Apoio cultural

sábado, 30 de março de 2013

PT de Una não pede direito de resposta, mas publica em seu blog

Uma matéria contendo Resposta do Partido dos Trabalhadores de Una ao Blog Una na Mídia em referência às tendenciosas postagens publicadas por este blog nos últimos dias do mês de Março 2013. A matéria acusa o Una Na Mídia de tentar desestabilizar a parceria entre o Governo e o Partido. 

Será que o blog está tentando isso mesmo? Não seria bom que os dirigentes do Partido fizessem uma reflexão melhor do tema? Negam que a Secretaria de Turismo e Meio Ambiente pertence ao partido, e a quem pertence então? A Secretária é filiada ao DEM ou ao PSDB?


O blog Una Na Mídia foi testemunha ocular de uma desavença entre o chefe do poder, à época, Zé Pretinho e seu vice, Davi Cerqueira, portanto tem legitimidade, para admitir que as consequências foram bastante dolorosos para alguns. Só quem se deu de bem foi quem tinha mandato eletivo. Isso não é bom pra ninguém, por isso jamais deseja uma desavença entre Diane e Nildo. O PT ocupa mais de 40 cargos de confiança no Governo de Diane. Tem mais cargo, inclusive, do que o partido do própria prefeita.


Negam que Nildo seja candidato em 2016, sinceramente não parece. Nildo ultimamente futuca o município de Una de canto a canto. É fazendo política ou fiscalizando as estradas, que, a propósito, estão acabadas? 


Gostaria que os dirigentes do PT em Una fossem claros e objetivos como a pergunta. O PT de Nildo Som, pois há duas alas no partido, está, ou, não está com a prefeita Diane Rusciolelli do PSD? Só existem duas perguntas. Sim ou Não. Por favor me respondam, que teria o maior prazer de postar no blog amanhã, em letras garrafais. 


Vejam a matéria na íntegra


Em primeiro lugar deixar claro que em nome da tradição democrática do nosso partido defendemos a liberdade de imprensa e consideramos o debate saudável à democracia e por isso mesmo felicitamos ao Blog Una na Mídia por ter saído da “toca” e depois de quatro anos voltar a se envolver (como sempre de forma tendenciosa) na política local. (risos) E quem não é tendencioso? Não existe na história deste país um homem isento. Acho que no mundo, só Cristo, para os cristãos, conseguiu essa façanha, ainda assim tinha a posição firmada, inclusive a sua postura política-religiosa foi a causa da sua morte. Seres humanos tem sempre as suas tendências, só que alguns em demasia absoluta. 

Para o leitor melhor entender essa nota vamos por partes:

Una na Mídia: O PT de Nildo Som está, ou, não com a prefeita Diane Rusciolelli do PSD


PT de Una – Para começo de conversa o PT de Una não é propriedade de A ou B. Convivemos em Una com inúmeros exemplos, onde políticos de outros partidos tratam a sua instituição como se fosse a cozinha deles. Com o PT de Una sempre foi diferente, é tanto que o companheiro Nildo abriu mão de sua candidatura nas últimas eleições em detrimento de uma aliança avaliada e recomendada pelo diretório local e sem nenhuma interferência de deputado A ou B (Nem do governador Wagner que é do nosso partido).


Una na Mídia – Situação é está afinado com a filosofia de governo de seu líder, é procurar ajeitar as coisas de forma a não prejudicar o interesse coletivo nem afetar os interesses do governo.


PT de Una – A liderança institucional do PT em Una é a sua diretoria executiva. A nossa filosofia é que os lideres, políticos ou não, podem quando necessário, serem criticados sim, pois entendemos que isso faz bem ao processo democrático e ademais os liderados não são bovinos, são humanos que refletem e pensam.


Una na Mídia - O PT é detentor de duas pastas no governo, a da Educação, Esporte e Cultura e do Turismo e Meio Ambiente; ocupa o cargo de vice e tem dois vereadores na Casa do Povo.


PT de Una - (Corrigindo ao blogueiro que não checa a informação antes de publicar) O PT indicou uma pasta (Educação), na pessoa do competentíssimo advogado e professor Gilberto Lisboa.


