Apoio cultural

terça-feira, 19 de março de 2013

Santa Inquisição em Una. Não pode expressar opinião.


Revoltosos católicos refutaram ardentemente o artigo do blog “O que eu tenho a ver com a fé católica?”, no facebook, ao telefone e nos comentários. O pior são as interpretações maculadas de fanatismo religioso.

Todos equivocados. Nosso questionamento é sobre o feriado católico que é tutelado pelo Estado brasileiro, e é uma afronta a constituição que não dar definição religiosa ao país. O país é laico. E, Quanto ao direito de igualdade entre os cultos religiosos e de culturas. Esses dois pontos de vistas, causaram uma reviravolta, que até insurgiu um medo de voltarmos ao século XV e este blogueiro ser jogado na Fogueira Santa.

Vejam os comentários
Um disse que o autor foi inconveniente. Qual a inconveniência ser contra ou a favor de algo? Expressar a opinião?

Bastante inconveniente seu comentário hein colega...cada um com sua fé, respeite a dos demais”.

O outro comentário já acrescentou dados de que o autor é contra a Festa de São José. Isto não está escrito.

É incrível como Una está quase morta, em todos os aspectos, econômico, cultural, político, e ainda tem gente que ao menos pensa em acabar com as poucas tradições que ainda sobrevivem como a festa de são josé. Eu teria vergonha de me manifestar contra qualquer ato religioso (de qualquer religião), cultural, de lazer, esportivo, que ocorresse em Una. Não é dificíl ver que a cidade anda carente de programas saudáveis!!!!!!!!!”

RESPOSTA

Pois bem amigo. Não sei se o teu cometário faz sentido com o meu artigo no blog Una Na Mídia, mas se for, gostaria de deixar claro que não sou contra a festa religiosa de São José, nem sou contra religião alguma. Apenas, sou a favor de critério justo de cultuar a fé. Não sou obrigado a acordar de madrugada, nem de deixar de trabalhar em dia reservado a fé católica, só isso e nada mais. A prova de que não sou contra a festa é que publiquei em meu blog toda a programação, sem ônus ao anunciante. O país é laico meu doutor. Se um pai de santo faz uma festa de madrugada, certamente alguém vai acionar a PM para tomar as providências. Se os jovens vai ao posto e liga o carro de som, com certeza chamam a PM e pq o poder público tutela e faz com que toda a sociedade der aplausos a atos, que interessam, apenas aos católicos. Não tenho vergonha de ter publicado o artigo. DIAS SANTOS TEM QUE ACABAR NO BRASIL!!!!!!

E o outro disse que o blog dar a culpa dos abusos sonoros, uma exclusiva da Igreja Católica. Isto não está escrito.

Amigo Renê, em parte concordo com suas convicções, no entanto, discordo no que concerne a culpa exclusiva aos católicos; com certeza isso acontece nas cidades onde a religião predominante é o catolicismo, pois quando acontece ao contrário, tais abusos (como você mencionou tais como: fogos, barulhos excessivos ) os evangélicos também fazem. Aqui em Brasília isto é uma realidade, tanto que no dia 30 de novembro aqui em Brasília e em todo Distrito Federal é FERIADO em comemoração ao dia do EVANGÉLICO. Outro detalhe que deve ser levado em conta é que os feriados aos padroeiros, como também os dias facultativos, são amplamente amparados pela Carta Mágna de nosso país. De qualquer forma, meus parabéns pela excelente matéria, e grato pelas noticias de seu blog, pois assim fico atualizado com tudo que acontece em nossa querida e simpática Una. Um forte abraço.”

E um vereador ligou retado, sem ao menos ter lido a matéria, só por ouvir dizer. Engraçado é que o parlamentar nunca foi visto na Igreja, só agora depois de eleito, até cantar ele cantou.

Programação da Festa de São José


DIA 19/03 (terça-feira) - Solenidade de São José – Dia santo de guarda para os católicos de Una – Feriado Municipal
Programação:
06:00 – Alvorada festiva; repicar de sino, queima de fogos e carro de som nas ruas
09:00h - Santa Missa solene festiva.
16:00h: Grande concentração de fé do povo de Deus em frente da Igreja Matriz – Momento de Louvor – Celebração Eucarística para as Comunidades
17:30 – Caminhada de fé pelas ruas da cidade
18:30 – Encerramento com a benção do Santíssimo Sacramento.

