Apoio cultural

domingo, 7 de outubro de 2007

Seleção perde em casa e praticamente se despede do campeonato

Intermunicipal de seleções amadoras. A seleção que entrou em campo com um time bastante retrancado, e já no primeiro tempo permitiu que a seleção de Valença saísse na frente do placar, todavia conseguiu empatar a partida.

Na segunda etapa a incompetência do técnico Marcio Brandão, falou mais alto e permaneceu com a mesma equipe possibilitando que o time visitante aplicasse mais dois gols, e apenas no final da partida é que resolveu mexer na equipe, colocando Danilo e o garoto Erasmo de 16 anos.

Houve quatro expulsões, duas para cada equipe. Existe um clima de insatisfação interna na equipe que não influenciou no resultado, todavia o técnico Gazo pediu demissão no jogo contra Itagibá, quando a seleção empatou em casa.

Com o resultado do jogo em 2 x 2 entre as seleções de Itagibá e Itarantin, Una que permanece na lanterna com apenas 1 ponto passa a ter chances remotas na competição, vez que disputará mais 06 pontos, 03 deles fora de casa em Itagibá no próximo domingo.

Falta criatividade no meio campo e competência técnica para gerenciar a equipe. Nosso selecionado tem apenas um jogador de criação que é o craque Danilo e quando este não joga bem não há rendimento da equipe. Um outro fator é a falta de preparo técnico da seleção, na semana passada não houve treino tático na equipe.

Una se enquadrará no projeto do biodiesel,

Conforme destacou o Secretario da Agricultura em reunião promovido pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e pelo Instituto Oficina de Cidadania, no ultimo dia 04 no auditório da Universidade. As cidades de Cairu, Camamu, Canavieiras, Igrapiúna, Ilhéus, Itabuna, Una, Ituberá, Nilo Peçanha, Piraí do Norte, Taperoá, Uruçuca e Valença, serão contempladas com o projeto.

Além do biodiesel Geraldo Simões destacou os investimentos do PAC no incentivo a agricultura familiar, a renovação da lavoura cacaueira e nos novos investimentos nas praticas de cultivo a mandioca. Participaram do evento alunos, professores, pesquisadores, produtores e ambientalistas.

O Programa do Biodiesel do Governo da Bahia tem objetivos de implementar no estado um sistema de acompanhar a demanda do mercado interno e externo, visando substituir a energia atual por um sistema renovável, prevendo uma produção de 5,8 milhões de metros cúbico de etanol e 417 mil metros cúbicos de biodiesel.

O investimento neste setor traz importantes recursos para o sul da Bahia que tem enfrentado a crise da vassoura de bruxa que surgiu no inicio dos anos 90 e vem se alastrando para os tempos atuais, causando graves prejuízos ao estado. Muitos jovens migraram para outros estados e até paises, devido a crescente e constante falta de emprego na região.

Muitos municípios que sobreviviam apenas do cacau pagaram um preço alto pela não diversificação da lavoura. A cidade de Una que absolveu a cultura japonesa ainda teve a sorte de não sofrer tanto o impacto da praga, devido aos diversos meios econômicos existentes na zona rural.