Turismo e Meio Ambiente, não é indicação nossa, a própria prefeita deixou isso claro, ficamos satisfeitos pela excelente escolha da secretária Thais Gavazza, pois sabemos que a mesma tem competência técnica para ocupar a pasta.


Una na Mídia - O vice-prefeito, Nildo Som, já demonstrou por diversas vezes rompimento político com a prefeita, inclusive faz sua pré-campanha, de olho em 2016.


PT de Una – Fazer jornalismo político alardeando falsas informações é uma prática corriqueira de muitos órgãos da “mídia gorda” no Brasil, agora fazer com bola de cristal nunca tínhamos visto. Essa informação está sendo interpretada pelo PT como uma notícia falaciosa que tem como objetivo desestabilizar o PT e o Governo. Entendemos essa postura do blog, no momento, como prejudicial ao município. Uma pergunta que nos incomoda, partiu do Blog, ou já tem peixe graúdo de olho na Casa Branca em 2016 e o Blog omitiu?


Una na Mídia - Os dois parlamentares, do Partido dos Trabalhadores, que fazem parte da base aliada do governo, além de não defender a administração na tribuna, ainda se calam diante das criticas imposta pela oposição.


PT de Una – O PT tem acompanhado os mandatos dos seus vereadores e até o momento avalia positivamente o comportamento de seus parlamentares. Se o blog acima fizesse jornalismo investigativo teria verificado que nas votações de interesse maior do governo os parlamentares do PT votaram com a prefeita como na eleição da mesa da Presidência da Câmara; na Lei do Incentivo a Pesca; no aumento da verba suplementar para o orçamento, etc. Agora queremos deixar claro: não orientaremos em nenhum momento os nossos vereadores a se posicionar contra bandeiras históricas do Partido dos Trabalhadores. Respeitamos muito nossa história.


Una na Mídia – O bem da verdade, que não é o caso de Una – graças a Deus, alguns de nossos políticos brasileiros estão viciados com as práticas costumas de aumentares as suas receitas no final de mês, através de uma ordenzinha de gasolina, um empreguinho aqui e outro acolá, é uma cesta básica aqui, um mensalinho dali, e assim caminha a humanidade.


PT de Una – Consideramos que os vícios políticos acima contribuem para corroer os princípios que devem orientar a administração publica e sabemos que ele sempre esteve presente em outras administrações aqui em Una. Agora, causou-nos estranheza da parte do blog desviar o assunto, será que foi com o propósito de, sem prova, fazer relação dos vícios acima citados com os vereadores do PT?


Una na Mídia - O PT precisa se definir se é aliado ou adversário político da prefeita Diane, e não ficar no meio termo, pois isso é prejudicial ao contexto político futuro e cria especulações e duvidas na cabeça de cada eleitor. Nildo é ou não é candidato em 2016? Terá o apoio da prefeita ou será seu adversário?


PT de Una – No nosso entender ainda é muito cedo para o blog Una na Mídia pressionar o PT, a citação seria até compreensível na boca de “alguns” políticos locais que se opõe ao PT e não querem o seu sucesso em Una. Entendemos que mesmo sendo legítima a pressão, cabe ao PT definir, com pressão ou sem pressão, os seus posicionamentos e, na hora certa comunicarmos a sociedade unense, a quem devemos satisfação.

Una na Mídia - acaso, o PT deseja fazer oposição ao governo, que sai dele de cabeça erguida e siga o seu caminho como sempre seguiu, fazendo a sua política de bem estar social e a busca de melhorias para a sociedade. Acender duas velas é que não dá. 


PT de Una – Reafirmamos que qualquer decisão que tomarmos sobre qualquer assunto vai ser sempre definida no coletivo e seguiremos nosso caminho “fazendo a política de bem estar social e a busca de melhorias para a sociedade” (grifo nosso).


Una na Mídia - Educação descumpre ordens da prefeita e para.


PT de Una – Consideramos grave esse post, uma averiguação simples com as duas partes (Secretário e Prefeita) comprovaria que o Secretário tentou preservar a prefeita estabelecendo o que todo católico e não católico já está acostumado nesta cidade: Quinta Feira Maior, na Semana Santa sempre foi feriado nas escolas.

