Apoio cultural

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

OAB divulga relação dos aprovados na 1ª fase do XI exame.

Brasília – O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulga nesta sexta-feira (06) a lista preliminar dos aprovados na prova objetiva do XI Exame de Ordem Unificado, já incluindo o resultado dos recursos que foram interpostos. Do total de 101.190 examinandos inscritos para a primeira fase, 97.835 estiveram presentes e, destes, 19.211 conseguiram êxito na prova, o que representa um percentual de aprovação de 19,67% entre os presentes.

O resultado final da fase objetiva – já incluindo os resultados dos eventuais recursos interpostos – será divulgado no dia 17 de setembro de 2013.

Os nomes dos aprovados na prova objetiva aparecem separados por Seccional da OAB, cidade de realização da prova, número de inscrição e nome do examinando em ordem alfabética. Obtiveram aprovação nesta primeira etapa os candidatos que acertaram 50% do total de 80 questões objetivas propostas. Para conferir a lista completa dos aprovados, clique aqui.

Conforme o coordenador Nacional do Exame de Ordem, Leonardo Avelino Duarte, o índice de aprovação está dentro da média histórica do Exame Unificado.

A prova prático-profissional ou etapa subjetiva – para a qual só se submeterá o candidato que tiver sido aprovado nesta primeira fase – está marcada para 06 de outubro deste ano. Nesta segunda e última etapa, conforme prevê o edital, os candidatos terão que redigir uma peça profissional valendo cinco pontos e responder a quatro questões (valendo 1,25 pontos cada) sob a forma de situações-problema, nas seguintes áreas de opção do examinando: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário e seu correspondente direito processual.

O Exame pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Podem realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou do nono e décimo semestres. A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme estabelece o artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994.

Questão anulada

Após a análise da prova objetiva, a Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado e a Fundação Getulio Vargas decidiram anular a questão de número 31 (prova branca).

Campeonato de veterano começa domingo.

O organizador da competição Ivanildo dos Santos Leão, o Nidão, disse ao Una Na Mídia, que se acaso tiver chovendo a partido de inicio será transferida para o Estadio Municipal. o certame contará com a participação de oito equipes divididos em dois grupo.

Escola São José demonstra zelo e civismo pela independência política do Brasil

Enquanto a prefeitura, através da Secretaria de Educação, se omite, possivelmente para conter despesas, a Escola São José, que é particular, leva seus alunos às ruas em respeito ao civismo pela independência política do Brasil. Nesta manhã a citada escola faz um desfile cívico pelas principais ruas da cidade.
Os desfiles aconteciam todos os anos, em épocas do dia da cidade e da independência, porém uma professora ao assumir a direção do C.M.A.F.A. acabou com a banda marcial, sob argumento que era coisa de militar. Esta bendita professora atualmente faz parte do Conselho de Educação do município.

Um dos argumentos no palanque, utilizado pela Prefeita Diane Rusciolelli, era o de resgatar as culturas da comunidade, porém após nove meses de governo, fez um São João em Colônia, que deixou a desejar, e não conseguiu fazer a festa da micareta. Os 89 anos de emancipação do município passou em branco, nem uma apresentação no anfiteatro a administração conseguiu promover.
Nota 10 para a Escola São José e nota 0 para a Secretaria de Educação de Una
Foto: T. Brito