Apoio cultural

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Desenvolvimento Social realizará Conferência Municipal de Assistência Social no dia 06 de agosto.

Texto na íntegra da ASCOM DA PMU. Sem ônus ao anunciante.
O Conselho Municipal de Assistência Social de Una/Ba, através de seu presidente, o Sr° Felipe dos Santos Soares, e a Secretaria de Desenvolvimento Social informam a toda a comunidade de Una que acontecerá no próximo dia 06, na Sede do CRAS (antiga creche), a partir da 8hs; a VII Conferência Municipal de Assistência Social do município Com o Tema “CONSOLIDAR O SUAS DE VEZ RUMO A 2026”, num evento de suma importância para todos aqueles que são beneficiados com serviços sociais oferecidos pela Secretaria como: Bolsa família, corte, e costura,manicure, grupo de Idosos, serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV) – Antigo PROJOVEM, bordado, pintura de tecidos dentre outros. 

Toda Comunidade está convidada! 

Atualmente a Secretaria trabalha vem desenvolvendo as atividades do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) que é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.

Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Sistema é composto pelo poder público e sociedade civil, que participam diretamente do processo de gestão compartilhada. Do mesmo modo, todos os Estados, comprometidos com a implantação de sistemas locais e regionais de assistência social e com sua adequação aos modelos de gestão e cofinanciamento propostos, assinaram pactos de aperfeiçoamento do Sistema.

O Suas organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.

O Suas engloba também a oferta de Benefícios Assistenciais, prestados a públicos específicos de forma articulada aos serviços, contribuindo para a superação de situações de vulnerabilidade. Também gerencia a vinculação de entidades e organizações de assistência social ao Sistema, mantendo atualizado o Cadastro Nacional de Entidades e Organizações de Assistência Social e concedendo certificação a entidades beneficentes, quando é o caso.

Prefeita entrega obras no dia da cidade

Foto: Luiz Lima&Lauro Leandro
Prefeita entrega USB na Urbis

A prefeita Diane Brito Rusciolelli, após o tradicional cerimonial de hasteamento da bandeira e da missa solene, na Igreja católica, entregou a comunidade uma Unidade de Saúde Básica – USB, no bairro da Urbis, e um anexo administrativo, no bairro Sucupira. 

Família Rusciolelli emocionada com a homenagem.
O mini-hospital levou o nome de um dos diretores da ONG Voluntários do Sertão, Agnaldo José Pereira, falecido recentemente. O Anexo Administrativo foi batizado com o nome de César Rusciolelli, conforme projeto proposto pelo Vereador Davi Cerqueira dos Santos e aprovados por todos os vereadores. Os vereadores Antonio da Piruna, Bico Fino e Dilsinho de Pedras prestigiaram as inaugurações.

Uma geração honrada
A prefeita fez questão frisar a importância da passagem do projeto Voluntário do Sertão em nossa cidade no ano de 2014, que segundo ela, ainda trás bons frutos. Já o vereador Davi disse que Seu César foi um grande empreendedor do município, inclusive reconhecido pelos vereadores de oposição, inclua-se o vereador Man. Seu César só não foi prefeito, por que ele não quis, desta forma, ele é digno de tamanha homenagem, fechou Davi.

Diane fez questão de mostrar uma frota renovada com mais de 12 (doze) ônibus escolar, 03 (três) novas ambulâncias e mais de 05 (cinco) veículos da Secretaria de Desenvolvimento Social, alguns deles adquiridos com recursos próprios. Na gestão da prefeita Diane, o município foi contemplado com diversas maquinas pesada e o calçamento na Colônia está em andamento, além da construção de uma creche naquela comunidade e um posto de saúde no distrito de Outeiro.

O Anexo Administrativo é fruto de um grande empenho na contenção de despesas e vai economizar com o pagamento de aluguéis, além de dinamizar a administração na parte burocrática de pagamento de impostos e na aquisição de bens e serviços. Diane vai separar o processo licitatório, compras, recebimento e pagamento. O prédio foi construído pelo saudoso Luiz Elias, no ano de 1995, passaram-se 05 (cinco) mandatos de prefeitos e ele jamais funcionou. No local servia para uso e consumo de drogas e prostíbulo.