapa da também vereadora Nara Muniz, que pretende se lançar candidata a prefeita.

Desgarrado mesmo vai estar o pretenso candidato Roland Lavinge (PSDB) que ainda não deu as caras, e entendemos seja muito difícil entrar agora no jogo (ele não dar pulo errado), rodou e sondou diversos grupos políticos, porém não encontrou encosto, e agora a situação dele fica difícil, devido à nova liderança do prefeito em exercício, que cresceu na pesquisa, e pode dar páreo ao ex-prefeito Dejair.

Pode também ocorrer a montagem de um supergrupo político, uma espécie de todos contra um, a fim de enfrentar ou Dejair com Roberval (esse corre por fora), ou Dejair com Beto, ou Dejair com Davi. Isso pode não ser bom sinal para o futuro político de Una, devido aos compromissos políticos de um lado e o financeiro do outro, que devem ser ampliados.

Una está fora da intermunicipal de Máster

Com um empate em 1 X 1 a seleção local enfrentou a Seleção de Buerarema, e conseguindo apenas 5 pontos na competição se despediu em casa, devido amplo placar de 4 x 1 de Santa Luzia sobre Camacan, que se classificaram. Buerarema pode se se classificar para a segunda fase, por uma vaga biônica, a depender do resulta dos outros grupos.

Grave foi a situação do atleta José Nildo, que saiu do campo direto para a Santa Casa, e depois teve de ser removido para o Hospital de Base em Itabuna, sentindo fores dores no peito, e lado esquerdo do corpo, devido a um choque entre ele e o goleiro da seleção unense.

Não recebemos esse dinheiro todo,

Afirmou o provedor da Santa Casa, que se sentiu ofendido com a matéria publicada por este blog, sobre a possível paralisação dos servidores, Derneval disse a nossa reportagem de que não procede a informação de dez meses de salários atrasados,e atribui as acusações as questões políticas, e que o recursos divulgados pelos site institucional do Portal da Transparência da Bahia, e do Fundo Nacional de Saúde, reproduzidos por este blog, não condizem com a verdade dos recursos arrecadados.

Derneval Gomes Fortunato encaminhou sua defesa a esse blog, porém por problemas técnicos não foi possível publicar na integra, e estamos aguardando o re-envio de um novo expediente para sua publicação na íntegra. Outro fato contestado pelo gestor da entidade é no que tange ao contrato 036/2008, em que obriga a Prefeitura repassar a entidade R$ 26.000,00, “esse contrato não existe” afirma Derneval.

No que se refere ao pagamento aos médicos plantonistas por parte da Prefeitura, por força do contrato nº 027/2008, o provedor nos informou de que os recursos nem passam na contabilidade da entidade, e ele apenas endossa os cheques que são creditados direto nas contas dos profissionais.

Estamos aguardando a íntegra da defesa do provedor para publicação, pois aqui o direito de reposta é garantido, o espaço aqui é democrático e pertence a todos com decência e respeito. "Quem não sabe conviver com a democracia, aprenda a conviver ou deixe de ser homem público". RSMEDEIROS

Servidores municipais se reuniões

Presidente do sindicato dos servidores encaminha ofício a esse blog referindo-se a reunião de hoje (07) sobre perdas salariais.
Ofício nº 033/08 Una-Ba., 07 de Junho de 2008
Ilmº Sr.
Renê Sampaio Medeiros
MD. Gerente do Blog Una na Mídia Via Internert
N e s t a

Prezado Senhor,


Estamos encaminhando para publicação o resultado da reunião conforme foi publicado o Edital de Convocação de nº 002/08 dos servidores Municipais, onde foi apresentado o andamento das rodadas de negociação e a contraproposta da Prefeitura que até agora não foi satisfatória, embora o Sr. Prefeito em uma das reuniões, após analisar a planilha com os reajustes salariais por função, devido a total desproporção de valores e total defasagem de 11 anos, o mesmo concluiu, afirmou e nos deu a garantia que é possível de atendimento da nossa proposta, que imaginava ser arbitraria à situação econômica do Município, entendeu-se também que o reajuste por função, não compromete as contas da administração. Que ao se reunir com o Juiz Eleitoral o Exmº Sr. Dr. Antonio Cândido Garcia de Oliveira, na cidade de Canavieiras, a pedido do Sr. Prefeito, um pedido desnecessário à interpretação da referida Lei de Responsabilidade Fiscal, Constituição Federal e Lei Eleitoral, o Dr. Juiz, disse na referida reunião que a lei não contraria concessão de reposição salarial, desde quando as partes se entendam e seja aprovada pela Câmara de Vereadores, o Sr. Juiz também ficou estarrecido ao saber que há tantos anos os servidores não tiveram nenhum reajuste e ao concluir suas palavras o Sr. Dr. Juiz, perguntou ao Sindicato Sinfespu: e se o Prefeito não conceder o reajuste salarial vocês vão parar? Imediatamente nossa advogada Drª Nadine, respondeu que sim e o Sr. Prefeito David Cerqueira dos Santos, juntamente com o Sec. de Administração e Sec. de Educação presente, não fizeram objeção. Na reunião de hoje, a categoria optaram em continuar tentar fechar o acordo até esta semana, e não acontecendo que não ver outra solução, a não ser decretar uma greve geral.
Desde já agradecemos pela atenção dispensada, subscrevemo-nos,

Atenciosamente,

José Carlos Ferreira
Presidente
Adm. "Renovar Unidos"