Apoio cultural

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Prefeitura promoverá evento cultural em Comandatuba.


Nossa história em fotos: Colaboração André Luiz Arroz.

Em pé: Passarinho, Man, Alcebíades, Robinho, Bujão, Gazo, Cheiro e Souza. Agachados: Caloi, Oberval, Nenem, Marcelo Pangaré e Arroz.
Campeonato organizado na Fazenda Piruna. Joiville foi a equipe campeã. 
Foto de 04/07/1993.

Grupo Musical 2 de Janeiro comemora 86 anos

Do Tabu On Line
Com desfile pelas ruas e avenidas da cidade até a sede onde foi realizada uma apresentação entoando hinos e dobrados, a Filarmônica 2 Janeiro celebrou 86 anos de existência oferecendo um coquetel para inúmeros convidados recepcionados por diretores e músicos da entidade.

O Grupo Musical 2 de Janeiro nesse momento merece aplauso, pela presença constante no calendário de festas do município, sejam religiosos, esportivos, carnavalescos e juninos, diversificando ainda no grande marco que é, sua atividade na formação ininterrupta de músicos gratuitamente desde a fundação em 1930, germinando sementes e colhendo frutos que foram espalhados por este Brasil a fora fazendo carreira em bandas militares, orquestras, corais e bandas musicais diversas.

Nativos de Comandatuba realizam Puxada do Mastro no próximo domingo

Texto: Gusmão Neto. Fotos: Una Na Mídia
Foto de meado dos anos 80
Foto do ano passado.
 

O distrito de Comandatuba realiza no próximo domingo (10) a tradicional Puxada do Mastro, como forma de iniciar os festejos a São Sebastião, padroeiro do povoado e um dos mais reverenciados na região cacaueira. De acordo com a vereadora Soninha Gusmão, representante do local e uma das apoiadoras culturais da celebração, a programação começará logo cedo às 05h da manhã, quando nativos religiosos irão retirar o tronco de madeira de Mata Atlântica, na região do Rio Doce, e o arrastarão em romaria até o distrito, num misto de religiosidade católica e cultura indígena, como manda a tradição. Após chegarem em Comandatuba e arriarem o tronco próximo a igreja, os nativos irão comemorar o ritual com queima de fogos, batuque, música, bebida e feijoada.

A Puxada do Mastro de Comandatuba é considerada uma das principais festas populares do município unense, e nos últimos anos tem sido realizada graças ao empenho dos próprios moradores e de lideranças locais. “Graças à união de nossa comunidade e da ajuda de amigos e aliados estamos garantindo que a tradição não seja deixada para trás. A Puxada do Mastro representa muito para nós moradores de Comandatuba, porque é uma mistura de fé, confraternização e cultura”, diz a vereadora Soninha.

Este ano, a Puxada vai prestar uma homenagem aos nativos já falecidos Seu Bernadino e Seu João, que foram os pioneiros pela celebração a São Sebastião em Comandatuba.