O que eu tenho a ver com a fé católica?

Radialista - DRT 6.319
Por Renê Sampaio – DRT 6.319
Não me dedico à religião alguma, nem sou contra a nenhuma delas. É apenas um ponto de vista filosófico em busca da justiça. Acredito em Deus.

Por que eu ter que acordar cedo, ao barulho dos fogos? Por que eu tenho que fechar meu comércio, por obedecer a um decreto do Governo? Por que eu deixo de receber os serviços públicos, por ter sido decretado feriado? Por que eu não posso invadir o espaço publico e a Igreja toma metade de uma rua? Enfim, a comunidade para por feriado que interessa apenas aos católicos, a cultuarem seus Santos. O candomblé, o espiritismo, os evangélicos, os ateus, os mulçumanos, o budismo, os judeus, também são filhos de Deus e pagam impostos ao Governo.

O Brasil é um país laico que ainda não se libertou das suas origens religiosas, impostas pelos europeus. Nos dias atuais ainda é possível ver os chefes dos governos tomarem posse em templos católicos as cerimônias de formaturas serem e regradas a missas católicas, inaugurações de repartições públicas receberem benção da Santa Igreja. Os brasileiros testemunham a imprensa dedicar horário nobre para cobrir a eleição de um chefe religioso católico e dar espaço para uma entrevistada dizer que o Papa é o segundo Deus, como fez a TV Bahia, após a eleição do Papa Francisco.

O parlamento brasileiro precisa urgentemente inibir que pessoas não crente aos segmentos católicos sejam obrigados a cultuar as vontades católicas, de forma direta e indireta, pois que hoje, dia de São José, um evangélico, por exemplo, que abra as portas de seu comércio, pode ser alcançado por uma multa administrativa, bem como está sujeito a pagar horas extra a seus funcionários. E as repartições públicas fechadas, quem paga o prejuízo. Por exemplo, o correio não entrega correspondência, nem fatura do cartão de crédito.

O Pior, ainda tem os decretos de ponto facultativo (enforcar feriado). Ontem aconteceu em nossa comunidade, onde a prefeita decretou ponto facultativo nas repartições públicas, que não funcionaram. E as horas que os funcionários não trabalharam, sem motivo justificado, serão repostas ou já foram repostas? Serão nada. A comunidade que fique no prejuízo!

Estes feriados deveriam ser obedecidos apenas pelos católicos, porém alguns indivíduos se travestem de seguidores ferrenhos, ao invés de praticarem as suas crenças, vão aos bares, encherem a cara de cachaça e dar trabalhos ao SAMU e a Polícia. Vejamos no feriado da semana santa, o crescimento do número de acidentes em relação a períodos normais. Os evangélicos têm suas comemorações e não inviabiliza os serviços da sociedade.

Em Una, por exemplo, há o feriado do São Sebastião, Comandatuba; São José, Una e São Antonio, Pedras de Una, que vem acompanhado aos nacionais de Nossa Senhora Aparecida, Paixão de Cristo, Corpus Christi, São João e Natal. 08 dias santos, ou seja, mais de uma semana, parada por conta dos feriados religiosos, sem colocar os enforcamentos – ponto facultativo.

A legislação brasileira proíbe veementemente o abuso sonoro e a poluição ambiental através de instrumentos que perturbem o sossego dos homens e dos animais, e por que a Igreja Católica pode estremecer a cidade pela madrugada com os seus fogos de artifícios? Por que quando se coloca um carro de som incomodando a terceiros a policia é acionada a fazer cumprir a lei, e não faz o mesmo com a Igreja Católica? São perguntas sem respostas.

A realidade é que o Brasil é um país com uma democracia de fachada, pois existe ainda o império do poder econômico que manda na imprensa, no parlamento e no executivo. Este poder dominante ainda tem raízes em doutrinas religiosas de segmento europeu e elegem os governantes, portanto fazem os governos acontecer. O Poder administrativo do Estado brasileiro ainda se concentra em mãos de homens travestidos de católicos, para angariar votos do fies pertencentes ao maior celeiro religioso do país. Dia de procissão o que mais se ver é político, que até brigam por um espaço na frente do cortejo.