Apoio cultural

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Notícia inédita. Telexfree volta a operar no mercado.

Agora está liberado.
A justiça acaba de decidir pela liberação da operação no mercado da Empresa Telexfree.

A decisão vai ser publicada na integra do diário oficial de amanhã, mas tivemos acesso com exclusividade. Após analisar o pedido de uma pessoa prejudicada o julgador decidiu por mandar abrir as contas da empresa para ressarcir ao requerente.

Devido ao seu tamanho não postaremos a decisão na integra aqui, mas o interessado pode clicar aqui e conferir a sentença completa.

Administração volta atrás e anula licitação de ônibus para a Lapa.

Sede do Poder Executivo.
O edital de anulação foi publicado no Diário Oficial do Município de hoje (18), veja aqui. O motivo alegado pela pregoeira foi à conveniência administrativa. O ato da atual administração seria inédito no município, pois os prefeitos anteriores sacrificavam os alunos das faculdades para o transporte dos fiéis. As ações eram puramente eleitoreiras, pois atendia aos interesses dos católicos. Ademais, não há dotação orçamentária para atender a demanda, visto que a Santa Igreja é uma entidade independente do Estado.

O município iria investir aproximadamente R$ 15 mil no transporte dos romeiros à Bom Jesus da Lapa, embora existam três ônibus da Educação, abandonado numa área federal, por falta de pneus. A concessão do município, nas gestões anteriores, não atingia o cunho social, pois havia uma mercantilização do transporte, embora o ente público o cedesse. A cessão do transporte seria, em tese, para atender aos interesses sociais de pessoas menos favorecidas que não tem condições de bancar a viagem, porém os beneficiados eram pessoas de classe média e os pobres não tinham acesso ao benefício.  

Falta de recurso financeiro.


A Prefeitura Municipal de Una vem sofrendo com as constantes quedas nas receitas, além dos compromissos herdados das gestões anteriores. A folha está inchada e o parcelamento da dívida do INSS, consome aproximadamente R$ 100 mil por mês. O município não tem condições de recuperar as estradas vicinais, os serviços essências nos distritos estão precários e o hospital passa por dificuldade financeira. Nem as escolas foram pintadas para inicio do ano letivo.

As fotos valem mais que mil palavras

As imagens a seguir são Alto da Torre e de propriedade do blog Atitude em Una. 

É de dar dó.
Lixarada toma conta da comunidade do Alto da Torre.
Aqui caberia uma escadaria decente. 
Aqui o povo sobe de quatro, quando está chovendo.
O lixo é parceiro indivisível dos moradores.
Diante da situação de caos que se encontra o município, pela escassez dos recursos e os altos compromissos herdados dos governos anteriores, não seria mais sensato consertar as ruas, dever legal do município, do que mandar licitar dois ônibus para atender os interesses da Igreja Católica? É só uma pergunta.

Esperamos que o Poder Executivo e o Legislativo fiscalize a finalidade dos ônibus doados aos romeiros, se de fato, vai atender ao cunho social, em transportar quem realmente não tenha condições de bancar a viagem. Pois nos outros anos, a finalidade era puramente eleitoreira, e os ônibus transportava quem tinha condições de bancar a romaria, já as pessoas de baixo poder aquisitivo eram desprezadas. Haviam organizadores que cobrava a passagem dos fiéis, mesmo o transporte sendo bancado pela Prefeitura. 

Nada contra a fé católica, nem contra a cessão dos ônibus, desde que atenta o cunho social (para quem realmente precise), porém os direitos são iguais entre as religiões, visto que o país é laico (não tem religião oficial), porém ainda impera o Poder político da Santa Igreja sobre os Governos brasileiros, ainda que seus gestores sejam de outra fé, visto que estes insistem em decretar feriados nos dias santos, que interessam apenas aos seguidores do Vaticano.