Apoio cultural

sábado, 29 de março de 2014

Atenção Senhoras Secretárias de Saúde e do Meio Ambiente. Pintinhos coloridos são nocivos à saúde pública.

Imagem meramente ilustrativa.
Meu nome é Flávio sou m cidadão Unense atento aos acontecimentos e a circunstâncias que edificam ou prejudicam o bem estar em nossa cidade. 

Sabendo do alcance que tem o seu blog como instrumento de informação em nossa comunidade, venho te pedir apoio, para divulgar uma campanha alertando aos pais e crianças a não comprarem esses pintinhos coloridos quem a algum tempo tem sido vendidos ao ar livre em nossa cidade. 

É sabido que esses animais são mergulhados em tinta tóxica, para ficar coloridos, muitos ficam cegos, outros com as vias respiratórias obstruídas, ficam á exposição para venda no Sol ou na Chuva, sem água ou comida. 

Os que não são vendidos no dia voltam e são empilhados nas mesmas caixas que ficam expostos. Ou seja, os que ficam embaixo são esmagados pelo peso. Apenas 10% sobrevivem.(Informação retirada da coluna de Fernando Valões- Presidente da ONG Arte Cultura e Meio Ambiente).

Atenção Autoridades Públicas de Una!

Informações chegaram a este blog de que a COELBA vai retirar, a partir do dia 11 de abril, o plantão da empresa terceirizada que faz a manutenção na rede elétrica. Isto significa dizer que o povo vai ficar mais tempo sem energia, quando ocorrer uma queda, visto que a empresa terá que mobilizar equipe de outra localidade. 

ATENÇÃO DONA EMBASA.

O povo de Pedras de Una está há quinze (15) dias sem água encanada. As autoridades políticas precisam arregaçar as mangas e buscar explicações dos administradores da empresa, para que o problema seja solucionado o mais breve possível.

A comunidade de Pedras é um distrito que está ao abandono, com o mato e o lixo tomando conta do centro do local e os acessos precários. O serviço de telefonia também é bastante deficitário. 

EXÉRCITO BRASILEIRO TERÁ BASE PROVISÓRIA EM UNA‏

ASCOM: PMU. Sem ônus ao anunciante.

O empenho tem sido da Prefeita Diane Rusciolelli que em audiência com o Comandante do Exército, firmaram a parceria. O município por sua vez estará dando a estrutura necessária para o alojamento que será no antigo Ginásio de Esportes. 

O espaço está sendo adequado às exigências da tropa. Estão sendo feitos os serviços de reboco, serviços elétricos e hidráulicos. No local estão sendo colocados novos sanitários, refletores e espaço para o banho. Toda a estrutura será restaurada. 

Há alguns dias o Exército tem feito um trabalho intenso de fiscalização e blitz por toda a cidade e distritos, contribuindo assim com a segurança dos moradores de Una. O exército ficará na cidade durante um bom tempo. A Prefeita Diane Rusciolelli vistoriou o local e viu que a equipe de obras está trabalhando a todo o vapor. 

Na oportunidade a executiva visitou também o andamento de conclusão da obra do terminal rodoviário e ficou encantada com a estrutura do espaço. O terminal contará com guichês, box, banheiros amplos e com acessibilidade, catracas, recepção e saguão de espera. O representante da empresa executora da obra disse que faltam poucas reparações para entregar a obra ao município. 

O Secretário de Obras Zé Mauro que também esteve no local informou que existe uma demanda muito grande dos serviços de manutenção periódica como: iluminação pública, limpeza e operação tapa buracos. Disse ainda que a equipe da secretaria está toda empenhada em adiantar o serviço para o alojamento do exército e que logo após a conclusão da reforma do Ginásio a equipe estará de volta às atividades rotineiras de manutenção em todo o município.

A MANUTENÇÃO NA ILUMINAÇÃO PÚBLICA CONTINUA

ASCOM: Erlon Santos. Sem ônus ao anunciante.

