Apoio cultural

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Justiça buscará patrimônio em nome de terceiro do ex-prefeito Zé Pretinho.

Antigo Sindicato dos Produtores Rurais
Acolhendo uma Ação Civil Pública de n.º 0000244-40.2010.805.0267 proposta pelo Município de Una, no ano de 2010, por praticas de atos por improbidade administrativa, O Juiz da Vara Civil decidiu decretar, mais uma vez, a indisponibilidade dos bens dos ex-prefeitos José Bispo Santos, o Zé Pretinho, e de Davi Cerqueira dos Santos. A audiência deste processo ocorrerá no dia 25 de agosto deste ano, às 08h30.

Empresa onde funciona a compra de cacau do ex-prefeito.
O fato denunciado pela Procuradoria do Município é inerente a falta da prestação de contas de recursos federais para as construções de casas populares no distrito de Colônia e na sede. Ingressando na ação como fiscal da lei, a promotora indicou bens que de fato são do ex-prefeito Zé Pretinho, mas que estão em nome de terceiros. A maioria dos bens do político está em nome da sua empregada doméstica, Sr.ª Sheilla Santos Rocha, que será ouvida como testemunha arrolada pelo Juiz.
Residência oficial do político.
O ex-prefeito possui uma fazenda da região dos 15, tem um lancha alçada em aproximados R$ 30 mil, tem um sítio em Pedras de Una, um prédio na Rua Edgar Coelho, outro na Joana Angélica e outro na JJ Seabra (antigo sindicato). Zé Pretinho também é controlador de um prédio da esquina da Rui Barbosa com a Joana Angélica e tem um veículo pólo. Embora ele se declare pobre ao Poder Judiciário.
Local onde funcionava a empresa do ex-prefeito.
Desde que foi afastado do cargo de prefeito, determinado pela justiça, o ex-prefeito, vem desfazendo de seu patrimônio, e se declarou pobre nas eleições de 2012, ao TRE, assim como já até pediu gratuidade de justiça nos processos em que é réu, porém foi indeferido pelo Juiz. O que não se sabe é com qual recurso financeiro o político vem sobrevivendo a esse tempo na sua vida de boêmia. O político está desempregado a quase 08 (oito) anos.

Mudaram o edital do concurso do Conselho Tutelar.

Na égide do edital n.º 001/2015, os candidatos aprovados, reprovados e desistentes, para o cargo de Conselheiros Tutelares, foram surpreendidos por um ato administrativo da Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Una – Bahia, que mudou as regras do concurso. 

A Sr.ª Jussara Souza Dantas Ramos resolveu mudar as regras do concurso com ele em andamento e anulou o edital n.º 001/2015 que previa as regras do certame. Foi editada um novo edital, o de n.º 007/2015, de 16 de julho de 2015. Os motivos da anulação são desconhecidos. 

A verdade é que a "barbeiragem" pode onerar os município numa ação judicial dos que se sentirem prejudicados com o pedido de anulação das provas do certame, já que o edital foi anulado, abraçando, portanto, os demais atos nele contido. A portaria é do dia 15 de julho, mas só foi publicado nesta data (17).

A queda da balcão de negócios da SEEC.

Balcão é coisa de comércio e não de repartição pública.
Coincidindo com a Operação Águia de Haia, onde a Secretaria de Educação do Município de Una é alvo das investigações da Polícia Federal, referente ao período de 2009 a 2012, a nova secretária de educação, a Professora Rosilene Vilanova Cavalcanti decidiu por um fim no balcão de negócios que tinha na entrada do prédio da repartição. 

O balcão de negócio foi instalado no ano de 2005, quando a secretaria passou a funcioná no antigo prédio do fórum. Mas, Leninha mandou que os pedreiros da Prefeitura removessem o balcão neste mês de julho de 2015. O balcão teve quase uma década de existência. 

Gleudes foi absolvido. Carlos Alberto, não.

Aqui a sociedade é quem decide o destino de seus pares.
O Tribunal de Júri decidiu nesta sexta-feira (17) absolver Gleudes Aquino Nascimento, 26 anos, da participação no crime de homicídio praticado contra José Reinaldo, vulgo Reizinho. Já Carlos Alberto Oliveira Neves foi condenado na mesma sessão a uma pena de 15 (quinze) anos e 02 (dois) meses de reclusão em regime fechado. A dupla é acusada ter cometido o crime de homicídio em baixo da ponte da cidade, no ano de 2011.

O Conselho de Sentença composto por (04) quatro mulheres e (03) três homens entenderam que, embora, Gleudes tivesse a participação no crime, como apontou o Ministério Público, mas que ele merecia a absolvição (foi oferecida uma segunda chance), quanto a Carlos Alberto, ele foi considerado culpado pelos jurados, pela pratica do crime de homicídio por motivo fútil, e, que também dificultou a defesa da vítima. 

