Apoio cultural

sábado, 14 de julho de 2007

Seleção perde jogo preparatório por 3 x 0, e em casa.

Em jogo preparatório para o intermunicipal versão 2007, a seleção de futebol amador de Una enfrentou na tarde deste sábado (14) no Estádio Municipal a seleção da cidade de Coaraci, que já foi campeã e Vice Campeã da competição. Os dois primeiro gols ocorreram já na primeira etapa.

“Um bom jogo” afirmou o presidente da Liga Sr. Ivanildo dos Santos Leão, o Nidão, “o resultado justo seria a vitória da equipe de Coaraci pelo placar de 1 x 0”, isto se levar em consideração um erro de saída de bola pela defesa e um gol duvidoso no que tange ao impedimento, assinalado pela arbitragem do jogo.

O Técnico Gazo que é auxiliado por Oberval Calazans considerou um jogo equilibrado onde a seleção demonstrou um bom preparo físico, fruto de um trabalho do preparador físico Marcio Brandão e lamentou a presenças de alguns jogadores considerados importantes a exemplo do meia-esquerda Danilo, que se casará neste dia, sentiu-se também a falta do meio campo Quinho e do zagueiro Pitussa.

A equipe entrou em campo com Vani (01), Miúdo (02) depois Tata, Sasá (03) depois Nere, Laerte (04) e Aquiles, o meio ficou com Juba (05), Keillan (08) depois Renatinho, Fofo (10) e depois Kássio e Rick (07), o ataque ficou com Marcone (09) depois Rômulo, e Ricardinho (11).

Foi notadamente reconhecido pelos presentes, o bom preparo físico da equipe, que vem fazendo um bom trabalho tendo a frente além de Brandão o treinador de goleiro e massagista Fumanchu. O próximo jogo da seleção será no próximo sábado (21) às 15:00 horas na cidade de Coaraci.

A arbitragem deste jogo ficou ao encargo de Mathias como arbitro central auxiliado por Aldo Parada e Leandro. Leandro é uma das revelações na arbitragem da cidade.

Há um questionamento pela falta de apoio financeiro do comercio local que deixa a responsabilidade por conta da Prefeitura Municipal, o que de certa forma onera um bom custo. A seleção de Coaraci recebe uma ajuda de custo aos jogadores no valor R$ 15.000,00 (quinze mil reais) por mês e treina em dois turnos.

Américo pode ser candidato a prefeito?


Um dos responsáveis em levar o conhecimento da população o envolvimento de seu irmão e prefeito José Bispo Santos, o Zé Pretinho (PT do B) no suposto empréstimo fraudulento junto a Banco Matone, Américo pode ser candidato a prefeito pelo PC do B, assegurou Otto Calazans, ex Chefe de Gabinete do prefeito.

Américo é integro e tem boas qualidades, enfatizou ainda mais o ex Chefe de Gabinete. Não se entende o motivo dessa possibilidade, primeiro Américo não poder ser candidato em face de seu irmão exercer mandato público e segundo o filho do próprio Otto, Sr. Oberval Calazans Berbert, poder ser o candidato a Vice-Prefeito de Zé Pretinho numa candidatura a re-eleição ou até ser o próprio candidato a prefeito.

Oberval que é Secretario da Educação e que já foi vereador é um dos homens a quem o prefeito Zé Pretinho deposita a maior confiança dentre os seus secretários, e Otto Calazans, personalidade política importante de bastidores, jamais ficaria contra seu filho nem Américo contra seu irmão.

O que se comenta, nada confirmado é que Américo e Otto pela suas postura e pelo bom relacionamento esquerdista têm sido olhado por Zé Pretinho para uma via de contato entre ele e a turma da esquerda. Ventila-se a possibilidade de Américo, que é muito amigo hoje do presidente do PT, Sr. Sinval, assumir a direção do PC do B na cidade.

Roberto Carlos que hoje é presidente do comunista partido da Deputada Lidíce da Mata confessou que está sendo encurralado pelo diretório regional a entregar a direção do partido e tem uma reunião marcada para terça-feira (17) com lideranças regionais, às 14:00 horas no Clube Social, já o extra–oficial de Américo marcou outra reunião em local distinto às 16:00 horas.

Dejair disse ser candidato com no mínimo três partidos no apoio.

O ex-prefeito Dejair Birschner (PR) afirmou que domina três partidos no município a quem lhes dará apoio e sustentação na corrida eleitoral do próximo ano. O PR é dirigido por Gleiciane Birschner, filha de Dejair, o DEM por Valdir da Hora, esposo de Glacy, já o PP hoje estar com Renato da Gráfica, que é da base política de Zé Pretinho, porém é representado regionalmente por Jabes Ribeiro, candidato derrotado a deputado estadual, apoiado por Dejair.

