Apoio cultural

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Política de Una pode tomar novos rumos

Pelo Radialista Renê Sampaio - DRT 6319
Acaso Zé Pretinho (PTB) retorne a comandar o município de Una, haveremos de ver novos rumos a serem tomados nas composições partidárias. Davi (PSB) fora da prefeitura voltaria a ficar órfão de amigos e iria depender de uma parceria com o seu hoje adversário Dejair Birschner (PP), que por sua vez perderia o apoio do grupo de Zé Pretinho.

O prefeito afastado possivelmente para manter o seu orgulho, que é nato, retornando a dirigir o município, logo se lançaria candidato a re-eleição, como já se ventila por seus partidários políticos, o que de certa forma dificultaria ainda mais os nomes de Tanda (PHS), Fernando de Ariano e Alfeu Oliveira, ambos do PT do B a se candidatarem.

O retorno de Zé Pretinho também dificultaria a vida política do prefeito em exercício, uma vez que fora do poder, perderia alguns amigos oportunistas, e na possibilidade de desistência, ficaria impossibilitado de ser candidato, nem a vice nem a vereador, ficando fora do certame.

Numa possibilidade de Davi (PSB) desistir de ser candidato a prefeito, certamente deva orientar parte de seu grupo, para voltar a falar bem de Dejair (PP), que seria a única chance do grupo do prefeito em exercício.

O DEM do vereador Nilton Nogueira e do ex-vereador José Ornir que havia sido liberado por Dejair para se coligar com o PDT da Profª Jane e certamente pediria voto para Davi, deve retornar a pedir voto e aparecer no santinho ao lado de Birschner.

Dejair que saiu a quatro anos do cenário político na qualidade de vilão retorna como um herói de todos os grupo, e até conciliador em alguns momentos. O capixaba vem sendo assediado por todos os grupos políticos, inclusive o do ex-deputado Roland Lavigne, que, aliás, quis fazer as pazes com todos, porém ninguém lhes deu atenção.

STJ concede benefício para Zé Pretinho

Que promete retornar ao cargo de prefeito na próxima sexta-feira (04) devendo, portanto registrar seu nome como candidato a re-eleição. Os pedidos de suspensão de liminar e de sentença, impetrado pelo Dr. José Eduardo Rangel Alckmin, foi deferido pelo Ministro Nilson Naves.

Os recursos são referentes a dois afastamentos deferidos pelo juiz da comarca de Una, em Ações Civis Pública proposta pelo Ministério Público Estadual. O primeiro por tempo indeterminado é referente aos empréstimos consignados junto ao Banco Matone/RS e o segundo foi referente a contrariedade da Lei de Licitações.

O prefeito encontra-se afastado por 120 dias numa terceira Ação Civil, haja vista ter assumido em Termo de Ajustamento de Conduta, contratar os aprovados em concursos junto ao MP, porém Zé Pretinho preferiu manter contratos de apadrinhados políticos. Há um recurso em mãos da desembargadora Rosita Falcão para ser julgado.

Vereadores garantem que serão candidatos

E se baseiam numa resolução do Partido Trabalhista do Brasil. A resolução nº 009/2008, foi encaminhada ao presidente do PT do B em Romualdo Cardoso Nascimento, pelo Diretório Estadual do partido. O presidente local afirmou que já fechou a ata e encaminhou a Justiça Eleitoral (sem chance).

A Presidenta da sigla Dilma Gramacho ordena ao diretório municipal que registrem e garantam a legenda aos vereadores Alfeu Oliveira Santos e a Luciene Cerqueira dos Santos, entretanto deixou de fora o vereador Fernando de Ariano. Outro que vai ter que brigar por uma vaga é um vereador Itanael de Góes do PHS.

A alegação do diretório municipal é que os vereadores teriam contrariado orientação do partido em não dar sustentação ao prefeito afastado Zé Pretinho, quem controla ambos os partidos. Uma Lei Federal já ratificada pelo TSE possibilita aos presidentes de partidos escolherem os nomes de seus candidatos e veta a candidatura nata quem já tenha mandato.

A presidência da sigla partidária determina que sua ordem seja cumprida no prazo de 30 dias sob pena de oferecer punição administrativa ao presidente local.