Apoio cultural

sábado, 27 de junho de 2015

Incompetência ou imaturidade política da equipe da prefeita? Ostentação está na moda, meu povo!



A equipe da prefeita Diane Rusciolelli vem dando demonstração de puro amadorismo político. A mandatária fez a aquisição de três novos veículos para servir a Saúde dos munícipes. Ontem (26), no distrito de Colônia, seria a data perfeita para apresentação dos automóveis, mas a equipe resolveu levar apenas uma ambulância (ouviu-se dizer que com muito sacrifício, por parte do chefe de transportes da Secretaria de Saúde). O veículo foi timidamente exposto à frente do palco.

Pouco se ouviu dizer sobre a folha de pagamento que foi quitada antes das festas juninas e nem se falou na aquisição dos outros veículos. Ineditamente, uma equipe de adolescente está a nos representar cidade de Barreiras, numa copa de futebol. Eles têm apoio da prefeita, enquanto pessoa física, e do município, mas nem isso foi comentado no palanque da festa de São João. As estradas também foram recuperadas, mas esqueceram de anunciar.

Um telão foi armado no fundo do palco, enquanto o povo se concentrava dentro do galpão da feira-livre. As imagens que passava das ações de governo, pouco se assistiam, pois o público estava afastado do palco e a reprodução estava por detrás da aparelhagem de som. Dos seis vereadores que apoiam o governo, apenas Bico Fino subiu no palco com a prefeita para abrir a festa. 

Na festa não se viu o Secretário de Desenvolvimento Social, este, nunca se faz presente, nem o de Finanças. Poucos diretores e chefes foram vistos no evento. A prefeitura tem aproximadamente 150 cargos de confiança, mas nem 50 dos agraciados foram vistos ao redor de Diane para lhes dar sustentação política e apoio moral.

Uma homenagem a Pedro Jervan e a Carlitão: Suba e desça para empurrar.

Nesta foto, Otto Calazans e Dona Mara viajavam de Itabuna para a cidade de Ibicaraí.




Os mais velhos, lembram do velho ditado: "Suba e desça para empurrar!". Era a gozação que a turma fazia aos ônibus da Empresa Sulbahiano de Transportes (SULBA). 

Aqui em nossa cidade, a empresa transportava passageiros na linha Una Itabuna, via Arataca. A São Jorge fazia o mesmo trajeto, mas por São José da Vitória (os mais velhos chamavam de São José de Burarema).

A empresa pertencia ao Governo do Estado da Bahia, e em meados a década de 80, ela foi entregue para a iniciativa privada, como fizeram com a COELBA e a Telebahia. 

Dos funcionários da SULBA, ainda moram em Una, Pedro Jervan de Souza, que era motorista, e o nosso amigo Carlitão (pai do Prof. Lauro) que era o cobrador.

Irmãs se encontram, após 63 anos distantes.

O nosso amigo Magno Oliveira, o Magno do Posto, está radiante de prazer e alegria. Ele pode proporcionar sua a mãe, Dona Hilda Silva Oliveira, 85 anos, o privilégio de reencontrar as irmãs Maria da Gloria de Oliveira, 63 anos e Diva de Oliveira, 58 anos. As irmãs de Dona Hilda moram na cidade de Medicilândia, no Pará, e ela não as conheciam, pois deste o nascimento de Maria Gloria perdeu o contato com a família.

Arraiá da Colônia foi show ontem (26).

Malgrado o empenho da prefeita Diane em manter a tradição do São João do distrito de Colônia, sem comprometer as responsabilidades financeiras do município, inclua-se a folha de pagamento de pessoal, que nunca atrasou um dia sequer, mas os empresários contratados pela prefeitura parecem ter o prazer em boicotar as festas da mulher. Nos dois primeiros anos de governo, foram problemas nos equipamentos de som (uma verdadeira porcaria) contratados pela prefeitura.

