Apoio cultural

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Atenção Senhora Prefeita Diane Rusciolelli.

Os estudantes universitários já começam a sofrer com o transporte escolar, que só anda numa média de 51 km/h – uma carroça. E outra, vem constantemente chegando atrasado no ponto de ônibus.

Hoje os alunos das faculdades de Itabuna passaram por maus momentos com a fumaça e o forte cheiro de óleo diesel no interior do ônibus. O monóxido de carbono é um gás tóxico e que mata.

É preciso que a administração pública sensibilize os empresários a cumprir o contrato a risca, oferecendo um transporte de qualidade, pois são muito bem remunerados a prestarem um serviço digno a comunidade.

Prefeita começa a mostrar o que é gestão pública.

Prefeita mão de ferro
E através da Procuradoria Jurídica do Município recupera patrimônio público, que era usado para, dentre inúmeras irregularidades, a política partidária dos diretores da COOPERUNA.

Por diversas oportunidades o dito caminhão, que tem placa policial de caráter oficial (branca) de n.º JQQ-2802, foi flagrado sendo conduzido por motoristas inabilitados, inclusive o dito já sofreu diversas notificações de trânsito.

O ex-prefeito Dejair, jamais tomou qualquer atitude, haja vista que o presidente da COOPERUNA era também secretário de Agricultura, Industria e Comercio, e afilhado do então vice-prefeito, Beto Careca.

A procuradoria ingressou com uma ação cautelar de busca e apreensão que foi deferido pelo Juízo Civil da Comarca de Itabuna. O estado de conservação do veículo é péssimo, segundo as primeiras informações. 

Primeira morte por Dengue em Una. Estado de emergência.

Uma idosa de nome Maria da Gloria, com aproximadamente com 67 anos entrou em óbito no Hospital Regional Luiz Viana Filho. A mesma ficou internada no Hospital Municipal Frei Silvério por aproximadamente 48 horas, todavia, os procedimentos aplicados não foram suficientes e a mesma teve de ser removida à Ilhéus com insuficiência respiratória. O pior que a secretaria de saúde não admite que a epidemia existe no município e assiste de camarote a crise e até o presente momento não tomou qualquer medida efetiva para sanar o grave problema.

Corpo encontrado no paraíso, na estrada de Pedras.

O falecido
Geandeson Souza Santos, nascido em 08/08/1994, foi encontrado com as mãos e os pés amarrados e com sinal de violência no crânio, boiando no Rio Una/Aliança. O corpo da vítima foi encontrado por populares, próximo ao Sítio de Augusto, na região do Paraíso.

Há informações de que a vítima era envolvido com drogas e assaltos, na cidade de Canavieiras. Cerca de dois anos foram encontrados os corpo de um casal, no mesmo local. Ontem (03), policiais civis procederam levantamento cadavérico na região de Lençóis Belgas, de um corpo que encontrava-se enterrado.

Agentes de Saúde faz manifesto na porta da prefeitura


Os agentes buscam reajuste salarial junto à administração pública municipal. Mais informações em instantes.

Atitude Una antecipa demissão de Gilberto Lisboa


A provável substituta é Prof.ª Nara Muniz. O gabinete disse que não tenha ciência oficial do pedido de demissão do secretário.
Veja a reportagem na íntegra do blog clicando aqui.

HIE: O saboroso azeite de dendê produzido pela Ceplac, em Una.


Por: Phd. José Inácio Lacerda Moura -Pesquisador/Ceplac/Esmai
Phd. José Inácio Lacerda- Pesquisador da ESMAI/Una
A Ceplac, através da Estação Experimental Lemos Maia (ESMAI) localizada no município de Una, está adaptando uma pequena unidade de processamento de cachos de dendê, com objetivo de produzir azeite de boa qualidade, ou seja, baixa acidez aliado ao bom sabor. Posteriormente, pretende repassar todas as informações para os pequenos produtores familiares, principalmente aqueles que produzem o azeite de forma artesanal.

Funcionário retirando a fruta para industrializar
A higiene e o início do processamento dos cachos em, no máximo, 24 horas são fatores que contribuem para a boa qualidade do azeite de dendê. Talvez o preconceito que se tenha contra o consumo de azeite de dendê esteja arraigado na associação acarajé versus distúrbios gastrointestinais. Em parte, esta observação procede, pois salvo algumas exceções, o azeite de dendê produzido pelos tradicionais “rodões” tem alta acidez.