Ao contrário do que foi noticiado, assim que soube da intenção da Prefeita de que teria aula na quinta-feira, ele mesmo, o Secretário, ligou para os diretores comunicando que não suspendesse as aulas.


Una na Mídia – Transporte Universitário


PT de Una – Ao contrário do que foi noticiado nesse post Já se tinha verificado no dia anterior (27, Quarta-feira) que por conta do feriado da Sexta-Feira Santa, algumas faculdades não iriam funcionar na Quinta (28). Portanto, um ônibus daria conta da demanda, acontece que este ônibus quando, no dia 28, foi buscar os estudantes em Comandatuba, apresentou um pequeno defeito de última hora, o que levou a empresa a substitui-lo em tempo hábil.
E assim houve o carro para levar os estudantes, com um pequeno contratempo (devido ao defeito acima mencionado) e o carro saiu de Una, exatamente as 17:30, retornando normalmente em seu horário.

83 anos de histórias bem vivida.

Seu Humberto, Antonio Andrade, d. Guilhermina e Paulo Gaúcho
Quem também se junta aos aniversariantes do dia é o nosso amigo Humberto Rusciolelli. Roberta, sua filha mais nova, disse que ele pode ter mais idade, mas Seu Humberto só assume 83 anos. 

Humberto Rusciolelli foi secretario de transportes do Governo de Antonio Andrade e Delegado de Polícia, por três oportunidades, uma em Ibicuí e duas outras, em nosso município. Devido aos bens serviços prestados no município, lhes foi rendida uma homenagem numa escola no distrito de Comandatuba, quem leva o seu nome.

Atualmente Rusciolelli mora em Caldas do Jorro e em Uauá, criando seus bodes de raça e se deleitando nos 48.º C das águas quentes do Jorro. Ele chegou em Una nos idos dos anos 70, onde se estabeleceu, institui família e instalou um comércio e uma fábrica de sabão.


Reinaldo Barreto também é aniversariante do dia.


Policial Militar dedicado ao serviço público, Reinaldo comemora seu aniversario com amigos e colegas de farda, em um sítio, próximo a sede do município, com muita cerveja, regrada a um delicioso e suculento churrasco.

Vice-prefeito, Nildo Som, patrocina festa do Judas.

Seu Toba vai ser queimado hoje.
O evento acontece todos os anos organizado por Antonio Celestino dos Santos, do Bar Bola 7. Gago promove a Queima do Judas a mais de duas décadas. No evento vai se apresentar a Banda Freeson.

Nem a Câmara de Vereadores e muito menos a Prefeitura ajudaram financeiramente a festa, todavia a empresa da prefeita Diane Rusciolelli colaborou, assim com a pessoa física do Presidente da Câmara, Vereador Davi Cerqueira.

O vice-prefeito, José Nildo dos Santos Nascimento, assumiu com os custos de mais de 80% do evento. Nildo Som providenciou a aquisição de palco, som, iluminação e os músicos, de fora, diga-se de passagem. Pelo visto, os músicos da terra, mais uma vez, foram desprezados.  

Hoje é aniversário de Dejair Birschner


Que completa 63 anos de idade e comemora com os irmãos, Valdecir e Anildo, eles ofertaram um bolo ao ex-prefeito. Dejair esteve prefeito por três oportunidades e se tornou o grande marco na administração do município de Una com as grandes conquistas e as grandes construções. A maior conquista do prefeito foi a ampliação da ponte Una Canavieiras e revitalização da Av.: David Fuchs, além da construção de creches e escolas.

Parece que a história, pós 2004, se repete e nenhum de seus afilhados políticos lhes estendeu a mão, nesse primeiro aniversário, fora do poder. No ano passado foi feito uma grande festa em homenagem ao líder, porém este ano, o seu principal amigo político, Prof.º Antonio Raimundo Santana, não arregimentou uma grande festa como fez no passado. Toínho, à época, até mesmo os adversários políticos do prefeito ele conseguiu levar ao aniversário de Dejair.

O PT de Nildo Som está, ou, não está com a prefeita Diane Rusciolelli do PSD?

