Apoio cultural

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Prefeitos de Ubatã e de Araci são afastados

Fonte: Assessoria de Cominicação do MP BA Assessoria de Comunicação Social - 10jul07 – Redatora – Anbar / MTBA690

“Uma vitória da cidadania”. Assim o procurador-geral de Justiça Lidivaldo Britto definiu o afastamento, por 90 dias, dos prefeitos de Ubatã, Adailton Ramos Magalhães, e de Araci, José Eliotério da Silva Zedafó, que foi decidido hoje, dia 10, pelo Tribunal Pleno do Poder Judiciário. Segundo Lidivaldo, o prefeito de Ubatã é acusado de não realizar licitação quando comprou material de consumo para a Prefeitura, adquiriu material gráfico e hospitalar e contratou serviços diversos, violando o art. 89 da Lei Federal nº. 8.666/93 que trata das licitações, além do art. 1º inciso I do Decreto Lei 201/67 (crimes de responsabilidade). O afastamento aconteceu seis meses após a extinção da Câmara Especializada, quando o Pleno retomou o julgamento de processos contra prefeitos.

O prefeito de Araci é acusado de ter nomeado cerca de 380 servidores, que trabalharam de janeiro a março de 2005, sem que os cargos de confiança houvessem sido criados, fato denunciado pelo Ministério Público, que o acusa de praticar os crimes previstos no art. 1º item V, XIII e XIV, que trata sobre a proibição de nomeação sem a existência do cargo. Segundo o procurador-geral de Justiça, Zedafó já responde a um processo na Justiça Federal e a diversas ações na comarca de Araci por improbidade administrativa.

Réu em diversos processos instaurados pelo MP, o prefeito de Ubatã chegou a ser preso preventivamente no último mês de junho, mas conseguiu um habeas corpus junto ao Superior Tribunal de Justiça e foi liberado. Entre as acusações que pesam sobre ele está a dispensa de licitação envolvendo recursos da ordem de R$ 647 mil. Lidivaldo explica que o Tribunal de Justiça entendeu que, cautelarmente, os prefeitos deveriam ser afastados, principalmente, em razão da moralidade administrativa.

As duas denúncias foram as primeiras recebidas pelo Pleno na sessão de hoje, que avançou no horário, não oferecendo condições para o julgamento de outros processos. Segundo o procurador-geral de Justiça, que participa das sessões junto com os desembargadores, a primeira reunião que analisou o recebimento das denúncias contra prefeitos após a extinção da Câmara Especializada foi emblemática, tendo os membros decidido pelo afastamento dos prefeitos, a fim de preservar os princípios constitucionais e a moralidade administrativa.

Zé Pretinho agora é PT.


O prefeito José Bispo Santos (PT do B), o Zé Pretinho tem usado de todos os artifícios para se aproximar da base governista do PT, pensando em se livrar das denuncias a ele atribuída, e calar a voz de quem divulga os seus graves erros administrativos.

O aludido prefeito tentou ingressar na legenda peemedebista do Ministro Gedel Vieira Lima, não logrou êxito e tentou até se chegar ao PT, porém não foi bem aceito pelo diretório. Agora o gestor tenta seu ingresso no Palácio de Ondina através do PTB, dirigido por Jonival Lucas.

O prefeito usou a presença de Srª Maria Del Carmem, Presidenta da CONDER, para demonstrar um gesto amistoso com o governo petista condecorando simbolicamente a dirigente como “Madrinha de Una”. De fato o município está precisando de uma madrinha, e de um padrinho também, para fiscalizar e punir os seus afilhados.

Nos últimos dias 03, 04 e 05 foi realizada a grande micareta Una Alegria em sua terceira versão, um evento de poucas atrações e pouco agito, além de diversos comerciantes reclamando das vendas, reflexo da falta de pagamento aos servidores, fatos que repete a cada ano da atual administração.


O gestor que desde o primeiro mês de governo vem sempre mantendo os salários dos servidores em atraso, não efetuou o pagamento funcionário do mês de julho até esta data (10), inclusive há funcionários com salário de junho sem receber. A exceção são os professores que recebem vencimentos através do FUNDEB.

Una enfrenta Ilhéus no próximo domingo (12)

E tem obrigação de ganhar o segundo jogo válido pelo Intermunicipal, versão 2007, cujo será realizado no Estádio Municipal de Una. A Seleção Unense perdeu no último domingo (05) para a Seleção de Santa Luzia, naquela cidade pelo placar de 2 tentos a zero (2 X 0).

O Presidente da Liga Desportiva de Una, Sr. Ivanildo dos Santos Leão, o Nidão, afirmou que mesmo perdendo e jogando sem cinco titulares, a seleção apresentou um bom futebol e confia na classificação para a segunda fase do campeonato. Una caiu no grupo das seleções de Santa Luzia, Ilhéus e Canavieiras, que perdeu para Ilhéus na cidade de Ilhéus pelo placar de 2x 1.

Classificam duas seleções de cada grupo, acaso Una passe para a fase seguinte enfrentará as seleções do grupo de Itabuna, Buerarema, Itarantim e Ibicaraí. A segunda fase do campeonato será disputa em forma de grupo, diferente do ano passado em que Una enfrentou Macarani e saiu praticamente desclassificada ao perde em casa pelo placar de 5 x 1.