Apoio cultural

segunda-feira, 27 de maio de 2013

CONSELHO DE SAÚDE DE UNA TEM NOVA COMPOSIÇÃO

ASCOM PMU - ERLON SANTOS - SEM ÔNUS PARA O MUNICÍPIO.


Foi realizada hoje dia (27/05) no espaço do educador na secretaria da educação de Una, a eleição para a nova composição do Conselho Municipal de Saúde. A atuação do conselho é de controle social, ou seja, a participação da comunidade no andamento da saúde no município. A nova composição terá um mandato de dois anos podendo ser prorrogado.

O conselho deve ser formado por representantes de instituições e comunidade, fortalecendo a participação e o controle social no SUS, mobilizando e articulando a sociedade de forma permanente na defesa dos princípios constitucionais que fundamentam o SUS. São várias as deliberações do conselho de saúde Conforme a quinta diretriz item VI da definição de conselho de saúde resolução N. 453 de 10 de maio de 2012, o conselho de Saúde delibera anualmente sobre a aprovação ou não do relatório de gestão da saúde no município. Foram feitas três rodadas de votação, sendo a primeira para eleger o Presidente, a segunda rodada para eleger o secretário e a terceira rodada para eleger o tesoureiro, o vice foi o segundo mais votado na primeira rodada. Foi decidido também que o voto seria aberto. 

A plenária foi presidida pelo Sr. Jorge Luiz da 6ª DIRES que enfatizou positivamente a participação da Gestora municipal em um processo democrático de escolha e disse que é muito difícil a participação de gestores nesse processo. A Prefeita Diane disse que quer um conselho que atue de forma imparcial, mas, com a razão e que juntos, sociedade e governo, estarão construindo uma saúde de excelência. Disse também que “Una está de parabéns, mesmo com tantas dificuldades estamos conseguindo desenvolver uma saúde boa, com médicos plantonistas, atendimentos de emergência, postos de saúde funcionado, cirurgias acontecendo, entre outros procedimentos”.

A secretária de saúde Marúcia Bahia, agradeceu a plenária e disse que quer ver um conselho forte e participativo, que exerça o papel de fiscalizador. Enfatizou que são muitas as dificuldades e citou exemplos de cidades vizinhas, mas que Una está se sobressaindo positivamente sobre elas, devido a atenção e responsabilidade e compromisso da gestão atual com a saúde do município. E desejou boa sorte aos novos componentes do Conselho Municipal de Saúde. A nova composição: Presidente: Bolivar, Vice-Presidente: Walmir, Secretário: DR. Rolemberg, Tesoureira: Maria Cristina, informou que já vão se reunir para tomada de decisões e procedimentos.

GUARDA MUNICIPAL DE UNA É HOMENAGEADA‏

ASCOM PMU: ERLON SANTOS - SEM ÔNUS PARA O MUNICÍPIO
O evento teve inicio com a tropa sendo passada em revista pela prefeita Diane e a Deputada estadual Ângela Souza e Aconteceu nesta sexta feira 26/05 na câmara de vereadores de Una, uma solenidade de apresentação dos novos métodos de atuação da guarda municipal e a busca por melhorias do efetivo. O evento contou com a participação de diversas autoridades entre elas a Prefeita Diane Rusciolelli, A deputada estadual Ângela Souza, Tenente Rodrigo da cidade de Una, a Delegada Dra. Norma, a Cipe cacaueira, a Polícia Militar de Una e parte do efetivo da guarda municipal de Itabuna e Ilhéus juntamente com seus respectivos comandantes.

