Apoio cultural

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Mataram Puka na Urbis.


Vítima

O indivíduo Gilvan Anjos da Silva, nascido em 27Nov96, foi surpreendido por dois elementos numa moto Titan prata, placa não anotada, no interior de um bar na rua principal do bairro da Urbis por disparos de arma de fogo.

A investida criminosa aconteceu por volta das 20h20 e os elementos fugiram em direção ao centro da cidade. A Polícia Militar está no local e colheu informações de que um suspeito do crime é Joilson Teixeira Rodriguês, o Zaroio. A motivação tenha sido o trafico de drogas.

Suspeito do crime
Puka era um dos braços direitos do trafico no bairro Marcel Ganem e cumpriu medida sócio-educativa, enquanto menor, mas estava freqüentando a igreja. Alguns roubos praticados na cidade e na zona rural estavam sendo atribuídos a ele, porém a polícia ainda não tinha conseguido reunir provas.

Prefeitura proíbe vasilhame de vidros e paredões de som no entorno da festa.



DECRETO Nº 394 de 22 de Junho de 2016

“Veda o comércio de bebidas em garrafas e copos de vidro e som em carros durante o São João da Colônia”.

A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE UNA, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições legais conferidas, in casu, pelo art. 77, inciso VI, da Lei Orgânica do Município de Una, 
CONSIDERANDO a necessidade de coibir o uso de garrafas e copos de vidro em razão da segurança e do perigo que esses materiais podem causar durante as festividades que se realizará na área central do Distrito de Colônia;
CONSIDERANDO, finalmente, a necessidade de garantir e assegurar a proteção e segurança dos participantes das festividades;

D E C R E T A: 
Art. 1.º Fica proibida a venda e o consumo de bebidas em recipientes de vidro no circuito do São João do Distrito de Colônia, no período de 23 a 25 de junho de 2016.
Parágrafo único. Durante esse período, os comerciantes deverão comercializar bebidas servidas em latas, garrafas pets e copos plásticos.
Art. 2.º A utilização de som em carros, caixas de som avulsas e trio elétrico que não pertença à organização do evento oficial também estará proibida. A medida vale para TODO o Distrito de Colônia.
Parágrafo único. O descumprimento do “caput” deste artigo ensejará apreensão e reboque do carro de som ou do veículo particular.
Art. 3.º Caberá à fiscalização municipal, com o auxílio das Polícias Civil e Militar observarem o cumprimento das proibições deste Decreto.
Art. 4.º Determino que a publicidade do presente ato alcance além do Diário Oficial Eletrônico, sua afixação em todos os prédios públicos, bem como o envio para os serviços de divulgação sonora, além do átrio da Câmara Municipal e do Fórum, a fim de que todos tomem conhecimento do aqui regulamentado.
Art. 5.° Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogando as disposições em contrário.
Gabinete da Prefeita Municipal de Una, Bahia, em 22 de Junho de 2016.

DIANE BRITO RUSCIOLELLI
Prefeita Municipal

EMBASA vende água de Una para Ilhéus

As primeiras notícias que chegaram a este blog são de que a EMBASA está vendendo a água do município de Una para o município de Ilhéus. Uma equipe de fiscalização da prefeitura está no momento no escritório da empresa apurando as evidências da informação.



A verdade é que a equipe de fiscalização da prefeitura, a Guarda Municipal e uma equipe da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente apreenderam dois caminhões pipa carregados com água tratada pela empresa para fornecer a uma empresa particular no município de Ilhéus.

Prefeitura antecipa 100% do salário dos servidores.



Cumprindo a determinação da prefeita Diane Rusciolelli (PT), a equipe econômica de seu governo providenciou a liberação da folha de pagamento dos servidores públicos municipais, referente ao mês junho, antes do inicio das comemorações dos festejos juninos. Noutras oportunidades, os gestores preferiam priorizar os gastos com o evento em detrimento do pagamento do servidor.

O secretário de finanças, Sr. Mauricio Martins, garantiu que 100% da folha já foi creditada junto ao banco credenciado e isso é graças ao equilíbrio financeiro exigido, a rigor, por parte da prefeita Diane Rusciolelli. Nos dias atuais um município tem uma economia em torno de R$ 1,7 milhão, justamente para suprir as necessidades de pagamento com pessoal, é o que garante a prefeita.

Anos atrás, o salário era pago com atraso
Em meados dos anos de 2000, a gestão, da época, fazia diversos eventos festivos, mas sem pagar a folha dos servidores. Eles recebiam os vencimentos com recursos financeiros do mês subseqüentes. O prefeito da época garantiu recentemente numa emissora de radio da região que, se acaso seja eleito novamente, mesmo reconhecendo as dificuldades financeiras dos municípios, os eventos festivos não irão faltar no município. Ele não disse, porém, se os servidores receberão atrasados novamente.