Apoio cultural

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Justiça suspende liminar, extingue processo e atribui desídia à Presidente da Câmara.


Este é o resumo da sentença proferida pelo Juiz de Direito da Vara Civil de Una, Dr.º Régio Bezerra Tiba Xavier, em sentença prolatada nos autos do processo n.º 0000213-49.2012, da Comarca de Una. A Sentença mostra que até as custas processuais, Zé Pretinho pagou a menor, sendo obrigado a completar o valor correto.

Na sentença o magistrado aponta suposta improbidade administrativa do Presidente da Câmara de Vereadores, Nilton Nogueira da Silva, vice de Zé Pretinho, que não julgou as contas de seu companheiro de chapa, referente ao ano de 2007. Também mostra a sentença de que o atual presidente não agravou nem recorreu da sentença que concedeu liminar a José Bispo Santos, no processo impetrado pelo mesmo, para anular o julgamento de suas contas rejeitadas por unanimidade na Câmara municipal.

O juiz extingui o feito sem julgamento do mérito, pois entendeu de que a ação impetrada por Zé Pretinho visa meramente burlar a legislação eleitoral, e a denominou de ação oportunista, acrescentando na extinção do feito, que o sucesso da empreitada simulada visava apenas beneficiar Zé Pretinho e a Nilton Nogueira. Há recurso de agravo para o ex gestor.

Com esta decisão, Zé Pretinho sofre as consequências na Justiça Eleitoral de estar sem filiação partidária, ter vicio na ata das convenções partidária e ingressar em definitivo na relação dos inelegíveis do TCM, considerando que está mantida a decisão da Câmara que decidiu por unanimidade em rejeitar suas contas. Acaso não recorra da decisão Zé Pretinho fica fora por oito anos da disputa pela vida pública, aliás, um tempo razoável para o povo esquecer a desgraça dos seus três anos de administração pecuniária.

Justiça Eleitoral indefere registro de Zé Pretinho e de mais 41 candidatos a vereador.


Dentre os candidatos com o pedido indeferido 29 são da coligação de Zé Pretinho, pra escrever uma nova história, 1, 2 e 3, e 09 são da coligação do candidato Natanael Fagundes, Una só muda se você mudar. Já seis candidatos são da coligação que apoia Beto Careca. A maioria dos pedidos foram indeferidos por falta de documentação e de certidão, e por vício na ata da convenção partidária, como foi o caso dos candidatos da coligação pra escrever uma nova história. Zé Pretinho teve o registro indeferido em face de não está filiado a partido político e por vício na ata da convenção.

Embora esteja com o nome na lista dos fichas sujas, por duas contas rejeitadas e diversos processos crimes, civil e por improbidade administrativa, Zé Pretinho teria seu registro deferido, graças a uma liminar que suspendeu o julgamento da câmara e, segundo ao Ministério Público e ao Juiz Eleitoral, a desídia do presidente da Casa das Leis, que não ingressou com o recurso contra a liminar nem colocou a conta de 2007, também reprovada pelo TCM, para julgamento.

Curiosidade das eleições 2012


Waldeck Marques dos Santos, o Waldeck da Colonia é o candidato mais velho, com 72 anos de idade, já Janai Lila Andrade Serra é a candidata mais nova, com 19 anos. Já dentre os parentes, podemos citar Silvia Dias Gusmão concorrendo às eleições com a sua própria filha Sônia Angélica Dias Gusmão. E, Aldo Cosme Parada Costa é concorrente ao cargo de vereador com a sua Irmã Rita de Cássia Parada Costa.

Marcos Danillo Santana de Oliveira concorre com a própria esposa Andréa Grigório de Paula, esta concorre também com o tio, Américo Cristino dos Santos. Antonio Rodrigues dos Santos concorre com o irmão Augusto Rodrigues dos Santos.

Oito candidatos a vereador têm o nível superior completo e doze, apenas sabem ler ou escrevem, os demais tem ensino fundamental ou médio. 20 estão cursando nível superior. 45 mulheres concorrem a uma cadeira na câmara.