Na oportunidade foram apresentados planos e estratégias de atuação da guarda municipal em Una e a apresentação da nova farda. Em um momento de muita emoção, foram graduados para a inspetoria o Gcm Dorival Silvestre de Melo Vitorino, Gcm Valdice Oliveira dos Santos, Gcm Valfredo Oliveira dos Santos, Gcm Antonio Atenor de Jesus Santos. E agraciados com honra ao mérito foram: Alexsandro Silva Santos, Márcio Fledson Costa - Naval. e Wildes. A deputada Ângela Souza reforçou a importância de uma guarda que atua com seriedade e compromisso, zelando pelo patrimônio público e pela segurança dos munícipes e firmou compromisso com os agentes de estar em Brasília buscando melhorias para a categoria. A Delegada Dra. Norma e o Tenente Rodrigo disseram que sem o apoio da guarda municipal muitos dos trabalhos realizados pelas polícias civil e militar possivelmente não ocorreriam e que é muito importante a parceria da guarda municipal que estão sempre prontos a atender as solicitações. A Prefeita Diane e a Deputada Ângela Souza foram homenageadas pelo efetivo da guarda Municipal. 

Estava presente no evento a Dona Caci, como é popularmente conhecida, sendo uma das primeiras GCM feminina no município. A guarda é composta pelo Cmdte Euzenito Varjão, o coordenador de operações e projetos Valdir Francisco e a secretária Valdice Oliveira dos Santos. O evento foi finalizado com um coquetel e desfile pelas principais ruas da cidade em carros oficiais da guarda aberto com as autoridades constituídas.

Parabéns Catarine Rocha.

Aniversariante do dia.
Hoje é aniversário de uma grande profissional na área de saúde, a nossa técnica em enfermagem Catarine Rocha. Profissional gabaritada, dedicada as causas públicas, responsável e boa amiga, Catarine está terminando o curso de enfermagem pela Faculdade de Ilhéus. 

Filha gabada pelos pais José Raimundo (Cheiro) e Luciene (Gaza), mas também muito querida pelos irmão Rulian e Nathaly. 

Esposa do nosso amigo Rossine Pinto  aguarda com muita ansiedade o grande herdeiro do casal, que nascerá a pouco mais que três meses. Parabéns a Catarine Rocha a aniversariante do dia.

Bom que os nossos políticos protestem também em Pau Brasil.

Do: Vermelhinho de Itabuna

OPERAÇÃO " ARMAGEDDON " TIRA MOTOS E CARROS DE CIRCULAÇÃO




Foi realizada , na cidade de Pau Brasil uma mega operação denominada “Armageddon”, comandada pelo Delegado de Policia Civil Francesco Denis da Silva Santana, participaram desta operação a sua equipe de Investigadores e Escrivães das cidades de Jussari, Itajú do Colônia e Pau Brasil, e contou ainda com o apoio e suporte da Equipe Tática da PM de Camacan comandada pelo MAJ PM Rodrigues Castro e o SUB TEN PM Gilson Coordenador do DETRAN/ITABUNA, foram feitas 16 Ocorrências todas de Crime de Trânsito, foram apreendidas 46 motos e 02 veículos, os quais estão a disposição do Detran Itabuna, esta operação envolveu cerca de 40 homens, 10 viaturas e 02 guinchos.


Conforme conversa com o Bel. Francesco Denis, que comandou a operação “Armageddon” informou ainda que a referida operação estenderá as outras cidades, comandada pelo Delegado em parceria com DETRAN, Policia Militar e AGERBA.

Gustavo Bressan quer a emancipação de Colônia e conta com o apoio de Davi Cerqueira.

Informações do Colônia Na Mídia
COLÔNIA DO BRASIL: MITO OU REALIDADE? Os gregos criaram mitos para passar mensagens às pessoas com o objetivo de preservar a memória histórica de seu povo. Há três mil anos não havia explicações científicas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos. Portanto, para buscar um significado para os fatos políticos, econômicos e sociais, os gregos criaram uma série de histórias, de origem imaginativa, que eram transmitidas, principalmente, através da literatura oral.  E a Colônia com isso?  

