Apoio cultural

terça-feira, 2 de abril de 2013

Nota de pesar


É com bastante pesar que noticiamos a morte do nosso amigo João Paulo Maciel, 55 anos, conhecido por João Varnou. Figura bastante eclética e folclórica, do distrito de Oitiçica, em Canavieiras, devido ao famoso coquinho com cachaça, vendido em seu bar. Varnou foi vitima de infecção hospitalar e faleceu no inicio da noite de ontem. Seu corpo está sendo velado em sua casa no distrito e o sepultamento será hoje ás 16 horas.

Não votei no 55, e muito menos no 13. Eu quero é paz.

Rad. Renê Sampaio - DRT 6.319
Votei em grupo político de pessoas comprometidas com uma administração diferenciada no município. O grupo de Diane Nildo foi um grupo que pregou renovação no cenário político de Una, mas apenas 39,12% dos eleitores votantes nas eleições de 2012, acreditaram nesta proposta, e mais de 60% preferiram acreditar no continuísmo ou no governo desastroso do passado, que aguarda julgamento do judiciário. 13.010 eleitores compareceram a Urnas, para escolher entre o novo e o velho, a maioria preferiu o velho.

Nildo Som e os vereadores do PT e Ailton do PSD induziram seus eleitores a engajar na campanha virtuosa, sob argumentos moderados e cheios de esperanças. E, eles assim como os que votaram no grupo da renovação devem ser persistentes até os últimos dias de governo. Boa intenção a prefeita tem, até demais, embora parte da sua equipe tenha deixado a desejar.

Nós não queríamos ver um vice subserviente, mas também não fica legal, a figura do vice-prefeito que pediu voto e acreditou na parceira de chapa, em tão pouco tempo, desferir criticas ferrenhas a sua liderança, os quais foram eleitos democraticamente pela vontade, de parte, da população. Mesmo por que não cabe ao vice, e antiético, inclusive, o papel de questionar as ações do gestor. Isto é competência do vereador. O vice deve se apresentar quando for convocado para substituir o titular do cargo.

Pelo bem da verdade, não é confortável para o titular do cargo público ouvir os burburinhos diários de criticas proferidas, por quem de direito e de fato deva defender os interesses de seu governo. Ademais, o governo está muito verde para que se faça qualquer análise concreta dos quatro futuros anos.

É perfeitamente compreensível que o sonho de todo o vice é sentar na cadeira do titular, mas isso se conquista com trabalho do dia-a-dia. Nildo Som tem trabalhado diuturnamente ao longo dos últimos quatro anos, quando decidiu candidatar-se ao cargo prefeito. Nildo não tem nenhum motivo para se aliar aos críticos da prefeita Diane, o seu trabalho social e o seu reconhecimento público é mais do que suficiente para ele deslanchar uma candidatura em 2016, acaso ele queira.

É importante que a cúpula do PT não se deixe render ao egoísmo de alguns membros do partido e decida acreditar e defender a plataforma de governo da prefeita, a fim de evitar um transtorno de graves consequências à sociedade de Una. Já passamos por esta turbulência, por duas oportunidades e todos sabem que não foi bom para ninguém, muito menos para o eleitor. O vice tem que ser mais comedido em suas palavras e em suas criticas, às vezes desnecessária, os secretários cumpram fielmente o quanto determinado legalmente pela mandatária, e os vereadores do PT defendam arduamente e ajude a prefeita a administrar o nosso sofrido município. Paz meus irmão! É o que toda sociedade quer!

Hoje não haverá sessão plenária na Casa do Povo

O presidente da Casa, Davi Cerqueira dos Santos (PMDB), suspendeu a sessão ordinária de hoje (2) na Casa Legislativa. O presidente utilizou argumentos de que estar sob atestado médico, mas surge uma pergunta: E o vice, Vereador Antonio da Piruna (PSL) não tem legitimidade para dirigir a sessão? Para quer existe a figura do vice-presidente, eleito democraticamente pelos pares?

Os argumentos do presidente soam longe da possível realidade dos fatos. Há rumores, não oficial, de que devido à turbulência entre o grupo do PT de Nildo e o da prefeita Diane, do PSD, fez com que o Davi suspendesse, para evitar discursos inflamados na Casa. Ademais, o Sindicato dos Servidores buscam aprovação do Projeto de Lei que reajusta as perdas salarias de 2009 a 2012, e isso tem tirado o sono do presidente.

Há informações de que a cúpula do PT local fez reunião ontem à noite, para definir a questão, e hoje, nosso informante, disse que está havendo uma reunião entre o PT local e o PT regional na cidade de Ilhéus ou Itabuna.  

Nossa opinião

A melhor solução é o diálogo, neste momento de crise. Nildo se coloca no lugar de vice e Diane no lugar de gestora, responsável pelo município. Vice é o substituto mediato do prefeito, no caso de ausência. Esta situação de ganhar a eleição juntos e depois romperem não é bom para os grupos, e muito menos para os eleitores, o maior prejudicado na história.

Ex-vereadora é uma das cotadas para assumir a pasta da Educação

Acaso, se confirme, o rompimento político entre o PT de Nildo Som e a prefeita, já existe rumores de que a ex-vereadora Nara Muniz, atualmente filiada ao PHS do vereador Tanda, seja uma das cotadas para assumir a pasta da Educação, que atualmente é controlada pelo PT, de Nildo Som. Uma vez confirmado o rompimento, o PT deve perder as duas secretarias e os cerca de 40 cargos no governo do PSD.

Pode ser que a história de meados de 1997, entre Dejair e Zé Pretinho, se repita na atual conjuntura política. Na época o PT saiu do Governo de Birschner em solidariedade ao Vice-Prefeito Zé Pretinho.

Contas de Nogueira e de Dejair estarão à disposição do povo.

Ex-Prefeito Dejair
Quem quiser ver as contas do ex-presidente da Câmara Municipal de Vereadores, é só chegar na secretaria da Casa e protocolar o pedido. As contas estarão à disposição da comunidade de 04 de abril a 04 de junho. Por igual forma, a prefeita Diane Rusciolelli deve disponibilizar as contas do ex-prefeito Dejair, porém ainda não foi publicado a nota no Diário Oficial definindo o período de disponibilidade.

Ex-Vereador Nilton Nogueira
Os gestores atuais são obrigados a cumprir o mandamento, tendo em vista atender ao princípio da publicidade contido na Constituição. Ademais, cabe ao administrador oferecer local adequado, arejado e aprazível, além de definir a programações de visitações, com horários e datas de cada eleitor visitante.

O cidadão interessado deve apresentar o título de eleitor, prova de cidadania, no momento de protocolar o pedido. Não pode retirar peças dos processos, mas pode fazer anotações em apontamentos, cujo objetivo é de embasar o visitante a ingressar com representação junto ao Ministério Público, acaso encontre irregularidade, ou ajuizar uma ação popular diretamente no Judiciário.