Apoio cultural

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

PM recupera moto roubada na Cariua

Uma motocicleta honda/pop que foi roubada a cerca de 15 (quinze) dias na região da Cariua foi recuperada na manhã desta quarta-feira (22), após a PM diligenciar a região dos Cotias, onde havia a denuncia de um sequestro. Após checagem no sistema de informações, trata-se de uma moto de placa policial JQT-2283 (Arataca-Bahia), a cor do imóvel é preta, mas os indivíduos já teriam pintado na cor vermelha.

No local, os policiais do Terceiro Pelotão tomaram conhecimento de que 02 (dois) elementos encapuzados invadiram a fazenda de um casal por volta das 06h em busca de armas e dinheiro, mas o dono da fazenda embora bastante machucado conseguiu fugir e pedir socorro ao vizinho.

Supostamente, os mesmos elemntos invadiram outra fazenda na região de Lençóis e nos mesmos modus operandi amarraram um casal que tomava conta da fazenda e roubaram um rifle de caça, além de dinheiro.

Morreu o jornalista Prundêncio


Com fortes dores no peito, deu entrada hoje (22) pela manhã no pronto socorro do Hospital Municipal Frei Silvério o jornalista Orivaldo Prudêncio da Silva, 62 anos. Há indícios de que ele tenha sido vítima de um infarte fulminante do miocárdio.

Morador do município de Una desde a década passada, sempre se dedicou a escrita jornalística como seu lema principal. Prundêncio era religioso e político. Ele chegou a ser candidato aos cargos de vice-prefeito e de vereador, mas nunca logrou êxito. Antes de morar em Una, ele morava no Rio de Janeiro.

Não há informações de parentesco dele nesta cidade, nem o local do velório e horário do sepultamento. Atualmente Prudêncio morava num prédio na Rua Presidente Kennedy. Fica aqui os nossos sentimentos e as nossas homenagens ao grande amigo que partiu e deixará saudades.

Patrimônio histórico e cultural abandonado por herdeiros da Família Almeida.

Decisões importantes do município já foram tomadas neste prédio



O que antes era o símbolo máximo representativo do município de Una, nos dias atuais encontra-se em ruínas, com matos no interior e o telhado caindo - em completo abandono pelos herdeiros da Família Almeida. O ato representa um verdadeiro “crime” contra o patrimônio histórico e cultural  do município de Una e de seus munícipes - as gerações futuras poderão desconhecer o ícone histórico do município de Una.

Os poderes Executivo e Legislativo tem o dever legal de tomar providências imediatas e drásticas, se for o caso, antes que o patrimônio se perca no tempo. A família permitiu a deterioração do bem histórico, a exemplo da retirada dos azulejos barrocos e do piso colonial, além de deixar parte do telhado do prédio cair. 

 
A legislação brasileira permite que o Estado aproprie-se de patrimônio histórico através de uma desapropriação do patrimônio para atender fins sociais e culturais. O caso encaixa nesta matéria tendo em vista que para os herdeiros o bem não está inservível, este também não está desenvolvendo seu papel social, conforme manda a Constituição Federal. 

Há também uma possibilidade de tombamento histórico, em o que o Estado assume indiretamente a posse do bem, criando uma legislação especifica que visa protegê-lo para que os valores históricos e culturais sejam mantidos intocáveis para as comunidades futuras. Este ato administrativo impede a destruição ou descaracterização do bem.