Apoio cultural

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Prefeitura e MP regulam propagandas eleitorais, em Una.

Imagem meramente ilustrativa
Ontem (08) pela manhã, um representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a representante do Ministério Público Eleitoral esteve em reunião com representantes de partidos políticos locais, Guarda Municipal e o Comandante do Terceiro Pelotão da PM, cujo objetivo foi o de coibir os abusos sonoros provocados pelas propagandas político-eleitorais, sob o aspecto da poluição sonora. Aquele que desobedecer ao regramento instituído, terá o veículo apreendido, e deve responder por crime ambiental, eleitoral ou contravenção penal. 
As propagandas independem de autorização pública, mas devem obedecer as normas locais e a distância mínima de 200 metros das escolas, igrejas e repartições públicas, quando estiverem em funcionamentos. Da reunião ficou estabelecido de que somente, das 12h às 13h e das 17h às 19h, nos dias úteis será permitido à passagem de veículos com propaganda na área central da cidade.

Um fiscal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente deve fazer a aferição da potência dos carros de propaganda eleitoral na quarta-feira (10), no Estádio de Futebol, no período matutino. O funcionário vai controlar o volume do som de acordo com a lei municipal. Mesmo fora da área central os veículos deverão trafegar na zona periférica com o volume de forma a não incomodar a comunidade.
Quem se sentir incomodado deve ligar ao número 190 da PM ou 9959-2002 e 9991-9409, além do telefone da Guarda Municipal 9944-7402.

Gente procurando gente.

Antônia Barbosa de Oliveira, que mora em Brasília, procura sua irmã Cátia Barbosa de Oliveira, que reside em Colônia de Una. A última informação é de que eles se viram quando Cátia tinha 13 anos, atualmente ela tem 29 anos. 

Cátia é filha de Matildes Barbosa de Oliveira e também foi registrada, equivocadamente, no pelo pai João Conceição de Andrade, como nome de Cátia Conceição de Andrade. Este registro aconteceu na cidade de Canavieiras.

Ela quer achar os parentes também
Tânia quer ver a mãe.

Já Tânia Santos procura sua mãe, Luzia Oliveira dos Santos, quem tem um filho de nome Ronaldo Santos. O pai de Luzia chama-se Joaquim Almeida dos Santos.

Luzia morava em Pau Brasil, e há trinta anos veio morar aqui na cidade de Una trazendo um dos filhos. Tânia, por sua vez foi criada com o pai de nome  Waldemar Souza. Qualquer informação manter contato com o blog Una Na Mídia (unanamidia@hotmail.com).

Justiça condena Gleudes.




O indivíduo Gleudes Aquino Nascimento, 25 anos, foi condenado por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito (numeração raspada), a pena de 3 anos e 01 mês de reclusão. Ele foi preso no dia 25 de abril deste ano, por policiais militares do Terceiro Pelotão (relembre aqui).

Gleudes que atualmente está em prisão provisória na capital do estado, responde por homicídio, tentativa de homicídio e associação para o tráfico. Para complicar, ainda mais a situação, há informações, de que ele se envolvera num estupro de um colega de cela. Da atual condenação, cabe recurso, mas ele vai deve aguardar recolhido.

Una acompanha a projeção do IDEB.

Malgrado os momentos árduos de greve dos professores da rede estadual e municipal de ensino, promovidos pela força sindical – APLB, a média do município acompanhou a projeção do IDEB e ficou com 3,9. Em 2011, por exemplo, o município caiu de 3,6 para 3,8. Em 2009, Una teve uma alta de 0,2, visto que a projeção para aquele período era de 3,1. As Escolas André Rebouças e a Escola Municipal de Colônia foram as que conseguiram superar a média da projeção. O Colégio Estadual de Una, a Escola Liberalino Barbosa Souto e a Escola Santa Rita não pontuaram no índice. 

Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O índice funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. 

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos. Mias informações clique aqui.