Apoio cultural

domingo, 2 de setembro de 2007

Seleção de Una perde e se complica na tabela de classificação


Pelo placar de 4 x 3 a seleção de Una perdeu o jogo na cidade de Ilhéus, e para complicar ainda mais a situação a seleção de Canavieiras ganhou pelo placar simples de 1 X 0 para a seleção de Santa Luzia, na cidade de Santa Luzia. Una ainda permanece em segundo, graças aos gols marcados, considerando que empata com a seleção de Canavieiras em todos os demais critérios.

Ilhéus que sonha ainda com a classificação, depende do resultado do próximo domingo entre Una e Santa Luzia, a Una interessa apenas ganhar, para não depender do resultado do jogo entre Ilhéus e Canavieiras.

Na chave 12 Ibicarai ganhou em casa por 2 X 0 para Itarantim e Itabuna empatou em 1 x 1 com Buerarema, na cidade de Buerarema. Itabuna caiu para segundo e Ibicaraí empurrou Itarantin para a lanterna da chave.

Itamaraju aplicou uma goleada histórica de 9 x 0 na seleção de Caravelas e permanece em primeiro do grupo 16. Já Porto Seguro perdeu a invencibilidade diante da seleção de Eunapólis pelo placar simples deixando invicta apenas na competição a seleção de Conceição do Coité que venceu Riachão do Jacuípe por 3 x 1.

Já no clássico do cacau Coaraci venceu Itajuípe pelo placar de 3 x 1 na cidade de Coaraci, já Almadina perdeu em casa por 4 x 0 para a seleção de Itagiba. Itajuípe agora está em terceiro lugar na chave, já Coaraci é primeiro do grupo com 11 pontos.

Receita Federal começa a receber o DAI a partir de amanhã (03).


A partir de amanhã a Receita Federal disponibilizará em seu site a Declaração Anual de Isento (DAI). Todos os brasileiros que residem no Brasil e no exterior estão obrigados a fazerem a declaração sob pena de ter o CPF cancelado.

Para fazer a declaração é preciso o número do CPF, do Título Eleitoral e acessar o site http://www.receita.fazenda.gov.br/, ou se dirigirem aos Correios, Casas Lotéricas e Bancos. Os residentes no exterior só poderão fazer a declaração pela internet.

Só estão isentos da declaração quem fez a declaração do Imposto de Renda. O DAI foi instituído no Brasil para coibir a fraude com o CPF, uma vez que existiam diversos brasileiros com números diversos do documento fiscal.

Valderico e Collor: Eles tem algo em comum.

Pelo Radialista Renê Sampaio – DRT 6319

A história do Presidente Collor, deposto pelo parlamento pode ter se repetido em Ilhéus. Não se sabe ao certo qual a verdadeira versão dos fatos que levaram a cassação do prefeito Valderico Reis, nada de concreto foi levado ao conhecimento da opinião pública, um afastamento prematuro da câmara que o fez retornar ao cargo e posteriormente um afastamento de juízo de primeiro grau, retificado por corte superior.

A verdade é, que tanto um quanto o outro subestimaram o Poder Legislativo, outro importante episódio é o que vive a cidade de Ilhéus no momento que está sendo um desmando administrativo de meter vergonha a qualquer cidadão brasileiro, pelos buracos na cidade, pelo lixo nas avenidas, parques e jardins abandonados, enfim Ilhéus entrou num colapso, ainda mais com a crise política que assolou seus últimos dias.

Todos sabem das forças negativas que persistiam sobre o bem sucedido empresário mineiro Valderico Reis que de última hora derrotou todo um sistema montado na política conservadora da cidade, derrotando os mais renomados e conhecidos políticos, inclusive alguns de profissão. Reis foi uma espécie de fenômeno nacional, igual ao presidente Collor, até na profissão de empresários eles tem algo em comum.

O alagoano Collor foi absolvido pelas instâncias jurídicas e pelo clamor popular que o fez voltar à vida pública após a punição política, nada ficou provado contra o presidente. Ele apenas afetou segmentos da entranhada política conservadorista, abriu o mercado internacional contrariando os interesses da retrogradas empresas locais, mexeu na política paternalista, enfim estava se transformando num monarca.

O Prefeito Valderico Reis terá o direito de provar a sua inocência alegada em juízo, e futuramente diante da opinião pública. Ele nunca foi interessante para as mais diversas facções políticas locais, pelo seu jeito inegociável de formalizar um grupo, o seu tratamento desleal aos amigos e inimigos políticos.

A eleição vitoriosa e a queda de Reis deixou diversas experiências, uma delas é empolgação do povo por novas lideranças que aparecem do nada e de repente cresce como um fenômeno, a outra é a pratica da política conservadorista e paternalista que o sistema exige. O homem políticos que quiser se firmar no poder neste sistema atual tem que ser negociador, muitas vezes esquecendo os interesses coletivos para saciar os interesses pessoais de seus inimigos e aliados políticos.

Talvez Ilhéus não tenha sofrido apenas com Valderico Reis, porém ele foi quem mais contrariou interesses partidários e de afilhados políticos, e isso pode traduzir a sua queda. Na posse de Newton Lima foi visto o puxa-saquismo de parlamentares até limpando o seu paletó, ajeitando o seu cabelo para a foto de posse, membros da imprensa local sentado à cadeira do prefeito, como se prefeito fosse.
(http://www.youtube.com/watch?v=ow8xNgNTbEU)

Caciques da política nacional já praticaram atos que não se assemelham nem um pouco com o de Reis, e simplesmente voltaram ao poder no ano seguinte cercados pelos seus afilhados que não conseguem ficar um minuto sequer fora do poder, só por que davam comida, dinheiro e roupa lavada. Entendemos perfeitamente e respeitamos a opinião do parlamento ilheense, entretanto que a sua posição sirva de experiência e reflexão para futuras cassações, que estão logo ali.

Jornal Tabu de Canavieiras presta homenagens à casais unenses.

O Jornal Tabu de Canavieiras que cobre as principais notícias de região cacaueira, conhecidíssimo pela sua história de sucesso, sempre dirigido pela família Perrucho, sai nesta quinzena destacando notícias importantes da administração municipal, a participação da seleção no intermunicipal/2007 e enfatizando os 25 anos de casamento de Arianinho e Lucien.
Sonho em dose dupla

O impresso aproveitou a oportunidade para realizar o sonho do amigo Osteval, conhecido pelas suas piadas alegóricas, ressaltando o bom atendimento e a qualidade dos produtos fornecidos em seu bar que se situa à Rua Barão do Rio Branco, próximo ao Clube Social. Profº Osteval, sempre teve o sonho de aparecer na manchete de um jornal, agora apareceu ao lado de sua querida esposa D. Sandra Margareth.

Osteval Maciel, que é funcionário da CEPLAC em Una há quase 30 anos, é uma figura história e folclórica no município pelos seus contos e suas milagreiras simpatias. Filho do finado Chico Cearense, que foi um dos homens fortes de D. Almeida, à época dos Coronéis, Osteval se diz o verdadeiro herdeiro da coragem e valentia de seu falecido genitor. Osteval tem 04 filhos, 02 homens e 02 mulheres.

Lei o tabu na integra http://www.tabuonline.com.br/