Apoio cultural

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Jovens do MG voltam a expor arma na rede.

Foto: Facebook.
Utilizando o pseudônimo de jannyellyy pisttoleyra (marrentinha) duas jovens expõem arma numa rede social. A polícia já sabe que elas moram no bairro Marcel Ganem e que a arma, supostamente, pertence a um membro do bando de Maikon Gabriel, o elemento de alcunha Luan. Uma das moças da foto é namorada do dito e a outra é cunhada.


Luan, Maikon Gabriel, e outros, inclusive menores, são acusados de diversos crimes de roubo na zona rural do município. Luan, porém foi vitima de uma emboscada no bairro da Urbis, mas sobreviveu aos ferimentos e já se recuperou dos tiros que fraturou a sua perna e já vem sendo apontado como autor de dois crimes de roubo na região da Queimada Grande. 

Tribunal do Júri absolve Cássio pela morte de Vantierri.

Formado por quatro homens e três mulheres, o Tribunal do Júri absolveu nesta sexta-feira (18) a pessoa de Cassio Brito Afonso. O conselho, embora tenha reconhecido a materialidade e autoria do crime, mas decidiu por maior absolver o réu, discordando da tese da acusação e da defesa. O juiz Mauricio Álvares Barra concedeu liberdade provisória para Cássio, e este vai aguardar, possível recurso da acusação, em liberdade.

O Ministério Publico, representado pela Promotora de Justiça Alicia Violeta Botelho Sgadari Passeggi pugnou pela condenação do réu por homicídio qualificado, uma vez que a motivação do crime foi fútil. A defesa, liderada pelo causídico Advogado Robson Cavalcante Nascimento, pediu a condenação pela pratica de homicídio privilegiado, vez que o réu agiu sob domínio de forte emoção.    

O crime aconteceu ma madrugada do dia 10 de abril de 2011, próximo a Cabana do Bacana, no bairro Santa Rita. O réu disse que foi violentamente agredido pela vítima Vantierri Portela de Menezes, com um “soco da roça” no rosto e este após cair encontrou uma faca e desferiu três golpes certeiro, que levou Vantierri a óbito devido a hemorragia externa.

Curso de Turismo do CEU promove seminário na Câmara Municipal.

Foto: Divulgação do CEU/Prof. Geroaldo Souza.


Os discentes do 4º Ano do Curso de Técnico em Guia de Turismo - CTGT do Colégio Estadual de Una- CEU realizaram no dia 16 de julho de 2014 na Câmara de Vereadores o II Seminário de Turismo, com a temática: “Inteligência emocional no guiamento de turismo”. Esteve presente no evento, o Profº Diretor Luiz Carlos do CEU, Luiz Henrique Dantas (coordenador do CTGT), Mirian Silva (coordenadora de estágio do Curso CTGT), Prefeita Municipal de Una Diane Rusciolelli, Fernando Volpi – Secretário de Turismo de Canavieiras, Docentes do CTGT: Profª Rita Maria, Karlla Costa, Marta Lisboa, Nília Nunes, Alexandre Rusciolelli e D’ Ajuda Kitaoka (Vice- diretores do CEU).


Thais Gavazza Rufino (Secretária de Turismo e Meio Ambiente) discutiu a importância do trabalho em equipe e o papel da comunicação nas relações humanas e na oportunidade entregou os certificados dos discentes do CTGT pelo estágio no Projeto Voluntários do Sertão; Taleyrand Silva dos Santos (Psicólogo) tratou dos estereótipos e identidade no turismo); Rita Teles (Técnica Pedagógica de Una e Palestrante em Gestão de Pessoas e estudos psicanalíticos) abordou sobre a definição da Inteligência Emocional, importância do respeito, relação interpessoal e avaliação de perfil na formação do Guia de Turismo; Mari Gândara (Profª Drª em Psicologia) destacou a importância do conhecimento, liderança, coordenação, organização, otimização e autenticidade no guiamento de turista) e Bhrenda Loren (ex-discente do curso Técnico de Guia em Turismo do Colégio Estadual de Una) compartilhou a sua experiência no trabalho e gestão da inteligência emocional e importância do curso na sua vida profissional e acadêmica.


A realização do seminário foi importante para a formação técnica-profissional dos discentes do CTGT - CEU e fortalece mais a parceria da escola com os demais segmentos sociais na promoção de serviços turísticos com eficácia e excelência no Município de Una e demais localidades.