Apoio cultural

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Educação municipal pode parar a partir do dia 03.

Em recente assembléia o Sindicato do Professores do município de Una decidiram parar as suas atividades a partir do dia 03 de julho. A paralisação se dará em conseqüência da falta de repasse do aumento do FUNDEB às prefeituras que tem de ser repassado aos professores.

Em recente reunião com o Núcleo Sindical o Secretário da Educação, Sr. Oberval Calazans Berbert, demonstrando um desrespeito à classe fez uma proposta de 0% (zero por cento) de aumento aos profissionais. A proposta do secretário é mais um de seus deboches com a classe, afirmou um professor bastante indignado.

O movimento estar ameaçado de ocorrer uma vez que há proposta de perseguição aos professores concursados com 20h semanais que trabalham 40 horas, o que são a maioria na categoria. Ele disse que vai cortar as horas de quem não as tem a estabilidade assegurada, declarou um membro do sindicato.

O arraiá da educação

A Secretaria de Educação promoveu na ultima terça-feira (19) um evento no centro da cidade denominado Arraiá da Educação, ocorre que compareceram pouquíssimos professores, mesmo sendo praticamente obrigados a comparecer no evento.

Muita lama, violência e pouca animação marcam o São João 2007 em Una.

Como acontecem todos os anos o São João do Município de Una é realizado no distrito de Colônia e sempre com boa movimentação de pessoas além de boas atrações, só que este ano foi completamente diferente, uma vez da falta de criatividade e de boas bandas no evento.

O desânimo era visível entre os festeiros com pouca alegria e motivação, reflexo do clima tenso que vive o município no aguardo de uma decisão da justiça sobre o destino da administração. Um outro ponto que vem derrubando o alto estima da comunidade unense é a irregularidade no pagamento aos servidores públicos municipais.

O prefeito José Bispo Santos (PT do B) se fez presente no evento e deu pouca atenção aos amigos mais chegados, preferindo ficar mais distante. Entretanto já em ritmo de campanha a re-eleição, Zé Pretinho cumprimenta, ainda que friamente, a todos os presentes.

O que tem também marcado negativamente os eventos populares em Una é o índice de violência entre os jovens participantes. Os brigões aproveitam as festas populares para sanares suas rixas com rivais, ainda mais com a iluminação precária como estava na frente do palanque oficial da festa.

Embora tenha chovido bastante na sexta-feira e criando um lamaçal na rodovia de terra batida isto não atrapalhou a ida em massa da comunidade para prestigiar o evento. Este ano não foi feito nenhuma contratação de banda de peso na região, como tem acontecido em anos anteriores.

A Micareta/2007

O próximo desafio da administração municipal a ser realizado será a micareta alusiva ao aniversário da cidade, que deverá acontecer nos dias 02, 03, 04 e 05 de agosto. Em outras ocasiões houve prefeitos que preferiram pagar a folha dos servidores a produzir o evento, sendo promovidos pelos tradicionais blocos carnavalescos Skandallo, Vem me Amar e Supimpa.

Na administração atual o evento ocorreu nos dois anos do prefeito Zé Pretinho e em grande estilo só que os servidores deixaram de receber seus vencimentos antes da festa. Esta pratica causa um grande prejuízo aos comerciantes e ambulantes, uma vez que há festa e foliões, porém não há consumidores para gastarem.