Apoio cultural

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Atenção estudante universitário de Una, o cadastramento e recadastramento começa dia 25/01

A Associação de Estudantes Universitários de Una-AEUU convoca a todos os estudantes regulares e aos que virão a entrar no próximo semestre para um recadastramento. Vejam abaixo o texto elaborado pela diretoria da associação:

Atenção Estudantes Universitários de Una.

A associação vem por meio deste informar que a data para recadastramento será de 25 a 29/01/2016. Os estudantes que terminaram esse ano, e os que entrarão no próximo semestre, deverão comparecer no local:

Rua Rui Barbosa, n.º 38 -1º andar – sala 04 centro. Prédio em frente a Pizzaria e Restaurante Cantina da Mama.

ATENÇÃO COM A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:

PARA VETERANOS
2 fotos 3×4;
Comprovante de matrícula;

CALOUROS:
Xerox de CPF e RG;
comprovante de residência e matrícula;
2 fotos 3×4.

Cabe ressaltar que o estudante que não possuir a carteirinha não adentrara nos ônibus. E que o cadastro fora do período acarretará em multa.

Portanto fiquem atentos a data.

Nossa história em fotos: Colaboração de Gazo da Colônia

1.ª versão do JEC, ano de 1.984.
Em Pé Fabio Severo, Claudio, Professor Ronaldo, Marcos, Pretão, Milongueiro, Adailton (Luiz Caldas) e Adilson
Agachados: Neguinho, Birron, Gazo, Zé Catu (in memorian), Jurandy, Wdenis, Audilei
Torneio realizado no P.I.C. de Una em Prol a Lídio Figueredo de Jesus
JEC Foi campão municipal de futebol nos anos de 1988, 1989, 1998, 2008, 2011, 2012 e 2015

Se eu ganhar, te darei um emprego! Desconfiem dessa frase.

Bel em Direito e Radialista - DRT 6319
Faltando pouco mais de oito meses para as eleições locais, não é comum a presença de pré-candidatos a prefeitos em rodas de bares, em batizados, missas, cultos religiosos, caruru e em algum terreiro de candomblé. Nesta época não há distinção de cultura, religiosidade, nível social ou econômico. O que vale é o valioso voto nas urnas no dia 02 de Outubro e a promissora voz do poder.

Embora as regras eleitorais deste ano, autorizem que a campanha eleitoral se inicie a 45 dias antes das eleições, ou seja, a partir do dia 16 de agosto de 2016, não é incomum a presença da marca de políticos em diversos eventos festivos sociais, culturais, religiosos e esportivos. Eles querem a todo custo dizer ao eleitor: Eu existo, eu estou aqui! Nem que depois das eleições os papeis fiquem investidos.

Pois bem, os futuros gestores que tomarão posse em 1º de janeiro de 2017 deverão está atentos a nova roupagem da administração pública e aos novos moldes eleitorais vindouros, pois se findou a reeleição. Quem assumir será prefeito por quatro anos e não por oito, como a maioria deles sonhava. As medidas drásticas devem ser tomadas na primeira gestão e não na sonhada segunda parte do governo.

Os eleitores devem ficar atentos as promessas de empregos públicos tão vendidos em épocas eleitorais, pois muito dos municípios, especialmente, o de Una, não comporta o inchaço da maquina pública, e este crescimento desordenado tem um custo altíssimos aos seus gestores, a exemplo do ex-prefeito Dejair, que teve conta com parecer pela rejeição por três oportunidades e a prefeita Diane, que está com o parecer de rejeição nas contas de 2014, face ao índice de gasto com pessoal superior a 54% (cinqüenta e quatro por cento).

Portanto, nós eleitores, pobres e mortais, devemos está atentos e de olhos abertos aos discursos das promessas do tipo: Eu resolvo! Eu posso fazer! Eu prometo! Estes discursos fazem parte do passado, são demagógicos e não resolvem os problemas da coletividade, apenas de meia dúzia de apadrinhados dos gestores. A nova roupagem requer homens e mulheres que estejam determinados ao sacrifício de seu tempo e de sua privacidade em face de uma política social programada e vínculo coletivo.

