Apoio cultural

segunda-feira, 11 de março de 2013

Polícia Militar tem novo comando em Canavieiras

Momento da passagem de comando.
Foto e texto do Jornal Tabu de Canavieiras
O major Washington Luís Paraíso da Fonseca assumiu hoje pela manhã o comando da 71ª Companhia Independente da Polícia Militar em Canavieiras, com jurisdição também sobre o município de Una.

Ele substituiu o major Paulo Danilo Araújo de Figueiredo, que esteve à frente do cargo durante mais de 2 anos. A passagem de comando foi feita pelo coronel Antonio José Barbos Reis, comandante do Policiamento Regional Sul.

A banda de música da Polícia Militar em Ilhéus abrilhantou a solenidade, a que estiveram presentes os juízes Régio Bezerra Tiba Xavier e Regianne Yukie Tiba Xavier e várias outras autoridades.

Major Fonseca já desempenhou missões em Guanambi, Ipiaú, Ilhéus e outras cidades baianas. Durante a cerimônia foi lida uma mensagem de oficiais e praças de Canavieiras e Una enaltecendo o desempenho do major Paulo Danilo na 71ª Companhia e desejando-lhe sucesso em suas próximas missões.

Herança maldita da Transporte Comandatuba

Buraco Transporte Comandatuba
Foto: Una Na Mídia
Os moradores da Rua David Fuchs estão preocupados com o buraco que está se formando por debaixo da rua, que segundo dados dos moradores, já aproxima-se de 2 metros de cumprimento de calçamento a dentro. O dito buraco e as rachaduras na casas da rua são frutos de tráfego de veículos pesado, durante mais de dez anos. Diversas reclamações foram postas a Secretaria de Viação obras e Transportes bem como a dita empresa, porém nenhuma providência foi tomada. Um dos donos era vice-prefeito em uma das épocas.

Buraco Transporte Comandantuba. Visto profundamente
O ex-prefeito Zé Pretinho até mandou abrir um novo caminho para que os ônibus desviasse de passar pela citada rua, entretanto a falta de gestão na empresa faziam com que os motoristas da dita desobedecem a ordem da prefeitura. O Sr. Antonio Berbert Hage, atual Secretário de Viação, Obras e Transportes, foi procurado pela reportagem para relatar o problema que se comprometeu em ir pessoalmente visitar o dito buraco, intitulado Transporte Comandatuba, pelos moradores da citada rua. A Prefeitura deveria acionar a empresa na Justiça para reparar o dano, pois alguns moradores estão providenciando documentos para buscar reparação de seus imóveis danificados, pelo trafego de ônibus no local, na justiça. A "nova" empresa que já se aliou ao grupo antigo, deve ser recomendada a utilizar a via alternativa para o trânsito de seus veículos. Os ônibus da DZSet utilizam a garagem e abastecem no posto de combustível do grupo anterior.

Ônibus velho

na beira da pista, continua em exposição ao lado da BA 001, sem providências, o blog Atitude em Una, até antecipou a retirada do dito hoje, pois segundo o blog, havia um comprometimento do proprietário com a Secretária de Viação Obras e Transporte para tal, porém o prometido não foi cumprido.

Ônibus da melância

Foi liberado em face de no sistema de informações não constar qualquer restrição do mesmo. Mas, seu proprietário pode responder penalmente pelo fato de ter ajudar ao condutor de um motocicleta resgatar um veículo retido no pátio do quartel.

Prefeitura de Una e Sec. de Desenvolvimento Social realizou homenagem às mulheres Unenses

Texto de fotos na íntegra da Diretoria de Eventos da PMU - Sem ônus para o anunciante.

Homenageadas
O evento aconteceu no dia 8 de março no espaço da câmara de vereadores com música ao vivo e apresentações culturais, reunindo dezenas de mulheres da comunidade. O evento contou com a participação da Prefeita Diane Rusciolelli,  da Dep. Estadual Ângela Souza, da vereadora Sônia Gusmão, da Delegada de Polícia Dr. Norma, o Secretário de Desenvolvimento Social César Rusciolelli e demais autoridades.
Prefeita Diane Rusciolelli

A Dep. Ângela Souza lamentou que a data tenha surgido de um fatídico acontecimento histórico, mas enfatizou que o dia da mulher é um estimulo para que as mulheres possam cada dia ir adiante na conquista de seus objetivos. Terminou a fala citando mulheres importantes no contexto religioso.
Dep. Angela e uma homenageada

A prefeita Diane ressaltou a importância da participação das mulheres no contexto político e social e enfatizou que “a mulher é um ser especial, pois, além de ser esposa, mãe, dona de casa companheira, ainda assim encontra forças para conquistar o seu espaço”.
Sec. Cesinha e Renilda

Na oportunidade foram sorteados diversos brindes e as homenageadas puderam apreciar as palestras sobre a Lei Maria da penha e a saúde da mulher. No término do evento foi servido um buffet oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Social.

