Apoio cultural

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Continua "afro descendente" a fumaça na SEEC

Conclave ainda não decidiu. Entrave jurídico.
O Procurador Jurídico diz não ao nome Laudecy Lisboa para assumir a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura. Essas são as informações colhidas direto do gabinete da prefeita Diane Rusciolelli (PSD).

O procurador admitiu em seu parecer que a nomeação da moça surgiria um caso de nepotismo no Governo da mandatária, pois o marido da “ex-futura-nomeada” tem cargo na prefeitura e a sua cunhada é a tesoureira do município. 

Índios são expulsos pela Polícia Federal do Hotel Fazenda Lagoa.

Cacique Tupinanbá de Olivença
Mas, segundo o Cacique Val, a luta vai continuar, a fim de que o Governo Federal se mobilize no sentido de que a demarcação de terra ocorra o mais breve possível. Policiais Federais retiraram os índios do Hotel Fazenda Lagoa que foi invadido deste o último domingo. Há informações de que houveram alguns furtos no local, inclusive de objetos pessoais dos proprietário, o que será apurado pelo Polícia Civil, considerando que o hotel fazenda não pertence às terras do litígio envolvendo os silvícolas e os fazendeiros.   

Laudecy é a nova Secretária de Educação, Esporte e Cultura.


Acaso, seja confirmado o nome por parte do gabinete. O PT "chimbou" no seu sonho de colocar alguém dos seus sonhos. Laudecy Lisboa é da intimidade da prefeita Diane de Brito Rusciolelli e foi uma das coordenadoras da sua campanha, porém Diane vai enfrentar três problemas. A ira do PT, e as duas questões de nepotismo, pois uma vez assumindo o cargo de secretário – agente político, não é permitido na administração pública, parentes de até 2º grau, consanguíneo ou por afinidade. Rogério Martins Borges é casado com Laudecy e tem cargo na prefeitura e a irmã de Rogério, Sr.ª Debora Virgínia, cunhada da nova secretária, é a tesoureira do município.

O Una Na Mídia acredita no trabalho da nova secretária e despoja as suas considerações e os seus desejos que faça uma gestão profícua, de sucesso e muitas realizações. Muito boa a escolha da prefeita, parabéns.

Secretária de Saúde chama o povo de Una de imundos.

Senhora Secretária de Saúde
Se eximindo da responsabilidade com relação ao problema da dengue que assola o município, a Senhora Secretária de Saúde do município, Dr.ª Marúcia Bahia, disse que a epidemia é fruto da irresponsabilidade povo, que não limpa os quintais das casas. O desabafo da secretária foi desferido a uma empresária do ramo de venda de roupas, em vingança a um comentário postado no facebook do esposo e do filho da empresária.

De fato a secretária não está completamente em equívoco, mas o povo precisa do incentivo público para ter conhecimento da sua responsabilidade, é por isso que existe o Poder de Polícia do Estado. Vamos colocar carro de som na rua, incentivando o povo a fazer a limpeza, vamos produzir um mutirão, se preciso ir ao judiciário buscar respaldo afim de que os agentes invadam as casas fechadas, vamos sair do gabinete e conhecer o problema de perto senhora secretária, fazer jus ao bom salário que recebe dos imundos.

O tema da dengue foi assunto do discurso do vereador Osmar Calazans (PTN), que também falou a respeito da desídia da empresa DZSet com os alunos do município. Considerando o valor do contrato, R$ 302 mil, a empresa não tem oferecido os serviços a contento. O vereador Ailton Nunes Dias (PSD) disse que vai propor ao presidente da Casa do Povo, que monte uma comissão a fim de apurar a se prestação de serviço por parte da empresa correspondem as exigências do edital de licitação.

Não tem papel, limpa com jornal.


Professores da Escola Municipal André Rebouças denunciaram ao blog Una Na Mídia, que a escola não vem sendo abastecida com material de limpeza, inclusive papel higiênico. Os alunos e os professores que necessitam usar papel higiênico deve fazer a higienização com papel de caderno ou limpar o fiofó com jornal.

Acabou o Papel
Estava lá na festa, comendo brigadeiro
Deu aquela dor, corri para o banheiro
Cheguei lá na fila, estava lotado
Não deu pra segurar, e fiz despreocupado
O cheiro foi subindo, ninguém aguentou
Colocaram as máscaras
Eu senti o odor
Jingle bel, jingle bel
Acabou o papel
Não faz mal, não faz mal
Limpa com jornal
O jornal ta caro, caro pra "xuxu"
Como é que eu vou fazer
Pra limpar o meu "bumbum"
O ruim desses papéis, são todos de segunda
Ficam esfolando, toda a minha (...)

100 dias de governo e o que de novo?


Por: Renê Sampaio - Radialista DRT 6319
Há exatamente 1oo dias passados brotava no anseio do povo o sentimento de mudança na administração pública, porém para alguns este sentimento não passou de mera expectativa, mas para outros, existe sim, uma mudança, ainda que tímida, mas é possível notar.

