Apoio cultural

quinta-feira, 20 de junho de 2013

MORADORES DA PRAÇA DA PROMESSA PARABENIZAM A PREFEITA DIANE RUSCIOLELLI‏

ASCOM - ERLON SANTOS - SEM ÔNUS PARA O ANUNCIANTE
Praça vai sair da promessa e Osteval declara apoio a concretização de um sonho.
Iniciou hoje dia 20/06/2103 o processo de nivelamento da rua da pracinha da promessa com o objetivo de receber o calçamento. No local, a máquina da prefeitura já está fazendo os trabalhos juntamente com a equipe da Secretaria de viação obras e transportes. 

Moradores da rua dizem estarem felizes com a chegada da obra e disseram que há muito tempo viviam no esquecimento, mas que agora terão um calçamento digno e que a Prefeita Diane está de parabéns. 

A Secretaria de Viação, Obras e transportes, informou ainda, que os serviços de calçamento contemplará também o bairro da Urbis, a rua Liberalino Barbosa Souto (compreendida de camisão até próximo a rua 1º de Maio).

Estas ações e outras que estão por vir, são compromissos da gestão da Prefeita Diane, um governo sério pautado na transparência e honestidade com o povo de Una. 

A Prefeita Diane Rusciolelli sempre enfatiza que é preciso ter paciência, responsabilidade ao gerir verbas públicas, com planejamento e honestidade. "Estamos vivendo um momento único em Una, onde estão acontecendo as ações do poder público na comunidade, manutenção nas estradas, atendimento médico, segurança, dentre várias ações e a própria comunidade está vendo e assistindo as mudanças. Esses conjuntos de ações se estenderá por todo o município cada distrito e bairros que serão e estão sendo contemplados" fechou a prefeita.

Do Una Na Mídia

Osteval apoia o governo de Diane
Antes de recebermos a matéria da assessoria da Prefeitura, já havíamos recebido uma ligação de Osteval Maciel da Silva, conhecido por Jhow que falou o seguinte:

-Até que enfim a praça da promessa vai sair verdadeiramente das promessas dos palanques, e acrescentou que, acaso a prefeita conclua a obra, ela que já recebe seu apoio incondicional, jamais será esquecida pelos moradores da localidade. Osteval voltou a dizer que vai falar pessoalmente com a prefeita sobre a melhora da estrada das Pedras pelo paraíso, que segundo Jhow, está acabada.

Una Na Midia ajuda no bom relacionamento entre agricultores e a Prefeitura

Após este blog se manifestar sobre o desprezo dado pela administração atual, no que tange ao fechamento das unidades de produção artesanal de polpas de frutas. Um dos prejudicados nos procurou nesta data para dizer que ficou surpreso com a presença do Sr. Yudi Osawa, Secretário de Agricultura e do Sr. Antonio Hage, dos transportes, em sua propriedade. O motivo da grata surpresa, segundo o produtor, foi a atual administração oferecer apoio político e jurídico na luta contra o ato desastrado de um agente, se é que é, do Ministério da Agricultura.

O fato desastroso não tem o condão da legalidade previsto na Carta Magna.

Um dito cidadão, identificado por Aloiso, que embora não tenha apresentado qualquer credencial ou ato administrativo ou judicial, interditou de "boca" as unidades artesanais de produção de polpas de frutas. O ato motivou ao desemprego de aproximadamente 80 pessoas. O Una Na Mídia enviou e-mail ao M.A. e, a princípio, as informações são de que nenhum agente do órgão foi autorizado a fazer a dita diligência.

Segundo o suposto agente, as unidades não poderiam funcionar, haja vista que não possuíam licença do M.A. As propriedades são abrangidas pelo Programa Nacional de Agricultura Familiar - PRONAF, e a produção das polpas não tem caráter industrial, pois o produto não leva qualquer conservante ou outro produto químico. Ademais, as unidades detém alvarás da vigilância sanitária.

Um agricultor disse que a motivação foi meramente política e de interesse de uma industria da região que abastece o mercado. A dita industria patrocinou a campanha eleitoral de alguns políticos da região. Todo ato público tem que ser tomado mediante documento e a constituição veda ato público desta natureza, de forma verbal.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL RAÍZES DO QUILOMBO CAPOEIRA

TÍTULO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL - AGRADECIMENTOS
Em toda sociedade os movimentos culturais servem, entre outras coisas, para reforçar a identidade de um povo, fazendo com que suas tradições se mantenham a serviço das comunidades e sobrevivam ao processo de aculturação do mundo contemporâneo.  Podemos afirmar que as tradições culturais, é o elo mais marcante entre a vivência e as raízes que constituem a formação histórica de um povo.

Foi pensando nesses aspectos que a Associação Cultural Raízes do Quilombo Capoeira foi fundada, a qual tem por filosofia de vida respeito à diversidade cultural, formação do capoeirista e vivencia da cultura afro-brasileira nas diversas áreas do conhecimento.