Desde que foi inaugurado a Avenida David Fuchs vem sofrendo com diversas falhas em sua estrutura. Uma delas é a parte elétrica. A iluminação da avenida ficou durante um bom tempo apagada devido a falhas na instalação. Eram constantes as reclamações por parte dos Comerciantes e transeuntes. A situação mudou. C

om a recente manutenção que foi realizada pela secretaria de obras, a iluminação do local voltou a funcionar e bem. Segundo o secretário de Obras Zé Mauro, a recomendação da Prefeita Diane Rusciolelli é de que resolvesse de imediato a situação incômoda. Assim foi feito. 

Também é possível notar que a praça da prefeitura também voltou a brilhar. Foram colocados diversos pontos de luz e postes com luminárias. Vários pontos da cidade e distritos novamente serão vistoriados para manutenção da iluminação pública.

OS VOLUNTÁRIOS DO SERTÃO ESTÃO CHEGANDO EM UNA‏

ASCOM PMU. Erlon Santos. Sem âo anunciante.
Foi o que informou a Prefeita Diane Rusciolelli à comunidade Unense na noite do dia 26 de março de 2014 na Câmara de Vereadores. Um público estimado em mais de 400 pessoas puderam ouvir e ver o que é o Projeto Voluntários do Sertão. 

Estavam presentes secretários, comunidade, líderes religiosos, presidente de sindicatos, vereadores e o Assessor Jurídico do Projeto Dr. Jakson. Na oportunidade foi exibido um vídeo mostrando a todos será a logística da recepção dos pacientes e atendimento dos profissionais do projeto. Ao todo são 250 profissionais de diversas áreas da saúde que estarão em Una. 

O projeto voluntários do sertão foi Criado no ano 2000 pelo empresário Doreedson Ribeiro Pereira, o Dorinho, o programa Voluntários do Sertão atua no Terceiro Setor, com sede nos municípios de Ribeirão Preto e Condeúba/BA, tendo como objetivo prover assistência social, saúde, segurança alimentar, nutricional e promover o voluntariado enquanto ferramenta de transformação social. 

Com a distribuição de cestas básicas e brinquedos no ano 2000, atualmente, o programa realiza atendimento médico, odontológico, pequenas cirurgias, palestras e distribui ainda kits de saúde e higiene pessoal. A 13ª edição do projeto aconteceu em Anagé no sertão da bahia e realizou 25.0000 atendimentos. A 14ª edição será realizada em Una do dia 28 de abril ao dia 02 de Maio de 2014. A estrutura organizacional será da seguinte forma:


• EM FRENTE A PREFEITURA - será a triagem

• SEC. DE EDUCACÃO – Estrutura Administrativa

• CEU - Clínica Médica e Especialidades

• C. ANÍSIO TEXEIRA - Refeições dos profissionais do Projeto

• C. LUIZ VIANA FILHO: Distribuição de Kits

• USF – DR SÉRGIO BAHIA (Marcel Ganen) – Ginecologia

• HOSPITAL MUNICIPAL: Centro Cirúrgico

• CENTRO DE SAÚDE: Pediatria

• BIBLIOTECA: Farmácia

• Em Colônia o Projeto atuará:

• COLÉGIO CANDIDO ROMERO (COLÔNIA): Triagem/Farmácia/Clinica Médica e especialidades / Odontologia

• COLÉGIO MUNICIPAL DE UNA: Refeições dos profissionais do Projeto

Segundo o assessor Jurídico Dr. Jakson o município de Una disputou a vinda do projeto com outros municípios da Bahia e conseguiu ser contemplado, devido ao atendimento das exigências e esforço coletivo da equipe da Prefeita Diane Rusciolelli. 

A secretária da saúde Marúcia Bahia informou que a comunidade deve trazer documento de identificação do SUS e identidade, disse também que o projeto demanda muito esforço coletivo e conta com o voluntariado da comunidade pois, o projeto só terá êxito se toda a população Unense estiver engajada no processo. Ressaltou também que é um acontecimento histórico para Una e região e que está feliz por essa conquista.