Apoio cultural

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Davi agride estudante

E agora vai ter de se explicar na Delegacia de Polícia de Canavieiras. O estudante de Administração da Faculdade de Ilhéus, Tiago Birschner, filho do ex-prefeito Dejair, afirmou que o prefeito em exercício teria lhes acertado uma bofetada, pelo fato do mesmo está tirando umas fotografias do mesmo.

A vítima prestou queixa na Delegacia de Polícia de Canavieiras e de posse de uma certidão disse que vai ingressar com uma representação criminal junto ao Ministério Público e pedir providências cabíveis. A agressão ocorreu no interior do fórum da cidade de Canavieiras, onde ambos estavam resolvendo problemas de ordem política.

Juiz Federal defere liminar

A favor de Dejair Birschner, candidato a prefeito da cidade de Una pelo Partido Progressista. O juiz da cidade de Canavieiras Antonio Cândido Garcia de Oliveira, da 116ª Zona Eleitoral, acatando pedido do Ministério Público Eleitoral, ordenou que o candidato a prefeito fizesse um prova para comprovar não ser analfabeto.

Birschner, que já havia ganhado o benefício numa liminar na semana passada do TSE, deveria comparecer ao Cartório Eleitoral ontem (19), às 15:00 horas para fazer uma prova, porém o Dr. Evandro Reimão Reis, Juiz Federal, resolveu acompanhar o raciocínio do Ministro Ricardo Lewandosk do TSE, entendeu a desnecessidade do candidato fazer a prova, devido já ter sido prefeito por duas ocasiões e ter feito o requerimento de próprio punho.
Dr. Evandro ainda indeferiu o ingresso da Coligação Força para Reconstruir na lide, conforme despach0 de 19/08/2008.

O som dos carros de propagandas

Eleitorais continuam incomodando as pessoas, escolas e repartições públicas. Um grupo de estudante que já procurou o comando da Polícia Militar, e agora devem se dirigir ao Ministério Público para pedir providências. Existe um comitê político defronte a uma escola e um dos veículos desse mesmo grupo político tem um som tão potente que chega a ser comparado ao de um trio elétrico.

Existem informações ainda não confirmadas de que haverá uma espécie de Lei Seca em Una nas próximas horas, para que sejam observados os critérios previstos na legislação eleitoral que prever uma distância de 200 metros das escolas e repartições publicas dos veículos com as propagandas volantes (artigo 39 §§1º, 2º, 3º da Lei 9.504/97).

Aos desavisados, é bom salientar que o Dr. Ricardo Dias, Juiz de Direito e Dr. Marcio Bósio, Promotor de Justiça, já retornaram de suas merecidas férias, e, portanto a ordem e o respeito devem ser redobrados. Acabou o relaxo, agora é Lei e a Lei, nada mais que a Lei. Com as excelências o pau que dá em Chico dá em Francisco, é bom se cuidar.

Reunião com o Juiz

E hoje (20) pela manhã o Juiz da Comarca recebeu em seu Gabinete no Fórum Eduardo Spínola, coordenadores de campanha de ambos os candidatos, justamente para disciplinar essa questão do uso demasiado dos carros de som, que chegam a usar volumes muito acima da capacidade normal. Ficou decidido que a partir desta data a Polícia Militar terá “carta branca” para reter e apresentar na Delegacia de Polícia os infratores da Lei, devendo os carros apreendido a disposição da Autoridade Judiciária, que pelo previsto só deve liberá-lo após as eleições. O Juiz está com a mesa abarrotada de outros processos, que precisam serem julgados.

Novo Secretario dos Transportes.

Flavio Nobre, genro da professora Jane, é o novo secretário de Viação, Obras e Transportes do município, ele substitui Valdeci Birschner, que foi exonerado no começo da semana, pelo Prefeito Davi Cerqueira.