Unidos na vitoriosa e brilhante campanha de 2012
Situação é está afinado com a filosofia de governo de seu líder, é procurar ajeitar as coisas de forma a não prejudicar o interesse coletivo nem afetar os interesses do governo. Já, oposição, de forma sábia, é criticar quando o governo erra e apresentar soluções plausíveis para o problema. Mas, existe também a oposição mesquinha que é aquela que só fala e nada apresenta de novo.

O PT é detentor de duas pastas no governo, a da Educação, Esporte e Cultura e do Turismo e Meio Ambiente; ocupa o cargo de vice e tem dois vereadores na Casa do Povo. O chefe de uma das pastas deu demonstração esta semana que não anda afinado com a filosofia de governo da mandatária, que não decretou ponto facultativo na quinta-feira, mas ainda assim a sua secretaria parou. Desobedecer à ordem legal do chefe parece um suicídio.  

O vice-prefeito, Nildo Som, já demonstrou por diversas vezes rompimento político com a prefeita, inclusive faz sua pré-campanha, de olho em 2016. Ademais, o vice tem feito ferrenhas criticas ao governo da chefa, a exemplo da não realização da festa de Comandatuba e agora apareceu numa reunião do sindicado dos servidores, que litiga com o governo em busca de melhores condições salariais. Nildo é servidor público municipal, e, claro, tem que defender a sua classe, mas está vice-prefeito, e, também, por dever e ética deve atender a algumas posições do governo, pois faz parte dele.

Os dois parlamentares, do Partido dos Trabalhadores, que fazem parte da base aliada do governo, além de não defender a administração na tribuna, ainda se calam diante das criticas imposta pela oposição. Malgrado, o governo não definir a sua liderança na Casa, mas o vereador do PSD, Ailton Nunes Dias e os do PT, Prof.º José Jorge e Martan Maciel devem defender a bandeira da prefeita Diane Rusciolelli, pois eles pediram votos para a candidata, acreditaram e fizeram com que seus eleitores acreditassem na sua plataforma de governo.

O bem da verdade, que não é o caso de Una – graças a Deus, alguns de nossos políticos brasileiros estão viciados com as praticas costumas de aumentares as suas receitas no final de mês, através de um ordenzinha  de gasolina, um empreguinho aqui e outro acolá, é um cesta básica aqui, um mensalinho dali, e assim caminha a humanidade. Estas práticas não cabem mais no atual contexto administrativo, vez que o tribunal de contas, a sociedade e Ministério Público estão atentos aos males das administrações públicas. Daqui a alguns anos vamos procurar candidatos a prefeito e não iremos encontrar.

O PT precisa se definir se é aliado ou adversário político da prefeita Diane, e não ficar no meio termo, pois isso é prejudicial ao contexto político futuro e cria especulações e duvidas na cabeça de cada eleitor. Nildo é ou não é candidato em 2016? Terá o apoio da prefeita ou será seu adversário? Estas perguntas precisam ser esclarecidas urgentemente para que a sociedade procure analisar o governo e a oposição de forma mais coerente e justa possível. O que está errado, a meu ver, é aliados do governo, ou que se dizem ser, não darem sustentação a tese administrativa da prefeita, nem defender as criticas despojada pela oposição a sua administração. É fato que Diane priorizou demasiadamente a oposição, e deixou alguns de seus afilhados políticos de fora do processo administrativo, mas isso é assunto de bastidores.

Se a prefeita está errada nas suas posições, enquanto administradora, eu não sei, mas os seus aliados devem ser seus principais amigos e defender os interesses de seu governo, disto eu tenho certeza. Os dois vereadores e o vice-prefeito possuem legitimidade para agendar uma conversa franca, democrática e respeitosa com a chefa do município, que é bem melhor do que ficar murmurando pelas esquinas, de que os anseios do grupo estão sendo desprezados em prol de outros interesses, inclusive de adversários. Não é isso que se deseja, mas, acaso, o PT deseja fazer oposição ao governo, que sai dele de cabeça erguida e siga o seu caminho como sempre seguiu, fazendo a sua política de bem estar social e a busca de melhorias para a sociedade. Acender duas velas é que não dá.