O Juiz Maurício Alvares Barra presidiu os trabalhos, enquanto a defesa ficou a cargo dos advogados Gilberto Santos Lisboa e Kleber Gomes Nascimento Sena. A Promotora de Justiça Alice Botelho Violeta Sgadari Passeggi representou o órgão do Ministério Público.

Absolvido neste processo, Gleudes já foi condenado pela justiça por porte ilegal de arma de fogo a uma pena de 03 (três) anos e 01(um) mês de reclusão (veja aqui). Ele também é apontado como autor numa denuncia de estupro a um colega de cela no presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus.

Corpo encontrado boiando no Rio Una.

Policiais militares do Terceiro Pelotão, em Una, foram acionados na manhã desta sexta-feira (17) a se deslocarem ao Km 04 da rod Una Colônia, com o objetivo de averiguar a presença de um cadáver boiando no Rio Aliança/Una. No local, os policiais encontraram o corpo, supostamente, de um homem já em estado de decomposição.

A Autoridade Policial foi comunicada do episódio e designou equipe para o local. Possivelmente a remoção do corpo deve ser feito por integrantes do Departamento de Polícia Técnica, já que suspeita-se de existam aparentes sinais de violência no corpo da vítima. O falecido está de bermuda vermelha e uma camisa preta.

CEPLAC em Una promove dia de campo na quinta.

Aulas ministradas in loco


Sem ônus aos anunciantes.
Maracujá
O Escritório Local da CEPLAC, em Una, desenvolve no dia 23 de julho de 2015, o dia de campo destinado aos pequenos agricultores de Una, Canavieiras e Ilhéus. O tema do projeto é o Sistema Agro Florestal – SAF. Os agricultores da agricultura familiar serão orientados pelos técnicos do órgão para o trato com a seringueira, e cultivos diversificados, a exemplo, citrus abacaxi, cacau, café, maracujá e aimpim. 

O evento terá como instrutores os agrônomos José Raimundo Bonadie, Muneo Funato, Enio Coelho e Rosenilton Klecius, com apoio de todos os funcionários dos escritórios da CEPLAC, em Una, Ilhéus e Canavieiras. O Técnico em Agropecuária Paulo Sérgio Sousa Barreto, coordenador do projeto, disse que o dia de campo foi desenvolvido na Estação Experimental Djalma Bahia – EDJAB e abraçado pelo escalão superior da CEPLAC. 


Cafezal
O dia de campo acontece durante toda a manhã da próxima quinta-feira (23) na EDJAB, e as inscrições serão produzidas no local do evento e não haverá custo financeiro aos participantes. Através das palestras ministradas por técnicos da CEPLAC os pequenos agricultores terão conhecimento de melhor aproveitamento do cultivo. O seminário terá o apoio da Prefeitura Municipal de Una, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio.

Justiça apena Sanguim por receptação e posse de munição.

Gilmar Santos Souza, alcunha Saguim, foi condenado pela Justiça Criminal pelo crime de receptação e posse de munição de uso restrito. Ele foi preso por policiais civis desta cidade, após fazer aquisição em um botijão em mãos do elemento de vulgo Junior Pivete, no ano de 2014.

Na incursão dos policiais civis foram encontrados diversos produtos de procedência duvidosa, inclusive farta munição de arma de fogo, dentre elas algumas de uso restrito das forças armadas e da polícia. Saguim já cumpre pena por estupro no Presídio Ariston Cardoso e responde a outros processos por receptação.

A pena aplicada pelo Juiz foi de 4 (quatro) anos e 3 (três) meses de reclusão e 80 dias-multa, na proporção de 1/30 avos do salário mínimo, pela pratica da receptação e de 9 (nove) anos de reclusão e 540 dias-multa, na proporção de 1/30 avos do salário mínimo, pela posse de munição, inclusive de fuzil. Com prisão se Saguim, disse o policial que o prendeu em juízo, a pratica de furto diminuiu na cidade.

Condenados por roubo acontecido em 2001.

Também foram condenados por roubo qualificado, Adelmo dos Santos Viana e Antônio Marcos Santos da Hora. A dupla invadiu uma casa em 03 de março de 2001, com o objetivo de subtrair de uma maleta preta que teria dinheiro. Eles estavam portando revolver e ameaçou a mulher da vítima que estava sozinha em casa.

Antonio Marcos vai cumprir uma pena de 09 anos e 4 (quatro) meses de reclusão e 350 dias-multa, na proporção de 1/30 avos do salário mínimo e seu comparsa deve ficar preso por 08 anos e 3 (três) meses de reclusão e 300 dias-multa, na proporção de 1/30 avos do salário mínimo.