A nova prefeita quebrou o paradigma de mudança radical no sistema administrativo município e desprezou o sentimento politico-pessoal em prol de um grupo formado por técnicos administrativos, ainda que essas pessoas tivessem lutando arduamente contra seu nome até as ultimas horas da eleição.

Diane abrigou pelo menos 23 pessoas, segundo uma lista em mãos de um vereador, que levantaram ferrenhamente a bandeira da oposição, uns até afetando a dignidade da pessoa e da família da candidata. Mas, pelo seu jeito democrático e contrario a perseguição, estendeu a mão a estes indivíduos, que lhes jogaram pedras (e irão continuar jogando).

A prefeita, porém tem instituído uma política futurista administrativa, que são as reduções dos custos administrativos e cortou na carne os desperdícios de recursos públicos, embora exista uma teoria pregada por Keynes, em 1929, que sustenta a invasão do Estado na economia, a fim de aquece-la. A redução de IPI (renuncia de receita), o PAC, dentre outras ações do Governo do PT garantiu que o Brasil superasse a crise de 2009, de forma menos dolorosas que outros países emergentes.

Mas o governo tem enfrentado algumas crises com os seus correligionários, a exemplo da eleição da câmara, que tirou de Ailton, vereador do PSD, o gosto de sentar na cadeira da presidência em prol de Davi que é do PMDB. A indicação de adversários a setores importantes da administração também tem causado remorso a alguns amigos da prefeita. Um secretário já pediu (mandaram) para sair, devido a um racha no PT, de Nildo e a outra ala do partido – um quer apoiar Diane, o outro, não.

No momento Uma enfrenta uma epidemia de dengue e nada tem sido feito para controlar ou amenizar o problema, ademais o sistema de saúde, principalmente a atenção básica e o atendimento no Hospital Municipal não tem caminhado bem, e isso, de certa forma, tem dado um desgaste político ao governo da prefeita.

Por outro lado, a secretaria de viação, obras e transporte, ainda não conseguiu realizar o grande sonho dos agricultores que o tratamento das estradas vicinais, ao contrário, foram flagradas maquinas da prefeitura fazendo serviços para particulares, o pior é que essas pessoas, tem boa condições financeiras e que não precisavam. O bairro Marcel Ganem e o distrito de Colônia encontram-se as escuras e as ruas necessitando de limpeza.

A prefeita, conduto, conseguiu manter o pagamento do servidor em dia, além de ter cumprido a obrigação de pagar aos servidores e professores os salários de dezembro e o 13º em atraso. Mas, ela enfrenta outra crise, esta, com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, em relação às perdas salariais, cujo projeto estava na Casa do Povo maduro para ser votado, mas a mandataria mandou retirar o projeto de pauta e faz reformas no dito.

Malgrado a inoperância da sua equipe administrativa, com algumas exceções, a prefeita tem se mostrado firme em suas atitudes e tem boa intenção com os munícipes, isso é o que mais importa. Numa analise critica é possível dizer que a prefeita tem conseguido fazer o dever de casa, de forma contemplar a sociedade com uma esperança, embora com um pouco tímida e com muita desconfiança. Vamos aguardar os próximos 100 dias. E a esperança continua, até o dia 31 de dezembro de 2016.

Droga manda mais um para a vala. Desta vez foi na Carlos Dias, bairro Sucupira.

Corpo da vítima
Bala cravada na parede da casa
Wanderson Souza Santos, nascido em 30/09/1993, 21 anos, foi surpreendido na casa da namorada, por volta das 03h, por dois elementos, que se passaram por policiais e dispararam pelo menos 03 tiros conta a vítima, que acertaram na altura da cabeça. Os autores, ainda, são desconhecidos pela polícia.

A motivação do crime pode ter sido o tráfico de drogas, haja vista que a vítima morava no bairro Marcel Ganem, e, portanto, odiado pelos traficantes do bairro Sucupira. A guarda municipal faz a guarda no local, protegendo o lugar do crime. 

Arrombamento do Fórum

Elementos desconhecidos serraram o cadeado de um dos portões de entrada do fórum municipal e tentaram arrombar a porta do mesmo, porém não conseguiram e deixaram a serra e o cadeado serrado na porta de entrada da instituição.

Nota de falecimento. Morreu Augusto Topografo.

Foto: Una Na Mídia
É com bastante pesar que noticiamos o falecimento, ocorrido a poucos instantes, do Sr. Augusto Rodrigues dos Santos, popularmente conhecido por Augusto Topografo. Há suspeita de que o mesmo tenha sido vítima de infarto fulminante do miocárdio. Augusto nasceu em 14/04/1956, portanto, iria completar 57 anos, no próximo domingo. 

Sempre prestativo, Augusto Topógrafo, era um militante político e tentou, sem sucesso, por quatro oportunidades uma cadeira na câmara de vereadores. Suas raízes familiares estão estabelecidas no distrito de Outeiro. 

O corpo está sendo velado na Igreja Batista, e a família ainda não decidiu o horário do sepultamento. Fica aqui o nosso registro, nossos sentimentos pela perda, nossos respeitosos cumprimentos e a demonstração de espirito de solidariedade à família do falecido.