Apoio cultural

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Una foi contemplada com uma incubadora doada pela UESC.

Da: ASCOM da PMU - Erlan Santos

A Secretaria de Agricultura Indústria e comércio de Una, recebeu hoje um kit incubadora com: 01 mesa com 05 cadeiras, 01 computador, 01 impressora, 01 datashow, 01 telão de projeção. O kit faz parte do Projeto Incubadora Pública desenvolvido em parceria com a UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz e foi entregue nesta segunda feira (06/05) com uma visita ao gabinete da Prefeita de Una Diane Rusciolelli do professor Lino Arnulfo Vieira Cintra coordenador do projeto Incubadora Pública e pela Sra. Cintya Nobre coordenadora de integração comunitária.

O secretário de agricultura Sr.Yude, informou que a equipe já está sendo treinada e que as instalações para abrigar o Projeto já está sendo providenciado. O projeto funcionará em poucos dias no prédio da Prefeitura na antiga câmara de vereadores.

A Prefeita de Una Diane Rusciolelli, disse que está muito feliz com a parceria e que o Projeto da Incubadora pública, prestará serviço de assistência técnica, informações e orientações às associações,agricultores e comunidade em geral.

Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final.


*Elias Reis
     O Regimento Interno da Câmara Municipal de Ilhéus reza no seu artigo 43 que “As comissões são órgãos técnicos compostos de 03 (três) vereadores com a finalidade de examinar matéria em tramitação na Câmara e emitir parecer sobre a mesma, ou de proceder a estudos sobre assuntos e emitir parecer sobre os mesmos ou de proceder a estudos sobre o assunto de natureza essencial ou, ainda, de investigar assuntos determinados de interesse da administração”.
     É compreensível que o termo ‘parecer’ no parágrafo acima, pressupõe que seja jurídico, e não meramente tecnicista de um dogmatismo e/ou da mera interpretação aleatória de uma grandeza de incerteza e do acaso. A composição desta tão importante comissão requer no mínimo, ao bom censo e a própria lógica. É bem verdade que o Regimento não fala da obrigatoriedade do operador do direito. Mas é inconcebível que um legislativo tendo material humano com conhecimento de causa, seja descartado, meramente por caprichos, politicagem e interesses de terceiros. Cadê o princípio da harmonia e principalmente independência dos poderes, como bem prescreve o art. 2º da Lei Magna e até mesmo com fulcro no regimento da casa?
     Em especial na cidade de Ilhéus, a discrepância da sensibilidade é algo incompreensível.  Num legislativo composto por alguns advogados e bacharéis, é inaceitável o não aproveitamento destes nesta comissão permanente mais importante de um legislativo. Esta deveria ser uma preocupação do presidente da Casa. Claro que se pode observar o quesito votação, porém o bom senso deve prevalecer. Os pareceristas de uma comissão desta envergadura observaram-se os princípios da imparcialidade, igualdade e da boa-fé, com opiniões jurídicas fundamentadas em bases doutrinárias e jurisprudenciais. Não sendo assim, serão meros paracer, a exemplo de tantos que ocorrerão, sendo o último a justificativa para aprovar a Lei do Pai Nosso. Uma indecência jurídica, atropelando a lei e numa tramitação totalmente equivocada. Neste caso, dolo mesmo.
     No mínimo deveriam compor esta comissão o bacharel Rafael Benevides, Luiz Carlos-Escuta, o colega bacharelando Alisson Mendonça e, quiçá, o mais preparado nesta área, Dr. Cosme Araújo. Necessariamente não todos, mas, a presidência desta comissão deveria ficar com um operador do direito. É a lógica para o bom andamento constitucional e legal. O certo é que sem um causídico nesta comissão, todos os trabalhos serão penalizados. Como alguém sem o mínimo conhecimento e saber jurídico pode atuar? A Comissão é temática e precisa. Observará uma gama de situações: Aspectos constitucional, legal, regimental e de técnica legislativa de projetos, emendas ou substitutivos; Admissibilidade de proposta de emenda à Lei Orgânica; Assunto de natureza jurídica ou constitucional que lhe seja submetido, em consulta, pelo Presidente da Câmara, pelo Plenário ou por outra Comissão, ou em razão de recurso previsto neste Regimento; Direitos e deveres do mandato, e tantos outros itens de atribuições.
     E por analogia, é incompreensível a Comissão de Saúde não estar presente Dr. Aldemir Almeida ou o médico, Dr. Roland Lavigne. Ora, se tem legisladores qualificados, que sejam, via votação ou prévio acordo, conduzidos.

*Presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus e bacharelando no curso de direito da Faculdade de Ilhéus.

Coisas do facebook


MORREU MIMIDE DO LORDÃO

DO VERMELHINHO DE ITABUNA
MIMIDE, guitarrista fundador do Lord Ritmos – Lordåo, faleceu nessa madrugada em Itabuna. Ele e o Lordão se confudem na história. Na imagem, Kokó ao fundo e Mimide com o violão. Sepultamento será hoje às 16 horas.Clemides Pereira, o ´Mimide´ estava afastado das atividades musicais por conta de sua saúde debilitada. Na madrugada de hoje ele não resistiu e veio a falecer. A Banda Lordão estará completando, em dezembro (dia 20), 51 anos de estrada e é respeitada pelos mais importantes artistas do nordeste. Kokó, um dos líderes da Banda Lordão, enviou nota à imprensa, lamentando o falecimento do colega e amigo: "É com grande pesar e comoção que o nosso querido Mimide, guitarrista fundador do Lord Ritmos – Lordåo, faleceu nessa madrugada em Itabuna. Aos amigos, parentes e fãs o nosso momento de tristeza com os papos e risadas!!! Deus conforte a família”.

PM de Una intensifica policiamento no trânsito e combate a poluição sonora.

Um verdadeiro trio elétrico

Foto: Una Na Mídia 
O inferno astral de Praia de Lençóis

Pelo menos nove motocicletas e dois carros foram retidos pela Polícia Militar neste final de semana. As motos são pela falta de documentação, falta de placa e conduzidas por pessoas inabilitadas. Já os carros foram retidos devido ao uso excessivo de som automotivo perturbando o sossego alheio e os seus condutores não possuírem CNH. Dois menores foram flagrados fazendo exibicionismo no distrito de Colônia e um carro foi retido em Praia de Lençóis às 00h30, desta segunda-feira (06).
Motos que vão para a Delegacia de Polícia
Outros veículos foram notificados, devido a falta de capacete ou conduzido por pessoas sem Carteira Nacional de Habilitação. Os veículos envolvidos em crime são apresentados na Delegacia de Polícia e, no caso, das infrações de trânsito, são encaminhados no DETRAN/Ilhéus para regularização.   
Motos que vão para o DETRAN

Leitor denuncia falta de abastecimento dos caixas eletrônicos.


Caro blogueiro,  boa noite!!

Venho por meio deste registrar a minha indignação, bem como solicitar a publicação desta em seu blog, pois sou admirador e visitante assíduo desse valioso mecanismo de divulgação e informação. 

A reclamação origina-se da necessidade em retirar uma pequena quantia em dinheiro no caixa eletrônico do Banco do Brasil desta cidade, visto que havia me programado para algumas atividades para o final de semana, como também cobrir pequenas despesas cotidianas. Ocorre que ao chegar ao referido recinto, deparei-me com todos os caixas desabastecidos, isto no Sábado pela manhã. Hoje, Domingo, dirigi-me novamente pela parte da tarde para uma última tentativa, e não me admirou por encontrar o mesmo cenário lastimável. 

O que me vem à mente é que, numa instituição onde já não basta o roubo descarado, através de juros abusivos e uma série de cobranças e taxas, da ordem de milhões ao dia, em se tratando de macrorregião, eles deveriam ter o mínimo de respeito e consideração pelos seus correntistas, ou clientes, visto que os mesmos é que sustentam a aludida Instituição Financeira. 

Fico a imaginar se, no caso de uma emergência por motivo de saúde, ou caso de vida ou morte, alguém recorrer à referida agência e deparar-se com tal situação. O próprio amigo blogueiro, ou parente direto ou indireto, como se sentiria? Por fim, perdi um final de semana com família e amigos, por um simples capricho dos que se sentem donos do mundo, e quem vai me ressarcir este prejuízo? Sou correntista há vários anos, e só não mudo de agência por motivos profissionais. 

Vale ressaltar que este ato vergonhoso e desumano é recorrente e passa desapercebido aos olhos da sociedade, não sei se por medo ou acomodação, mas a sociedade clama por providências. Fica aqui meu registro e peço humildemente a colaboração de vossa senhoria, para que no futuro, não venhamos a sofrer algo pior pelo mesmo motivo. Atenciosamente,

COMENTÁRIO ANÔNIMO: "Tudo como dantes no quartel de Abrantes". Mudam as pessoas mas o "modos operandi" continua o mesmo ou até pior. Aí dá uma saudade danada do Dr. Márcio Bósio.