Os futuros gestores deverão planejar seu pretenso governo e demonstrar de forma transparente aos eleitores. Eles precisam ilustrar de forma de concreta a formula para o aumento das receitas, a redução dos custos e a eliminação dos desperdícios da máquina administrativa, de forma a não comprometer o andamento dos fins sociais do Estado. 

Pré-candidatos que prometem demais, requer, ainda maior, a desconfiança do eleitor. Atualmente, eles dizem que quatro anos é elástico para o seu projeto, mas depois de eleitos, eles alegam que o espaço foi curto e não deu tempo para realizar seus “sonhos” de uma administração promissora.

PM apreende 32 artefatos explosivos em Canavieiras

Do: site da PMBA
Durante uma operação de abordagem no bairro Cidade Nova, Canavieiras/Ba, por volta das 18h de domingo (17), uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 71ªCIPM/Canavieiras encontrou 32 artefatos explosivos dentro de uma casa.

Foram identificados como mediadores da entrega dos explosivos um elemento conhecido como “Careca” e Wellington Celestino Santos, conhecido como “Queno”, que já foi custodiado por homicídio. Eles guardavam no local onde habitavam o material, e conseguiram fugir pelo mangue.

A companheira de Wellington, uma adolescente de 15 anos, foi identificada e apresentada à delegacia. Recém chegada do Rio de Janeiro, ela vinha sendo procurada por ter desferido seis golpes de faca contra um cidadão nas vésperas do Réveillon, durante uma festa.

Assalto ao posto de distribuição de gás

Dois elementos de posse de um revolver roubaram na data de ontem (18) funcionários e a distribuidora de gás situada na Rua 07 de Setembro. Os elementos estavam numa moto NZT/Yamaha e cor azul e chegaram na distribuidora por volta das 12h10, onde anunciaram o assalto.

Após o cometimento do crime, os elementos trancaram os funcionários da empresa e tomaram ruma ao distrito de Colônia. A polícia fez diversas diligências, mas não obtive êxito na captura dos meliantes. 

Assalto na Ilha do Desejo

Na tarde do domingo (17) dois elementos numa moto biz, de cor branca, praticaram o crime de roubo na Ilha da Fantasia. A motocicleta foi vista próximo a entrada do distrito de Pedras de Una. Os elementos não foram presos, entretanto a polícia já tem o nome de um dos suspeitos.

PP promoveu seminário sobre gastos e finança públicas.

Duas palestras ministradas pelo advogado Marco Porto e pelo economista Ziwender Capato, foram destaques no sábado (16) à noite durante um seminário sobre as finanças públicas e os gastos públicos promovido pelo Partido Progressista. O momento foi de conscientização da nova roupagem da administração pública aos novos gestores que assumirem os mandatos em 1º de janeiro de 2017. O momento não é de promessa de empregos, nem de grandes construções, mas de equilíbrio das contas públicas.

Na oportunidade foi demonstrada a única fórmula de equilíbrio das contas públicas, que é gastar menos do que se arrecada, fórmula desobedecidas por diversos municípios brasileiros, conforme demonstrou o advogado Marco Porto. Dos municípios baianos, pouco mais de trinta pagaram o 13º aos servidores na data correta, Una está incluso nessa exceção. Os palestrantes também orientaram atitudes que o gestor deva tomar para não ser responsabilizado por ato de improbidade administrativa, a exemplo do excesso de gasto com pessoal e orientação para aumentar as receitas do município com a ampliação do campo de fiscalização para alcançar o crescimento das receitas com os tributos próprios do município.

Estiveram presentes os vereadores Martan Maciel (PT) e o presidente da Casa Legislativa, vereador Ailton Nunes (SD), além do ex-prefeito Dejair Birschner, presidente do PP em Una.