Apoio cultural

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Eleições 2008: PDT faz reunião no Clube Social de Una

O Partido Democrático Trabalhista realizou nesta noite (28) uma reunião político-partidária com a presença de personalidades políticas do município, a exemplo do prefeiturável Beto Careca (PC do B), do empresário Paulo Gaúcho e do Vereador Nilton Nogueira (DEM).

Apesar do baixo número de participantes o evento simbolizou o inicio da batalha por parte da Profª Jane, Presidenta do Partido, às eleições 2008, presente também no evento o Presidente do PT, Sr. Sinval de Souza Pinto e outras lideranças do partido do presidente Lula.

A Profª Jane que foi uma renomada vereadora e exemplar serventuária do judiciário foi candidata à prefeita nas eleições de 2004 conseguindo 3.988 votos, hoje aparece tecnicamente empatada em segundo lugar com o atual prefeito Zé Pretinho. A pesquisa aponta o nome da professora como a melhor vice para o prefeiturável Dejair, líder da pesquisa.

A líder do PDT enfrenta graves críticas do radicalismo de seu grupo. Apesar da pretensa candidata ser bastante democrática ao diálogo, é rodeada de alguns inflexíveis parceiros políticos, o que de certa forma pode influenciar nos destinos da sua futura candidatura.

Amanhã ocorrerá no mesmo horário e em locais diferentes convenções de filiação partidária do ex-prefeito Dejair ao PP e do prefeito Zé Pretinho ao PTB. Birschner fará seu ato na Associação dos Funcionários da CEPLAC, já o prefeito fará no Clube Social.

Prefeito promete mudanças no quadro administrativo

Existem informações não confirmadas de que o prefeito Zé Pretinho providenciará nos próximos dias mudança no quadro de secretariado e em algumas diretorias da estrutura administrativa da prefeitura.

O prefeito tem sido pressionado por parte de seu grupo para exonerar o Secretário de Viação Obras e Transporte Sr. Derneval Gomes Fortunato. O secretário mandou embargar a obra que o sogro do prefeito estava fazendo em duas das casas populares, financiadas pelo estado da Bahia.

A denuncia da construção irregular partiu dos vereadores Antonio Silva (PR) e Nilton Nogueira da Silva (DEM) em Sessão Plenária da Câmara e constatada por este blog.

MP veda a autopromoção aos políticos.

A Promotora de Justiça da Comarca de Ilhéus, Drª Karina Cherubini recomendou ao Prefeito da Cidade de Ilhéus, Newton Lima que retirasse o nome do ex-Prefeito Valderico Reis de duas creches e de um shopping popular construído e inaugurado por Reis.

A recomendação atende ao artigo 37 da Constituição Federal e a Lei 8.429 que trata dos crimes de improbidade administrativa, que proibi inclusive o uso da máquina pública para a autopromoção, ademais não se pode fazer homenagens com nomes em patrimônio público de pessoas vivas.

Em Una existe diversos logradouros públicos contendo nomes de pessoas vivas, Colégio Paulo Souto, Colégio Fabio Souto, Rua Nilton Nogueira, Bairro Castilho Andrade, Escola Maria Da Paz, Escola Humberto Rusciolelli, além do Estádio Municipal que leva o nome do prefeito José Bispo Santos.

O prefeito do município a qualquer momento deva ser recomendado pelo Ministério Público para que retire imediatamente os nomes das pessoas vivas dos logradouros públicos, inclusive seu nome do Estádio Municipal. Acaso não cumpra com a recomendação, o MP deverá ingressar com uma Ação de Improbidade Administração, junto ao Judiciário que obrigará o prefeito.