Apoio cultural

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Natan e seus contos históricos II. A loira de 7 metros.

Natan Mendes. A história de Una in persona
Há personagens da história que ainda vivem no meio de nós, bem como algumas viúvas, e, portanto não revelaremos nomes, por respeito a honra da família.

Idos dos anos 70, Una tinha difícil acesso, com aproximados 70 km de estrada de chão até chegar a BR 101, via Arataca e as pessoas precisavam desse acesso para chegar a cidade de Itabuna, a fim de resolver seus problemas. Problemas, que às vezes ocupavam à tarde, e as pessoas casadas e que possuíam carros arriscavam a viagem na estrada fria e escura de Arataca, para não deixar a esposa dormir sozinha no escuro em Una, cuja luz se apagava às 21h30.

A loira de 7 metros
Conta Natan, que os motoristas que viajavam a noite, se deparavam sempre com uma mulher loira, bonita e charmosa, sempre de mini-saia e botas de canos longos, após a saída de Arataca, que pedia carona às margens da estrada. Os motoristas ao verem aquela linda mulher de batom roxo e com perfume bastante cheiroso, paravam para dar carona.

No decorrer da viagem a dita moça começava a dialogar com o condutor que se entusiasmava com o bate-papo e entrava nas intimidades da garota, perguntando nome de pai, mãe, endereço e etc. Nesse bate papo a mulher inflava, sem a percepção do motorista que a reportar sobre seu endereço, ela dizia que morava no cemitério.

O motorista, assombrado, abandonava seu veículo e caia no cacau, porém era perseguido pela loira que inflava até se chegar aos sete metros de altura. Diante daquela situação e da exaustão do problema ali instalado, o motorista desmaiava só retornava os sentidos no dia seguinte, quando pegava seu veículo para se deslocarem às suas casas.

O problema, segundo Natan, era explicar as esposas o acontecido, visto que em Arataca tinha uma casa de mulheres, e as senhoras casadas sempre suspeitavam que seus maridos estivessem dormindo por lá, fazendo visitas as meninas do baixo meretrício, hoje conhecido como brega. Natan disse que sempre viajou, juntamente com Dr.º Quinto e Dr.º Luiz Elias, quando faziam o curso de direito na FESPI, porém nunca encontrou a dita loira de 7 metros. E não é agora que espera encontrá-la, não é Natan? Cida te pega.

Urna biométrica em Una nas próximas eleições.


O TRE anunciou que o município de Una será contemplado com urna biométrica, a partir das próximas eleições. Além, de Una serão contemplados, no sul da Bahia, os municípios de Arataca, Aurelino Leal, Buerarema, Canavieiras, Dário Meira, Gongogi, Ibirataia, São José da Vitória e Ubaitaba. Também receberam a novidade, Alagoinhas, Santo Antonio de Jesus e Senhor do Bonfim. Nas últimas eleições, Pojuca já foi contemplada com a inovação.

Na cidade de Una dos 24.110 habitantes, 18.897 são eleitores inscritos no TRE-Ba, representando 78,38% da população, isto representa, em tese, que apenas 21,62% estão abaixo de 16 anos ou acima de 70 anos, dispensados do voto. O recadastramento ocorre de junho a novembro deste ano. A medida vai evitar que os defuntos ressuscitem em dia de eleição.