Apoio cultural

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Santa Casa de Una pode ter serviços suspensos

Esta é a informação contida numa circular da empresa operadora do sistema de energia elétrica à Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal de Una. O debito com a prestadora já conta com mais de R$ 200 mil.

Segundo o vereador Nilton Nogueira da Silva (DEM) a empresa deu um prazo de 30 (tinta) dias às entidades político-administrativas a apresentarem uma solução para os débitos a titulo inclusive de negociação.

A filantropia é uma instituição independente, todavia a Prefeitura Municipal tem dado o seu apoio, inclusive com pagamento de médicos plantonistas. A crise nas instituições desse porte tem sido notadamente observada em todo o Brasil.

A entidade recentemente foi sentenciada pela justiça a manter médicos 24 horas por dia, 07 dias por semana, sob pena do pagamento de R$ 2.000 mil ao dia, de multa, resultado de uma Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público.

Além dos possíveis débitos com a empresa operadora a entidade está em divida com alguns funcionários e com algumas questões trabalhistas correndo na Justiça do Trabalho.

Existe uma execução fiscal ajuizada pela Fazenda Nacional e uma ação de cobrança proposta pelo médico Paulo Roberto Pithon Bittencourt, correndo na Justiça Civil desta Comarca.

Na Justiça de Defesa do Consumidor existe um pedido de indenização por parte do nosocômio contra a COELBA, que já se encontra em grau de recurso no Tribunal de Justiça do Estado.

A Câmara de Vereadores brinca com o povo

Há quinze dias não tem sessão ordinária na casa, inclusive com alguns temas polêmicos a serem abordados por parlamentares da oposição, a exemplo das contas rejeitadas pelo TCM.

Juvenal Trindade (PRP), Presidente da Casa tem de dar uma resposta convincente a comunidade de Una pelas freqüentes suspensões das sessões ordinárias da Casa Legislativa.

Interessante é que foi marcada uma sessão extraordinária na semana passada da qual a comunidade não tomou conhecimento para que os parlamentares aprovassem suplementação de verbas ao Poder Executivo.
Uma das importantes votações será o relatório do TCM referente às contas do prefeito Zé Pretinho do ano de 2005, onde o relator apresenta uma serie de irregularidades, inclusive a emissão de cheque sem fundos. A vereadora Nara Muniz (PT do B), 1ª secretaria da Casa, não conseguiu ler o relatório por apresentar diversas irregularidas.