Na década de 80, o senhor José Hélio dos Santos ( Mestre Zé do Berimbau), O senhor José Messias Batista Dias ( Contra Mestre) e o senhor Rosivaldo Freitas Teixeira ( Mestre Dunga), tiveram a feliz  iniciativa de implantar um projeto de capoeira  com objetivo de oferecer a comunidade de Ilhéus aulas gratuita de capoeira, marcando o início do Grupo de Capoeira Raízes do Quilombo. No entanto, anos depois o Mestre de Capoeira Zé do Berimbau mudou-se para a cidade de Itapé e o Mestre de capoeira Dunga, deu continuidade ao projeto, apesar das dificuldades. No ano de 2008, o mestre Dunga foi procurado por um grupo de Capoeira da cidade de Una, para convidá-lo a ser o mestre. Vale Ressaltar que na organização do Grupo de Capoeira deve haver uma pessoa graduada como Mestre de capoeira. O Mestre aceitou o convite e realizou o primeiro batizado de capoeira em Una BA, no ano de 2009.
 
Nos últimos cinco anos, o grupo cresceu, tornou-se Associação Cultural  Raízes do Quilombo Capoeira. Hoje, contém na Associação um total de 70 alunos. Sendo que 30 alunos moram em Ilhéus/ Salobrinho e treinam no espaço da UESC com o Mestre Dunga e 40 alunos residem em Una e treinam no espaço da Escola David Soares Pinheiro com o professor Júlio Almeida dos Santos (Professor Bob Rasta). Vale salientar que o mestre e os professores de Capoeira não cobram para dar aula aos alunos e não impõe limite de vagas. Oferecem um serviço filantrópico com uma proposta sócio educativa, onde fazem o uso de uma metodologia que contribui para formação de valores humanos e éticos baseado no respeito, na socialização e liberdade, através do conhecimento histórico e treinos que valorizam a cultura brasileira objetivando a formação do capoeirista no que diz respeito à técnica, o caráter, dignidade e valorização pessoal.
   
A Associação conta com a colaboração financeira de qualquer pessoa que queira abraçar o projeto e se sensibilize com a excelência do resultado. Hoje, contamos com a colaboração dos pais dos alunos e alunos na realização de eventos para gariar fundos, contamos com a ajuda do parceiro colaborador Oberval Berbert que contribui na Assessoria Contábil da Associação há 04 anos, o qual registramos nossa gratidão. Contamos também com algumas pessoas da comunidade e comerciantes que tem colaborado nos eventos de batizados, quando solicitados. Porém a associação não dispõe de colaborações fixas. Por isso a Associação Cultural Raízes do Quilombo capoeira requereu o reconhecimento como Instituição sem fins lucrativos e prestadora de serviço a sociedade com o título de Utilidade Pública e vem publicamente agradecer aos vereadores Ailton, Jorge, Julival, Antônio da Piruna, Davi Cerqueira, Soninha, Martan e Dilsinho que aprovaram o Projeto de Lei nº. 02/2013 de autoria do vereador Osman Berbert. O qual dispõe sobre o título de Utilidade Pública a Associação Cultural Raízes do Quilombo Capoeira.

Salientamos que a capoeira, em outrora vista como apenas uma expressão corporal cultural, hoje ganhou espaça como mais um esporte brasileiro, arte cultural e patrimônio histórico. Portanto na educação, de criança e jovens há a necessidade de metodologias diferentes de ensino com resultados rápidos, tanto psicomotor, quanto no social e cognitivo. Uma das propostas possíveis de se ensinar é com o jogo de capoeira, ele trabalha muito bem o desenvolvimento psicomotor de criança e jovens. Além de fazer um trabalho de orientação fazendo uma relação entre teoria e pratica estabelecendo normas como: respeito, interatividade e disciplina.

A Associação Cultural Raízes do Quilombo Capoeira, tem como meta ser uma instituição referência no fortalecimento da identidade e auto-estima dos alunos; Na promoção de oportunizar a pratica de um esporte  a todos os níveis econômicos; No incentivo ao desenvolvimento das habilidades motoras e cognitivas, sentido rítmico, agilidade, flexibilidade e reflexo; Na sensibilização da comunidade quanto à participação, compreensão e conhecimento da cultura afro brasileira, respeitando a diversidade.

Presidente: Rosivaldo Freitas (Mestre Dunga)
Vice Presidente: Julio Almeida dos Santos (Profº. Bob Rasta).

Anuncio de utilidade pública sem ônus para o anunciante

Bahia divulga resultado definitivo do concurso da PM BA

Imagem: Jornal A Tarde
Pelos menos três unenses contam na relação. Veja a relação na íntegra clicando aqui.