Durante a sessão de Maio de 2013 a Câmara dos Deputados aprovou o pedido de urgência para a votação de projeto de lei que viabiliza o processo de criação, incorporação, fusão e desmembramentos de municípios no País.  A medida agradou às comunidades que apoiam o movimento emancipacionista. Com o fortalecimento do Sul da Bahia, somado às muitas expectativas em diversos setores econômicos e sociais, é de se esperar o surgimento de novos municípios.  Além da vontade do povo, alguns critérios devem ser considerados, como é o caso da quantidade mínima de habitantes (veja quadro abaixo), estabelecida de forma diferenciada em cada Região, além da realização imediata de um PLEBISCITO POPULAR que verifique a vontade do povo. Pelo texto do projeto, as novas cidades devem ser criadas por meio de plebiscito popular. 

Terá que ser proposta mediante requerimento assinado por pelo menos 10% eleitores residentes nas áreas envolvidas. O pedido deverá ser protocolado na Assembleia Legislativa Estadual, que precisará elaborar, em 180 dias, um estudo sobre a viabilidade da futura cidade e da área remanescente do município pré-existente. 

Deverá verificar a viabilidade econômica, ambiental e política do novo município, e depois será votado pela assembléia legislativa, que decidirá se o arquiva ou homologa.  Se o município for considerado viável, os deputados deverão organizar um plebiscito para que toda a população do município pré-existente possa se manifestar sobre o assunto.  Se os eleitores aprovarem a criação, a assembléia votará a lei estadual que cria a nova cidade. 

Segundo o projeto, a eleição do prefeito, vice-prefeito e vereadores do novo município será realizada na eleição municipal imediatamente subseqüente.  Requisitos para criação  · População mínima: 5 mil habitantes nas Regiões Norte e Centro-Oeste; 7 mil habitantes na Região Nordeste; 10 mil habitantes franquias baratas nas Regiões Sul e Sudeste.  

· Eleitorado do novo território: maior ou igual a 50% de sua população.  
· Núcleo urbano constituído e dotado de infraestrutura, edificações e equipamentos “compatíveis com a condição de município”. Arrecadação: superior à média de 10% dos atuais municípios do estado.  
· Além disso, a área urbana não pode estar situada em reserva indígena, área de preservação ambiental ou área pertencente à União.  

No Sul da Bahia, as localidades de Itamarati, Travessão, Inema, Taboquinhas e Japomirim, já protocolaram o pedido de emancipação política.  Faz mais de uma década que a emancipação de Colônia é debatida por políticos locais e representantes do legislativo estadual. 

A Colônia de Una, um dos primeiros assentamentos do Brasil criado na década de 50 e região circunvizinha, apresentam todos os requisitos para a constituição de um novo município; sua história, localização, infraestrutura, e, principalmente seu povo, constituído por famílias tradicionais da agricultura familiar, em perfeita sintonia com a natureza, suas práticas agroflorestais concordantes com as premissas básicas do desenvolvimento sustentável, além do orgulho de seus moradores, fortalecem ainda mais a estima de seus cidadãos. 

Assim também são os moradores de Vila Brasil e Lençóis da praia que também apresentam as mesmas características e demandas sociais e econômicas.  Essas localidades, juntas representam agricultores familiares, sistemas sustentáveis de produção agrícola, cultura própria, objetivos comuns, e, todas elas ESTÃO CANSADAS DO DESCASO E DESINTERESSE POLÍTICO DE UNA, abandonados há décadas, sem manutenção, apoio, atenção e ainda sofrendo com a má gestão dos recursos públicos.  Como unidade, podem e devem, pensar juntas, a possibilidade em criar um novo município, COLÔNIA DO BRASIL, que integre as comunidades com identidade própria, e com muito ORGULHO, a buscarem sua autonomia, seu próprio governo, que possa realmente buscarem as soluções para os problemas de falta de saúde, educação, emprego e qualidade de vida.  

Convoco todos moradores da zona rural de Colônia, Vila Brasil e Lençóis da Praia a se unirem e discutirem a possibilidade de juntas, administrarem seus próprios problemas e lançarem esse novo território.  Abaixo segue proposta utópica de criação da COLÔNIA DO BRASIL. 

Com luta, não há guerra que não possa ser vencida. Você que quer o melhor para sua família e à sua dignidade, apóie essa idéia. Manifeste-se.

Una: Uma bela cidade no sul da Bahia