Quando tudo caminhava para os elogios no alto índice de 100%, com som legal, bandas de qualidade e público vistoso, há que aparece um problema. O gerador simplesmente pifou! (Coisa que eu nunca tinha visto na vida). Mas, a festa não acabou, o povo continuou a dançar, mesmo ao som de uma radiola disponibilizada num dos bares da Central de Abastecimento.

Ao ser comunicada do episódio, por este blog, por volta de 1h, muito irritada, a prefeita Diane providenciou imediato contato com o empresário e teve ter dado aquela velha e boa chamada na chincha. A assessoria da Chefa do Executivo informou de que a prefeita mandou a substituição imediata do equipamento, e hoje (27) o baile promete continuar sem transtornos.  

Nildo Som. Se já não abandonou, mas abandonará barca do PT, em breve!

Renê Sampaio - DRT 6.319
Embora a certidão de filiação partidária ainda conste o nome do vice-prefeito José Nildo Santos Nascimento, como filiado do PT e figurante na lista do diretório na condição de presidente, mas o companheiro Nildo Som já estaria em busca de outra legenda partidária, a qual seria o PSB. Este fato já fora aventado por este blog noutra oportunidade (relembre aqui).

A indignação do Nildo Som, segundo consta nas bocas miúdas, é fato dele ter sido chamado na chincha pela cúpula do Partido dos Trabalhadores e dar freio na sua língua ferina (ou felina?). De fato, nos últimos dias, ele tem falado menos da líder. Nildo nos primeiros meses de governo de Diane já aventava a possibilidade de sentar na cadeira da titular, mas esse sonho vem sendo prorrogado a cada dia.

Quem parece ter recebido orientação da capital para defender a bandeira da mandatária, foi o vereador Martan Maciel Trindade (PT). O edil atualmente já não é tão ferrenho crítico do governo de Diane. Ao contrário, está a fazer apologias das ações da Prefeitura na sua comunidade (distrito de Outeiro). Mactha-Mactha está com o sorriso estampado no rosto devido a limpeza urbana na comunidade e ao patrolhamento ocorrido nas ruas. 

A propósito 
Ontem (26) havia na Colônia uma faixa (mas o vento levou), em que a prefeita agradecia o apoio dos vereadores Davi Cerqueira, Bico Fino, Tonho da Piruna, Dilsinho, Juvenal Trindade e também o de Matcha-Mactha (um bom sinal). Nos agradecimentos da chefa, porém, tiveram seus nomes esquecidos, o vereador Tanda, Ailton, Man, Soninha e Prof. Jorge. Estes, ainda, não comungam do governo, mas alguns deles terão de comungar, pois não ficarão em palanque vazio e sem a hóstia (que não é sagrada).

A prefeita que de besta não tem nada, já articula seu palanque para 2016, e certamente, o grupo estará recheado de parlamentares. Embora a situação de Tonho da Piruna e de Davi esteja precária de uma decisão judicial, mas esse povo reúne votos para empurrar Diane novamente à cadeira de chefa do executivo. 

Enquanto isso, Tiago Bischner, filho do ex-prefeito Dejair, corre por fora em busca de apoio do ex-candidato e vice de seu pai, Beto Careca, e do atual Presidente da Câmara Ailton Nunes Dias, este com situação judicial idêntica a de Davi e Tonho. Até o momento nenhum dos atores do atual cenário político aventou a possibilidade de se juntar (ou juntar-se) ao ex-prefeito Zé Pretinho. Beto até tentou, mas recuou.

Ao visto, o PT de Una segue o caminho para um suicídio eleitoral nas eleições vindouras, pois poderá ficar sem palanque, acaso, o diretório local não queira dar o braço à torcer e admitir apoio ao governo de Diane que é do PSD, do senador Otto Alencar. Sem Nildo e sem Martan, Professor Jorge ficará órfão e remar em ferro frio (os colegas professores não o elege sozinhos) e ai o PT local, Jaz!

Vamos avante, para ver o que acontece...