Apoio cultural

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Educação pára em Una


Senão bastasse a carência vivida na rede estadual de ensino, os professores do município decidiram por parar as suas atividades desde a última terça-feira (03), os profissionais de magistério reclamam por melhores salários e condições de trabalho, além de denunciarem a péssima estrutura de ensino vivida pelo município.

Antes de iniciar o movimento os professores se reuniram com o secretario de educação, Sr. Oberval Calazans Berbert, para negociar um aumento salarial, quando os educadores ficaram decepcionados ao serem desrespeitado pelo secretario que ofereceu um aumento de 0% (zero por cento) para a carreira.

Em um informativo distribuído pela APLB/Sindicato, os professores através do sindicato externaram as suas indignações, criticando ferrenhamente a gestão do prefeito Zé Pretinho (PT do B), denunciando o bloqueio de verba nas escolas e da suspensão do leite escolar, pela falta de prestação de contas.

O informativo ainda enfatiza de que a Prefeitura Municipal de Una nos últimos 05 meses recebeu em torno de R$ 2.349.572,34 do FUNDEB, e apenas reformou o CMAFA, sem construir, contudo uma escola sequer. Há denuncias também do péssimo estado do transporte escolar e da falta de material didático para o ensino.

A última greve no ensino municipal ocorreu no ano de 1989 na gestão do prefeito já falecido Manoel Bispo dos Santos, o Mané Dentista. Professores também ficaram indignados ao saber de uma viagem de turismo em família a sede do município de Senhor do Bomfim, distante desta cidade quase 800 km, que o secretário fez na festa de São João com o ônibus escolar.