Apoio cultural

quarta-feira, 22 de abril de 2015

15ª Edição dos Voluntários do Sertão em Condeubas, na Bahia

É acompanhada pela prefeita Diane Rusciolelli, sua secretária de saúde e a secretária de educação. Também integra a comitiva, a diretora do Hospital Municipal Frei Silvério, a enfermeira Tatiane Novais. A cidade de Condeúbas fica na região do centro-sul baiano, a 462 km de Una.


No ano passado a caravana da cidadania aconteceu neste município com assistência jurídica, consultas médicas, tratamento dentário e serviços de oftalmologia. O grupo promove diversos meios de integração social, principalmente entre pessoas das áreas de vulnerabilidade. Foram feitos 30.435 atendimentos em Una.

Os profissionais prestam serviços de forma voluntária nas comunidades e a municipalidade banca a estada do pessoal. O município de Una investiu aproximadamente R$ 200 mil com a receptividade do grupo no ano de 2014.

Relembre aqui

Educação de Una parada: Professores em casa e alunos sem aula!

Aproveitando o feriado de 21 de abril, os professores de Una decidiram por parar as atividades na segunda (20) e no resto da semana. O argumento do sindicato é que o município não fez o reajuste no piso salarial conforme o índice estabelecido pelo governo federal.

A APLB/Núcleo Una argui de que houve uma assembleia para que a administração fosse ouvida sobre a falta de repasse do índice. Porém, mesmo com reunião marcada para a segunda-feira (20), a secretária de educação não compareceu.

O movimento grevista busca sensibilizar a comunidade sobre a necessidade do município repassar o valor imposto pelo governo federal. O município alega que paga além do piso nacional e, portanto, não tem como reajustar o salario de acordo com o índice. 

Outro argumento da municipalidade é de que não dispõe de importe financeiro para reajustar o salario dos servidores, no percentual de 13,01%, pois vai inflacionar a folha e ultrapassar o índice de gasto com pessoal, atribuído pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

No movimentos grevistas de fato, os envolvidos devem se dirigir às suas unidades de serviços ou aos núcleos sindicais, para promoverem movimentos sociais. Todavia, a maioria, em absoluto, dos professores de Una preferem ficar em casa ou participar de algum momento de diversão com a família.