Moradores do Marcel Ganem reclamam de desprezo.

Este PSF jamais abriu as portas, para atendimento.
Foto: Una Na Mídia
Os moradores denunciam de que o PSF, recém inaugurado na administração anterior, sequer atendeu a qualquer morador do bairro, outra queixa dos moradores é com relação ao mato que toma conta da localidade. O Una na Mídia esteve no local e pode constatar a veracidade das denuncias, bem como flagrou muito lixo na comunidade, onde os urubus estão fazendo o trabalho de limpeza no local.

A equipe da secretaria de saúde precisa apresentar uma inovação na pasta, haja vista que, ainda, não disse para que foi nomeada. Faltam medicamentos no postos de saúde e existe reclamação do atendimento hospitalar. O Fundo Nacional de Saúde repassou a Secretaria Municipal de Saúde o equivalente à R$ 270.708,82, de janeiro a março. A assistência farmacêutica recebeu R$ 21 mil.
Lixarada na entrada do Marcel Ganem

Por outra forma, o lixo toma conta da principal entrada do bairro Marcel Ganem e a nossa reportagem pode constatar que às 10h58, do dia 11 de março, havia um grande acumulo de lixo no final da rua Dades Queiroz e nas Casas Populares. A empresa responsável pela coleta de lixo, não definiu um organograma de pegar o lixo e deixa os moradores confusos, quanto aos horários e os dias. Não foi divulgado o valor do contrato do município com a empresa responsável pela coleta, mas especula-se que é uma boa grana.

Moradores de Colônia de Una

Tem reclamado do matagal que toma conta da comunidade e a falta de iluminação. As aulas começaram e as escolas não foram reformadas. As estradas vicinais é outra queixa dos moradores da zona rural, todavia maquinários foram flagrados, supostamente, fazendo serviços de particulares. O pior, de quem não precisa, empresários de alto poder aquisitivo.

Nossa opinião

Acaso a prefeita Diane Rusciolelli não chame sua equipe na "chincha", de nada vai adiantar a sua boa intenção com o município. Pois o que a prefeita tem feito com as mãos, alguns de seus seus auxiliares tem desfeito com os pés. Especula-se, uma reforma no quadro administrativo, ainda este ano. Em canavieiras, dois secretários, que não rezaram na castilha do prefeito Almir Melo, já desceram a ladeira do palácio. Um prefeito já suicidou-se e outra renunciou ao mandato. Administração pública, além dos cincos princípios constitucionais (moralidade, eficiência, publicidade, impessoalidade e legalidade) , valem, também, a dedicação, a competência e a técnica, ao contrário de nada vale a pena. 

Programação de hoje da festa de São José.


DIA 11/03 - (segunda-feira) ás 19:00h
TEMA: A IGREJA ALIMENTA O DOM DA FÉ
RESPONSÁVEIS: Apostolado da Oração, Legião de Maria Praesidium Nossa Senhora da Conceição Aparecida e Congregação Mariana
HOMENAGEADOS: Pessoas da 3ª idade, Casa de Repouso Frei Silvério e Grupos da 3ª idade do CRAS
NOITE CULTURAL: Noite da Música Sertaneja (Raízes)
DIA 12/03 - (terça-feira) ás 19:00h
TEMA: NA MISSÃO PARTILHAMOS A NOSSA FÉ
RESPONSÁVEIS: Comunidade São Sebastião de Comandatuba
HOMENAGEADOS: Produtores e Trabalhadores Rurais: Órgãos de defesa do meio ambiente, Sindicatos dos trabalhadores Rurais, Secretaria de Turismo e Meio Ambiente e Secretaria de Agricultura
NOITE CULTURAL: Noite da Dança e Teatro