Apoio cultural

quinta-feira, 6 de março de 2014

Atenção Senhor Secretário Estadual de Educação.

Foto ilustrativa do Atitude em Una.
Pense no absurdo, em Una acontece, e sem precedentes.


Os alunos do Colégio Estadual de Una tiveram as aulas suspensas a partir desta data (06). O motivo é que a escola será pintada, e, desta forma, os alunos e os professores foram mandados para casa. 

Dois meses de férias dos alunos não houve tempo suficiente para fazer as reformas devidas na escola. Isso é um absurdo.

Em dois meses de férias não foi possível fazer a pintura senhor diretor? Perguntar não ofende. 

Com a palavra a direção da escola.

Assaltaram a padaria no Sucupira.

Três elementos portando revolver invadiram, por volta das 20h50, uma padaria, que fica na entrada da Rua Carlos Dias, bairro Sucupira, e roubaram aproximadamente R$ 600 do comerciante.

Após o roubo os elementos rumaram sentido a estrada de Pedras. A polícia militar diligenciou no encalço dos meliantes, porém sem êxito na captura deles.

Câmara abre processo licitatório.

A casa do povo.
O Poder legislativo publicou no Diário Oficial de ontem (05) edital para a contratação de empresas, para fornecimento de alimentação a servidores do poder, venda de combustível, material gráfico e gênero alimentícios, material de limpeza e expediente. 

O processo licitatório, na modalidade pregão presencial, acontece no dia 17 de março de 2014, das 09:00 às 12:00 horas, na sede do Poder Legislativo. O edital custa R$ 22,00 e pode ser adquirido de segunda a sexta-feira, das 09h às 13h, na sede da Câmara, até o dia 17. Baixe aqui o aviso.

Revista Imprensa destaca Tabu

Por: Tabu de Canavieiras

- Nosso jornal tem 45 anos de circulação ininterrupta, redigidos sempre pela mesma pessoa: essa que vos fala, Tyrone Perrucho. 

- Tabu tem sua versão online, também atualizada por Perrucho (...), que prevê que o jornal chegará aos 50 anos com todo o acervo digitalizado.

- Nós enfrentamos aqui um problema de divergências políticas, porque em cidade pequena é barra pesada. Na política, ou você fica do lado do mandatário ou não é só visto com maus olhos, como é perseguido, diz o dono do jornal.

Os trechos acima são de reportagem da Revista Imprensa, edição de janeiro/fevereiro de 2014, editada em São Paulo e com circulação em todo o país.

“Tabus antigos no jornalismo", como religião, drogas, sexualidade, era o tema da matéria das jornalistas Camilla Demario e Gabriela Ferigato, quando “descobriram” a existência de um jornal de nome Tabu.

Aí incluíram na reportagem as informações acima e várias outras, referindo-se inclusive ao fato de o atual prefeito de Canavieiras ser reincidente em mover perseguição ao jornal. 

Elas destacaram também que a cidade, desde 1890, viu nascer e morrer cerca de 50 jornais, e que por conta disso foi que Tyrone Perrucho decidiu que “vou quebrar esse tabu”, dando ao jornal que fundava, quase 46 anos atrás, justamente o nome Tabu, como desafio a essa ”tradição maldita”.

Prefeitura abre processo seletivo, mas contraria princípios constitucionais.

Isso vai dá panos para as mangas, no caso, em espécie, para a saia.
Embora a prefeita tenha decretado ponto facultativo do dia 03 ao dia 05 de março, o Diário Oficial de ontem (04) – em pleno ponto facultativo -, publicou a abertura de processo seletivo pela Prefeitura Municipal de Una (baixe o edital aqui) para preenchimento de vagas em diversos cargos públicos.

O edital foi publicado ontem, mas de hoje (05) até o dia 11 de março na sede do paço municipal é o prazo para os candidatos entregarem a documentação exigida. O prazo entre a publicação e abertura da entrega de documentos não é razoável, dificulta, por exemplo, que as pessoas providenciem documentação exigida em tempo hábil.

A prefeitura, porém, se reservou, apenas, a exigir títulos, ficando a critério de três servidores do município – uma comissão - a escolha dos candidatos, ou seja, fica no campo da subjetividade a analise de capacidade de cada candidato. O ingresso no serviço público, segundo a Carta Magna, se dá mediante critério de provas ou de provas e títulos, não apenas, deste.  

Para o SAMU serão preenchidas 20 vagas, 10 titulares e 10 suplentes, divididos entre motoristas e enfermeiros técnicos. Há vagas para preenchimento de outros cargos, a exemplo, de auxiliar de serviços gerais que dispõe de 54 vagas, entre a sede e a zona rural; motoristas, classe “D”, recepcionistas, coveiros, psicólogo e outros.

Editado em 06/05/2014, às 13h40

O edital foi publicado no DOM de hoje (06), após às 11:00, mas com a data retroativa a ontem (05). E só foi publicado, segundo informações de um funcionário do quadro efetivo de servidor, após pressão de alguns candidatos que estavam sendo obrigados a fazer anotações na mão. Eles ameaçaram denunciar o fato ao Ministério Público Estadual. 

Outra observação, esta trazida por um leitor assíduo, é fato da administração apresentar um balancete com o índice superior ao máximo exigido (54%) (veja aqui), o que força a administração a reduzir custos com pessoal ao invés de contratar. 72,41% da receita atualmente é para pagamento de pessoal, segundo os dados oficiais.

Joalison e Jirlan condenados por tráfico de drogas.

Perdem a liberdade a serviço do crime.
A dupla foi presa por policiais do PETO da 71ª CIPM, em Canavieiras, com apoio de policiais do 3.º Pelotão, em Una.  A prisão aconteceu às véspera do São João do ano passado (relembre aqui). Tchê e Jirlan saíram desta cidade para pegar o produto na cidade de Canavieiras, onde foram surpreendidos, presos e autuados em flagrante delito pelo crime de trafico de drogas. Eles moravam no bairro Sucupira.

Joalison Nascimento Lima, o Tchê, e Jirlan dos Santos Lopes, estavam em companhia de dois menores. Eles contaram a PM que pegou a droga na Favelinha, em Canavieiras com o traficante de vulgo Márcio, que é de Colônia de Una. Tchê foi condenado à 9 (nove) anos de reclusão e ao pagamento de 900 (novecentos) dias-multa, enquanto Jirlan, devido a idade, vai cumprir 7 (sete) anos de reclusão e terá que pagar 700 (setecentos) dias-multa. A pena será iniciada em regime fechado, sem o direito de recorrer em liberdade.

Prefeitura convida para a Inauguração da nova creche em Una‏.

ASCOM PMU. Erlon Santos. Sem ônus ao anunciante.
Aqui crescerá o futura da nação. Ame as nossas crianças.
A prefeitura de Una através da Secretaria da Educação tem a alegria de informar e convidar pais de alunos e toda a comunidade para a inauguração da Nova Creche Municipal Frei Silvério. Com toda a estrutura de acolhimento, assegurando educação de qualidade para seu filho. Com amplo espaço, sala de atividades, sala de repouso, fraudário e outras especificações com padrões do Ministério da Educação.

Nesta sexta feira – amanhã a partir das 9:00 da manhã. Na Avenida Getúlio Vargas próximo a Ceplac.

A equipe já esta pronta! E nesta segunda feira já tem aula.

Parabéns Una.

A mulher e a luta contra o vírus no pendrive.