Funcionário aguardando o ponto certo.
A razão do azeite dendê produzido pelas experiências realizadas na Ceplac, em Una, apresentar baixa acidez e bom sabor comparativamente a outros produzidos no sistema tradicional na Bahia, se deve em parte ao material genético. Assim, para a produção desse tipo de azeite usou-se cachos de uma palmeira resultante do cruzamento entre o dendezeiro de origem africana (Elaeis guineensis) e o caiaué (Elaeis oleifera), conhecida como HIE - híbrido interespecífico entre o dendê e o caiaué, ou seja, quando ocorre o  cruzamento entre  plantas de mesmo gênero e espécies diferentes.  O HIE herdou as boas características do caiaué, quais sejam:  baixa acidez, alta concentração de ácidos graxos insaturado ( bom para o coração ), mais claro e mais uniforme. Acrescente-se ainda o baixo porte e resistência a pragas e doenças.
Cacho do HIE


Apenas para esclarecer, o dendezeiro tem sua origem na Africa e acredita-se que sua introdução no Brasil se deu por volta do século XVI, por ocasião das viagens de navios transportando escravos entre o Golfo de Guiné e o recôncavo baiano. Já o caiaué, tem ocorrência no norte da América do Sul e Central.

Todas as excelentes características do HIE remetem a uma pergunta: se esse híbrido herdou as boas características agronômicas do caiaué por que então não produzir óleo diretamente dele? Porquê  o caiuaé é de baixa produtividade,  daí a necessidade de cruzá-lo com o dendezeiro.

Funcionário preparando a fruta para ir à prensa.
O HIE foi introduzido na ESMAI através da Embrapa Amazônia Ocidental. A Embrapa e a Denpasa são as únicas empresas do Brasil que produzem sementes de qualidade. No entanto, no futuro poderemos estruturar um trabalho para produzir o HIE, pois existem plantas de caiaué na estação da Esmai. Nosso objetivo é produzir mudas de HIE e distribuir para aqueles produtores que realmente estejam interessados em produzir azeite de qualidade.

Unanet disse que não mandou bloquear blog Una Na Mídia.

E justiça seja feita, eles estão com a razão. Um assíduo internauta, que visita nossa pagina na cidade de Ilhéus também mandou mensagem noticiando o mesmo problema detectado aqui em Una.

O Sr. André Barros informou que a empresa Unanet é apartidária, e jamais teria intenção em prejudicar um veículo de comunicação, a exemplo do Una Na Mídia.

André disse que mandou toda equipe técnica se empenhar, a fim detectar qualquer problema, porém nada de anormal foi encontrado, inclusive, disse ele, que o blog pode ser aberto no interior da central da empresa. Fica aqui o registro e nossa retratação em público.

Atenção Senhora Prefeita Diane Rusciolelli


É preciso chamar a atenção do seus assessores diretos e indiretos, a fim de que os mesmos tomem conhecimento de que o servidor que tem cargo de confiança é obrigado de estar sempre à disposição da municipalidade e dos munícipes. No governo de Dejair tinha um secretário que desligava o telefone, pago com o dinheiro do povo, nos finais de semana e feriado.

Hoje (03) a empresa DZset deixou os alunos em maus lençóis, os ônibus da dita empresa chegou atrasado no ponto de ônibus e o primeiro carro saiu às 17:17, para as faculdades da cidade de Itabuna. Foi tentado diversos contatos com o chefe de transporte, porém sem êxito, foi preciso a chefa de gabinete solucionar o problema.

Os ônibus não tem oferecido higienização no interior, e o ar condicionado só funcionou no primeiro dia 1º de abril (dia da mentira). Os alunos de Itabuna, principalmente, estão chegando constantemente atrasados devidos às condições precárias dos ônibus, que faz uma média de 51,2 km/h. O ônibus gasta 01h15, no percurso de 64 (Ilhéus a Una). Não nos faça sentir saudade daquela outra empresa.

Atenção Senhor Secretario de Educação

Há denuncias de que os livros que deveriam estarem servindo aos alunos do ensino fundamental, estão se perdendo numa “salinha” apertada, ao lado da biblioteca. Existem informações de que o local sofre infiltração, e os livros estão emudecidos, sujeitos a deterioração. Vamos mandar verificar a situação, se não puder ir in loco checar a drástica situação e que os verdadeiros responsáveis sejam punidos. É dinheiro público sendo jogado no lixo.