Apoio cultural

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Una perdeu Bengo, o dançarino.

Valdelício Morais da Silva faleceu em meado da manhã desta quinta-feira (02). Ele já vinha apresentando problemas de saúde e permaneceu internado por algumas oportunidades.

Muito querido na comunidade, Bengo é morador da Rfua David Fuchs, a mais de 50 (cinqüenta) anos. Ele chegou no município de Una para operar o gerador de energia na década de 60, quando Una não era servida por energia elétrica.

Foi funcionário da Embrapa, onde se aposentou na função de vigilante no inicio dos anos 90. Bengo era viúvo e deixa os filhos: Celma, Valdinei (Leco), Evandro (Vando), Valdineia (Néia), Mônica (Quinha), Patrícia e Zenilton (Igor).

Ficam aqui as nossas homenagens e o espírito de solidariedade, além de rogar ao Pai Celestial que conforte os corações de seus familiares.

Tiago de Dejair demonstra equilíbrio em entrevista na radio

Quer ser um prefeito mais democrático 
O pré-candidato a prefeito de Una, pelo Partido Progressista – PP, Tiago Birschner, demonstrou equilíbrio em entrevista ao Locutor Marcos Paulo, do programa Folha Regional, pela Radio Regional FM Sul, de Camacan. O pretenso candidato falou que pretende fazer uma administração transparente e com a participação popular, como vem fazendo em seminários promovidos pelo seu partido.

Questionado sobre a greve dos professores, Tiago não entrou no mérito da parada, mas disse que seu governo será comprometido com a educação de forma participativa e que o gestor deve ter responsabilidade, também, pela queda dos índices. Afirmou ele, que a prefeita Diane deveria pedir perdão aos pais e alunos pela queda do índice que, atualmente, está baixíssimo.

O pré-candidato desconversou quando questionado sobre nepotismo e a manutenção do contrato com a Cooperativa de Trabalhadores, implantada no governo de seu pai. Ele disse que não ver, a princípio, ilegalidade no contrato. Todavia, criticou o aumento elevado do contrato em relação ao governo de seu pai. Segundo Tiago, no governo de Dejair se pagava menos a cooperativa, e tinha mais profissionais no hospital. A prefeitura paga uma média mensal, o valor de R$ 450 mil a cooperativa.

Tiago disse que pretende implementar o Conselho Comunitário de Segurança e vai criar o Fundo Municipal de Segurança pública para ajudar a implementar policiamento nos distritos e aumentar o efetivo da polícia na sede do município. Ele também falou em reestruturar a Guarda Municipal, que segundo ele, está esfacelada.

O pré-candidato pelo PP não criticou diretamente opositores, o que significa que ele está aberto ao dialogo com outros grupos políticos e fortificar a sua aliança política. Tiago reservou a oportunidade para apresentar os projetos de um futuro governo e foi bastante comedido ao fazer criticas ao governo da prefeita Diane Rusciolelli.

Oposição busca conchavos políticos e o governo trabalha.


Enquanto membros da oposição ao governo se digladiam nos bastidores para envolver lideranças políticas em seus grupos, com apresentação de propostas convincentes e pesquisas eleitorais encomendadas, a prefeita Diane, que pretende concorrer à reeleição, começa a demonstrar aos adversários que ela também está viva na política e não se abate com as noticias dos opositores de seu alto índice de rejeição. 

Nesta semana que se encerra, a prefeita conseguiu trazer à responsabilidade, o governador Rui Costa no que tange a implantação de uma indústria de motos, procedente da China e assinou um convênio com o estado da Bahia para a implantação da feira livre. Diane também fez a aquisição de um trator agrícola para atender as demandas dos pequenos produtores. Ontem (01), a prefeita entregou mais uma camionete nova ao povo de Una.

Embora a gestão da prefeita Diane Rusciolelli não seja analisada como populista, o que de certa forma tem lhe causado mal estar político junto ao eleitorado, a prefeita está em alta quanto ao critério da responsabilidade administrativa e financeira. O governo atual reduziu drasticamente os custos desnecessários com aluguéis de casa, locação de carros, combustíveis, diárias e comidas em restaurantes. O salário do servidor é pago rigorosamente em dia.

Com estas ações, a prefeita conseguiu acumular um superávit de quase 2 milhões. Segundo Diane, a economia feita por sua gestão é o que garante a regularidade do pagamento dos servidores, tendo em vista, que os municípios brasileiros passam por inúmeras dificuldades financeiras. Muitos, inclusive, não podem nem pagar a folha.

A redução de impostos por parte da União para vencer a crise financeira de 2009, trouxeram seqüelas dolorosas e quase que perpétuas aos estados e municípios do Brasil, especialmente, aqueles que sobrevivem, apenas, do Fundo de Participação do Município – FPM e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço – ICMS.

Esta semana o município de Una ganhou destaque positivo na mídia nacional com a instalação da fabrica de motos e a presença dos diretores chineses no gabinete do governador e no terreno, onde, futuramente, será instalado o empreendimento, muito diferente do ano de 2007, quando a mídia noticiou a presença de promotores de justiça na cidade para investigar uma suposta fraude que daria um prejuízo aos cofres públicos no montante de R$ 2,7 milhões.

Criminosos irão a Júri Popular.

Seis presos serão submetidos ao Tribunal do Júri no dia 07 de junho de 2016. Eles são acusados de terem tentado contra a vida de outro detento após um desentendimento no interior da Cadeia Pública de Una, no ano de 2011. A vítima foi o indivíduo de nome Evanildo da Silva dos Santos, o Boi.

Laércio dos Santos Reis, Alesson Santana Santos, Ubirajara dos Santos Soares, Josinei Santana Ramos, José Pereira Lima Júnior e Marcelo Ferreira Ramos, já respondem por outros crimes, mas Alesson Santana Santos e José Pereira encontram-se foragido da justiça.