Birschner assegura ainda um quarto partido que seria o PMDB, dirigido por Natanael Fagundes, porém é regionalmente coordenado pelo Deputado Federal Raimundo Veloso, amigo de Jabes e pelo Ex Prefeito de Canavieiras Almir Melo, amigo pessoal de Dejair.

Aliados da Professora Jane afirmam categoricamente que o ex Governador e presidente do DEM na Bahia, Paulo Souto, convidou a ex-candidata a prefeita a uma reunião em Salvador, ventilando assim a possibilidade da mesma ser a candidata do DEM no município. Se acaso forem verdadeiras as informações Dejair, ficaria numa tremenda sinuca de bico, e sem o DEM.

Os comentários que circulam no município dão conta da liderança absoluta de Dejair a corrida pela prefeitura, porém o Professor Gilberto Lisboa (PT) assegurou que pode haver uma terceira via, devido à alta rejeição de Dejair e Zé Pretinho, como pode o Vice Prefeito Davi (PT do B) assumir a direção do município e reverter o quadro político.

Beto e Valdeci Birschner se declaram também candidatos, porém eles não conseguem muita confiança de grupo. Beto pela baixa popularidade e devido à nódoa deixada no último pleito eleitoral em que veio a desistir da candidatura às vésperas das eleições, fortalecendo o grupo do atual prefeito. Quanto a Valdeci, existe um sentimento muito grande da sociedade pela sua atitude desastrosa nas últimas eleições municipais, em subir num palanque para denegrir a imagem de seu irmão Dejair.

Beto que junto com a Professora Jane criaram um projeto de se candidatarem juntos, se separaram já nas eleições do ano passado, quando ele não aceitou dar apoio a ACM Neto e a Luciana Reis, preferindo apoiar timidamente Raimundo Veloso. Um técnico em contabilidade pública, defende a bandeira da transparência pública e a descentralização de recursos.

A sociedade de Una está confusa, e com medo,

Com as ondas de boatos, inclusive alguns maldoso, no que se refere às transferências do Dr. Ricardo Dias de Medeiros Netto, Juiz de Direito e do Promotor de Justiça Dr. Marcio Clovis Bósio Guimarães.

O que se tem de concreto é um pedido de transferência do Promotor de Justiça para as comarcas de Alcobaça e de Maraú, conforme publicado no Diário do Poder Judiciário do dia 22 de junho, quanto ao magistrado existem duas habilitações para as comarcas de Seabra e de Paramirim.

Há informações de que o promotor de justiça de fato pediu sua transferência no ano passado, porém a sua publicação se deu apenas nos meados do mês de junho deste ano, já em relação ao Juiz a habilitação foi cadastrada em 12 de julho de 2007.

Seabra e Paramirim são comarcas de segunda instância e por isso o Dr. Ricardo que é Juiz de primeira a mais de quatro anos, certamente pelo seu desempenho tenha se habilitado à promoção. Já a sua esposa a Dr. Alessandra Vasconcelos Dumas de Medeiros Netto que foi recentemente promovida à comarca de terceira, dirigindo a Justiça na Comarca de Canavieiras, está habilitada para ser transferida às comarcas de Lauro de Freitas e Mata de São João.

A dupla vem fazendo um grande trabalho na Justiça da Comarca de Una que abrange os municípios de Una e de Arataca, dando andamento nos processos e atendendo com presteza aos anseios da comunidade unense.

Recursos do PAC não vão contemplar municípios inadimplentes.

A Ministra Chefa da Casa Civil Dilma Rousseff, garantiu em seu discurso no Teatro Castro Alves em Salvador a liberação de R$ 1,36 bilhão para saneamento e a urbanização de 21 municípios da Bahia, porém não será liberado a municípios que estejam em débitos junto ao INSS e Receita Federal.

O governo espera uma colaboração da comunidade nos sentido de fiscalizar os destinos dos recursos. Os maiores beneficiados com o programa vivem de pão e água dos dados pelos prefeitos, e estes dificilmente denunciariam um possível desvio de recursos.

O município de Una não vem recolhendo aos cofres da União os encargos sociais do INSS de seus servidores, o que compromete seus munícipes em receber benefícios da União além de dificultar e causar prejuízos na aposentaria dos funcionários.

Una que nos últimos tempos teve títulos protestados e seu nome figurando na lista de restrições do Sistema de Proteção ao Crédito, dificilmente será uma das contempladas pelo programa do Governo Federal.