Apoio cultural

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Município rico e mal administrado

Texto idealizado por Helvécio Serra Rufino*

Mesmo com lugares exuberantes e praias ainda pouco exploradas Una é timidamente lançada na rota do turismo pelo Jornal A Tarde. O fato é que o município não dispõe de uma política de incentivo ao turismo e aplicação de recursos no marketing do turismo ecológico.

Na Costa do Cacau, o município que é bastante similar no aspecto geográfico e natural de Itacaré, pouco é lembrado nos seminários e discussões do turismo na região cacaueira, vez que praticamente não existem representações governamental em relação ao assunto.

A industria do turismo é um dos mercados que mais tem crescido no universo, e um município com riquezas naturais jamais poderia ficar fora deste contexto. Una ainda possui matas virgens às mãos humanas e conta com florestas pouco exploradas e amplitudes em riquezas da fauna e da flora, com vias fluviais, e caída d’águas invejável a qualquer parque aquático do mundo.

Com uma extensão em cerca de 60 km de lindas praias, não existe nenhum programa por parte da prefeitura para dar ênfase a esse aspecto. A praia de Comandatuda se tornou praticamente privada, enquanto a de Pedras não tem fácil acesso e a de Lençóis não se faz nenhum investimento em infra-estrutura para receber os moradores e os turistas.

O eco-turismo é um mercado que tem aparecido com um dos bons no ramo do turismo internacional, e só precisa apenas da divulgação, vez que praticamente os aconchegos são naturais e rústicos, nem neste aspecto o município consegue decolar, devido a falta de interesse por parte das autoridades político-administrativas.

*Universitário no ramo de publicidade

Secretária pega o chapéu, vai embora e nem pediu licença

“...nem se despediu de mim...”

Ao prefeito Zé Pretinho (PTB), tornando-se a segunda pessoa detentora de cargo de confiança a abandonar sua administração. Sued Mayne, que já no inicio da administração do prefeito apontava irregularidades na questão da folha de pagamento, protocolou pedido de exoneração no final do mês passado e nunca mais apareceu na secretaria da Ação Social.

Também pediu demissão o Pastor Isaias Alexandrino da diretoria do Turismo da prefeitura, e existem comentários que dão conta de que uma e pessoa importante no setor contábil da Educação havia pedido demissão, porém após conversas resolveu permanecer no cargo. Outro que não confirmou o pedido de demissão foi o secretario da Saúde como cogitado na cidade.

Os fatores são os mais diversos de pedido de saída das pessoas ligadas ao prefeito. Umas por não se acostumar fora do poder, outras por questões de atraso salariais que já se chega a três meses para alguns, e outros por não querer se envolver nos desvios de recursos alheios aos destinos legais. Um outro aspecto são as ingerências de parentes do prefeito nas secretarias, que não podem assumir o cargo por conta da lei.

Coité é campeã do intermunicipal/2007 e se torna tri.

Centralizada na região norte de Feira de Santana a cidade de Conceição do Coité chega a final do campeonato intermunicipal de seleções, e pela terceira vez consecutiva recebe o título de campeã da competição. A partida final foi realizada na cidade de Porto Seguro na tarde do ultimo domingo (16).

A seleção local precisava vencer a partida por diferença de dois gols para levar a disputa aos pênaltis, entretanto não suportou o ritmo e cedeu a vitória por um gol de diferença ao time campeão. Porto seguro havia pedido o primeiro jogo da final na cidade de Coité pelo placar de 2 X 0.

Com 50 anos de tradição a competição tem valor histórico no estado e é pioneiro no Brasil, com revelações de diversos jogadores e acessão a times profissionais. Una participou nos dois últimos anos seguidos após 20 anos sem a participação, passou apenas para a segunda fase, e fez feio.