Apoio cultural

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Presidente lança o PAC do cacau

E promete muitas novidades para a região sul da Bahia. A presença marcante na região cacaueira do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fica marcada na história desta região, que aproveitou da oportunidade para declarar seu amor pelo povo africano e anunciou a construção de uma universidade especial para receber alunos africanos de língua portuguesa no país.

Discretamente e atrás da ministra Dilma Rousseff no palanque oficial do presidente, o fazendeiro e empresário unense Fausto Pinheiro ouviu o presidente reafirmar seu compromisso com a região e promover o tão sonhado desejo dos produtores de cacau, que é a renegociação de suas dividas.

Lá em baixo do palanque e liderando a turma da “Natureza Sim Resex Não”, o vice-prefeito de Canavieiras João Brasil presenciou o presidente puxando as orelhas dos pré-candidatos a prefeitos que promovem discórdia entre si, e dificulta o processo de política de governo, referindo-se as vaias recebidas pelo Ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima (PMDB).

Já o governador Jaques Wagner, chamado de pão duro por sua excelência, esqueceu de homenagear as mães, ali representadas pelas deputadas Alice Portugal (PC do B) e Lídice da Mata (PSB). O prefeito Nilton Lima, também pouco foi lembrado.

No PAC está também inclusa a construção de um novo Porto Marítimo na cidade de Ilhéus, e uma ferrovia ligando Leste ao Oeste do estado, devendo sair também da cidade de Ilhéus. Em Salvador a Ministra Dilma anunciou a duplicação da BR 116.

Sem comentários. Nem me pergunte os "porquês", que não lhes conto.

A Banda
Chico Buarque
Composição: Chico Buarque

Estava à toa na vida
O meu amor me chamou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
A minha gente sofrida
Despediu-se da dor
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
O homem sério que contava dinheiro parou
O faroleiro que contava vantagem parou
A namorada que contava as estrelas parou
Para ver, ouvir e dar passagem
A moça triste que vivia calada sorriu
A rosa triste que vivia fechada se abriu
E a meninada toda se assanhou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
Estava à toa na vida
O meu amor me chamou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
A minha gente sofrida
Despediu-se da dor
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
O velho fraco se esqueceu do cansaço e pensou
Que ainda era moço pra sair no terraço e dançou
A moça feia debruçou na janela
Pensando que a banda tocava pra ela
A marcha alegre se espalhou na avenida e insistiu
A lua cheia que vivia escondida surgiu
Minha cidade toda se enfeitou
Pra ver a banda passar
cantando coisas de amor
Mas para meu desencanto
O que era doce acabou
Tudo tomou seu lugar
Depois que a banda passou
E cada qual no seu canto
Em cada canto uma dor
Depois da banda passar
Cantando coisas de amor
Depois da banda passar
Cantando coisas de amor...
Uma lição. Nunca espere a banda passar.

Adivaldo Cidade é empossado corregedor-geral do MP

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social do MPE data: 09/05/2008 Redatora: Maiama Cardoso -MTb/BA 2335

Com um discurso emocionado, de agradecimento aos colegas e, principalmente, à família pelo estímulo, compreensão e torcida, o procurador de Justiça Adivaldo Guimarães Cidade tomou posse no cargo de corregedor-geral do Ministério Público do Estado da Bahia na tarde de ontem, dia 8. Durante o biênio 2008-2010, ele, em parceria com o procurador de Justiça Ademário Silva Rodrigues, também empossado ontem no cargo de subcorregedor-geral, dirigirá o órgão orientador e fiscalizador das atividades funcionais e da conduta dos membros do MP.

Ciente de que “a tarefa não será fácil”, o novo corregedor afirmou em seu discurso de posse sentir-se apto para combater e empenhar-se em suas tarefas dedicando o melhor de si. Ele, que ingressou no MP em 1981, garantiu que procurará fazer da Corregedoria um órgão predominantemente orientador sem, contudo, tirar-lhe as funções de fiscalizador e disciplinador. A tarefa será exercida com o apoio do subcorregedor que disse estar preparado para exercer suas funções com humildade, denodo e competência. O comprometimento dos dois foi destacado pelo procurador-geral de Justiça Lidivaldo Britto como primordial para o exercício das atividades, pois pode evitar que erros se constituam em infrações disciplinares.

Adivaldo, lembrou o PGJ, já tem experiência e conhece bem o funcionamento do órgão por já ter sido subcorregedor. Hoje, ele assume com muita bagagem e certamente terá o equilíbrio necessário para compreender as dificuldades de exercício das atividades ministeriais, salientou.
Despedindo-se do cargo, o ex-corregedor Washington Araújo Carigé lembrou que a modificação na chefia da Corregedoria faz parte da dinâmica de uma instituição democrática. Segundo ele, Adivaldo Cidade recebe uma Corregedoria “conceituada em todos os estados e reconhecida por ter realizado um trabalho árduo e contínuo”. A atuação de Carigé foi destacada pelo procurador-geral que deixou registrado o seu agradecimento ao ex-corregedor por ter colaborado com a gestão compartilhada do MP. De acordo com Lidivaldo, ele se dedicou para que as atividades de fiscalização da Corregedoria fossem desenvolvidas com pleno êxito, bom senso e compreensão. A jornada foi desenvolvida por meio de um trabalho em que se buscou ouvir e, se possível, aconselhar para, só depois, partir para a apuração dos fatos com imparcialidade, levantando provas para então instaurar processo, o que foi realizado sempre com muito cuidado, frisou Carigé.

O ex-corregedor afirmou estar deixando o cargo com a consciência absoluta de haver cumprido com eficiência o ônus outorgado e agradeceu a colaboração de todos, principalmente, do procurador de Justiça Rômulo Moreira, à Oseneide Calasans, em memória, uma “excelente colega, fiel e feliz parceira” e à procuradora Leonor Salgado. Agradeceu ainda a todos os promotores corregedores “pela convivência sadia e fraternal que proporcionou o sucesso” e a dedicada equipe de assistentes administrativos. A presidente da Associação do Ministério Público (Ampeb), Norma Angélica Cavalcanti, desejou que o novo corregedor reúna em sua equipe humildade, capacidade de trabalho, conduta íntegra e condições necessárias para enfrentar as adversidades que certamente surgirão. Ela ressaltou que a Ampeb estará sempre de portas abertas e parabenizou Cidade pela escolha de Ademário, “homem de elevada competência”, para subcorregedor.